Lugares que eu conheci: Natal
- Luan César da Costa
- 15 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Infelizmente eu não tenho uma foto com definição considerável da minha viagem para Natal em 2018, só as minhas fotos pessoais.
Para quem vem por estrada de Fortaleza, são 4h até Mossoró, cidade com mais de 250 mil habitantes que é ponto de parada e 3h até Natal.
Eu parei em 2 postos de gasolina, um da Petrobrás com a churrascaria Chimarrão que é a opção menos ruim da cidade que vende merendas, presentes, sorvetes, tem bar e é parada de caminhoneiros e o posto Olinda revendedor da Shell que tem uma comida que não é boa para almoço e jantar, mas é comestível.
Para quem chega de avião, Fortaleza - que tem voos diretos para Lisboa e Paris - tem voos para Natal, que é lembrada pelos norte-americanos por ser a Base Aérea da 2. Guarra Mundial: o "Trampolim da Vitória" é o antigo aeroporto da Base Aérea de Natal e o atual aeroporto está numa área rural próxima no município metropolitano de São Gonçalo do Amarante - o mesmo nome de um município próximo à Fortaleza.
A metrópole que para os norte-americanos tem um tamanho similar à Salt Lake City: 1,2 milhão de habitantes assim como Fortaleza, ganhou negócios e turistas dos Estados Unidos, de Portugal, da França e da Itália até a crise econômica de 2008 porque o aeroporto de Fortaleza ganhou voos para a Europa a partir de uma ampliação inaugurada em janeiro de 1998 se beneficiando da onda de turistas estrangeiros que visitou Fortaleza na época.
O bairro de Ponta Negra, onde há uma praia cheia de maresia ao meio-dia, ganhou expansão imobiliária e infelizmente a expansão da prostituição e desde a crise de 2008 o Rio Grande do Norte por causa do investimento estrangeiro entrou em declínio.
Atrativos:
a) os hotéis resorts isolados na Via Costeira dentro do Parque das Dunas que têm praia particular;
b) a Praia de Ponta Negra que tem uma maresia que arde os olhos por volta do meio-dia;
c) o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno no município de Parnamirim que eu não pude visitar por falta de tempo, mas tem que ser visitado;
d) antigo "O Maior Cajueiro do Mundo" na cidade de Pirangi no município de Parnamirim que tem muitos galhos caídos no chão, foi superado por um cajueiro no estado do Piauí e tem um excelente mirante que dá vista para Pirangi
e) a Ponte Newton Navarro que liga a região do Forte dos Reis Magos ao bairro Redinha que é uma versão menor do bairro Pirambu de Fortaleza;
f) o Aquário Natal em Extremoz, na região metropolitana, tem peixe palhaço (do filme infantil "Procurando Nemo"), tubarão que você pode encostar, sereia e animais selvagens, é imperdível;
g) o antigo Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Ceará-Mirim;
h) o Santuário dos Mártires de Uruaçu em São Gonçalo do Amarante que é em homenagem aos mártires assassinados durante a invasão holandesa ao Nordeste por assistirem a Santa Missa
i) e eu acrescento outro ponto que eu não visitei, mas que vale a pena visitar e no caso das igrejas rezar: o Centro Histórico de Natal com as barrocas Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Convento Santo Antônio - a Igreja do Galo, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Pedra do Rosário que é um porto com vista para o Rio Potengi.
Observações:
a) clima é quente, menos quente do que Fortaleza, mas faz um vento frio à noite;
b) o trânsito é menor do que em Fortaleza;
c) é uma metrópole mais tranquila do que Fortaleza;
d) nos roteiros turísticos você não passará na zona central de Natal;
e) o sotaque é horrível de ser escutado
f) e no fim da tarde de sábado você não pode frequentar a Praia da Via Costeira.
O artigo tem que ter uma menção honrosa à minha velha colega de catecismo, 1. Comunhão e colégio que fez com que a minha viagem para Natal fosse o melhor momento da minha vida no fim de 2018.
Комментарии