top of page

Como deveriam ser os transportes em Natal/RN

  • Luan César da Costa
  • 14 de dez. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 31 de jan.

Eu visitei Natal em 2018, vi mais ônibus em circulação lá do que aqui em Fortaleza e Natal é uma metrópole cerca de 3 vezes menor que Fortaleza, ou seja, existe uma oferta maior de ônibus e micro-ônibus do que demanda e não existem terminais de ônibus na periferia. Sem a prefeitura delegando quais linhas de ônibus cada empresa pode operar, a demanda de onibus seria ajustada entre as próprias empresas de ônibus privadas.


Metrô

Segundo imagens de satélite disponíveis no Google Earth Timelapse, Natal foi conurbada à Parnamirim em 1989 e assim a metrópole de Natal alcançou o número em que Budapeste fez sua 1. linha de metrô população similar em 1896 e a população que Nuremberg (Alemanha) alcançou quando começou a construir as suas 2 primeiras linhas de metrô com 650 mil habitantes metropolitanos em 1967 e assim Natal deveria ter começado a construir as suas 2 primeiras linhas em 1989.

Linhas propostas:

  1. Nova Natal-Praça Augusto Severo - 1989

A linha começaria no Terminal Nova Natal; seguiria pela Av. do Baião; seguiria pelas ruas da Mutamba e do Taiaraçu; iria pela Av. Rio Doce; dobraria para as ruas Baía de São José, Ilha do Marajó onde passaria pelo Terminal do Conjunto Soledade II, Ilha do Bananal; voltaria às avenidas Rio Doce, continuaria nas avenidas das Fronteiras, Paulistana, Dr. João de Medeiros Filho onde passaria pela Estação de Transferência do Igapó e Bacharel Thomaz Landim; passaria pela Ponte do Igapó; dobraria para as ruas Araraí e Araçá onde passaria pelo Terminal Nordeste; dobraria para a Av. Apipucos; continuaria pelas ruas Maciel Pinheiro, da Cruz, Monteiro Silva, Tomé de Sousa; dobraria para as ruas Dr. Mário Negócio e Amaro Barreto onde passaria pela Praça Gentil Ferreira, se juntaria à 1. linha na esquina com o Camelódromo do Alecrim e iria até o final.

A linha seria operada pela Transportes Guanabara que opera na região dos terminais periféricos, mas eu não apoiaria este regime por ser um monopólio privado.

2. Praça Augusto Severo-Conjunto Serrambi - 1989

Começaria no Terminal da Praça Augusto Severo; entraria na Rua Sachet; dobraria para a Av. Rio Branco; continuaria no Alecrim pelas ruas Cel. José Leonardo e Amaro Barreto; dobraria para a Av. Pres. Bandeira; dobraria para a Av. Bernardo Vieira por onde passaria pelo Midway Mall; dobraria para a Av. Sen. Salgado Filho por onde passaria pelo estádio, pela UFRN, pela Via Direta Shopping, pelo Natal Shopping, passaria na Estação de Transferência do Bairro Latino (2006) em frente ao Carrefour próximo ao Conjunto Mirassol; dobraria para a Av. Eng. Roberto Freire; dobraria para a Av. Ayrton Senna; dobraria para a Rua Desportista Jeremias Pinheiro da Câmara Filho; dobraria para a Rua Escritor Eulicio Farias de Lacerda e terminaria no Terminal do Conjunto Serrambi.

A linha seria operada pela empresa Via Sul que opera na região dos terminais periféricos.

Em 2001 com população inferior à da metrópole de Natal no Censo 2000, Nuremberg (Alemanha) começou a fazer a sua 3. linha de metrô com cerca de 700 mil habitantes metropolitanos, ou seja, a capital norte-rio-grandense deveria começar a fazer a sua 3. linha:

3. Vale Dourado-Praça Augusto Severo - 2001

Começaria no Terminal Vale Dourado na Rua Maranguape; dobraria para a BR-101 Norte; na Rotatória com a Av. Bacharel Thomaz Landim dobraria para as ruas Vale do Jaguaribe, Alvorada do Norte onde passaria pelo Terminal Parque dos Coqueiros; dobraria para as avenidas Pedro Álvares Cabral e Bacharel Thomaz Landim onde se uniria à linha de Nova Natal no Viaduto de Igapó.

A linha seria operada pela Transportes Guanabara que opera na região dos terminais periféricos.

Expansão para Parnamirim que deveria ter sido feita em 2003 junto à expansão metropolitana:

2. Praça Augusto Severo-Via Sul

Dobraria para a atual Rua Júlio César de Andrade, dobraria para a Av. Poços de Caldas, dobraria para a Rua Gastão Mariz de Faria e terminaria no Terminal da Via Sul.

As estações de transferência de Mirassol, Bairro Latino e Igapó foram inauguradas em meados dos anos 2000 e em 2 de janeiro de 2008 as estações Metropolitana na Praça André de Albuquerque e Rio Branco em frente à loja C&A na mesma avenida foram inauguradas.

Estações de transferência planejadas em meados dos anos 2000 e não feitas: em frente à Rodoviária na Av. Capitão-Mor Gouveia e no Conjunto Mirassol.

4. Corredor Bernardo Vieira - 07/2010

Uma linha baseada no Corredor de ônibus BRS da Av. Bernardo Vieira entre o Viaduto da Urbana e o Midway Mall.

Terminais construídos no começo da década de 2010:

Terminal Nova Natal II, Terminal Leningrado e Terminal da UFRN.

  1. Nova Natal II-Praça Augusto Severo

E a linha Nova Natal deveria ser estendida pela Av. do Baião, pelas ruas das Bandeirinhas e das Argolinhas e pela Av. Guararapes onde terminaria no Terminal Nova Natal II.


Trem urbano

Hoje temos uma linha diesel de trem urbano convencional e um trem-tram: um bonde que circula em linhas férreas.

Ficaram realmente bonitinhas as estações da Linha Branca do Sistema de Trans Urbanos de Natal, mas a linha deveria ter sido incorporada à linha sul e ambas as linhas deveriam ser duplicadas, eletrificadas e com bitola mista: bitolas de 1 m e internacional.


Bondes

Linhas de bonde projetadas por um estudo da CBTU:

Linha Marrom: Ribeira-UFRN com expansão posterior para um anel ferroviário pela Av. Capitão-Mor Gouveia.

Linha Roxa: Aeroporto-BR-101 Norte - projeto de 2015

Um acesso para o novo aeroporto localizado na zona rural.

Linha: Macaíba-Parnamirim

Uma linha entre Macaíba e Parnamirim.


Ônibus

Os terminais de Natal com mais avaliações - ou seja, os mais usados do sistema - no Google Maps em 18 de dezembro de 2023:

  1. Nova Natal II: 170+125=295

  2. Parque dos Coqueiros/Guanabara: 171+72=243

3. Conjunto Parque das Dunas: 212+13=225

4. Conjunto Guamoré: 98

5. Planalto: 57

6. UFRN: 54

7. Via Sul: 47 - próximo ao Cidade das Dunas

8. Ponta Negra: 40

9. Conjunto Soledade II: 34

10. Cidade das Dunas: 23 - próximo ao Via Sul

11. Cidade Nova: 19

12. Vale Dourado: 15

13. Redinha: 14

14. Felipe Camarão: 6

15. Nova Natal: 5

16. Neópolis/Serrambi e Soledade I: 1

17. Cidade Nova I, Nordeste, Leningrado e 38: 0


Bibliografia:

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Aniversário de Fortaleza

Texto escrito em 15 de abril Eu não sei se você soube, mas advinha quem a prefeitura pagou em festividades do aniversário da cidade? Taty...

 
 
 
A falta de união nacional

Texto concluído em 8 de maio A gente só se unia a cada 4 anos por causa da Copa do Mundo, todavia durante o jogo Brasil 7x1 Alemanha na...

 
 
 

Comentarios


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page