top of page

Como deveriam ser os transportes em Macapá/Amapá

  • Luan César da Costa
  • 21 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Bonde proposto

Uma rede de 5 linhas de bondes para uma metrópole de 500 mil habitantes derivada da rede de Estrasburgo na França:

  1. Brasil Novo-Santana

Começaria no Terminal de Ônibus do Brasil Novo, seguiria pela Av. 04, dobraria para a Rua Mamoeiro; depois iria para a Av. Maria Rosa (sentido sul) e para a Av. Jambeiro (sentido norte); dobraria para a Rod. Perimetral Norte e antes da Ponte Sérgio Arruda se dividiria em 2 sentidos:

Ruas Mato Grosso e Elizier Levy (sul) e Rua Guanabara, Av. Pará e Rua Gen. Rondon (norte);

se uniriam novamente na Av. Iracema Carvão Nunes;

se dividiria em 2 sentidos:

Rua Tiradentes (sul) e Rua São José (norte);

dobraria para outro sentido e continuaria em 2 sentidos:

Av. Henrique Gláucio (oeste) e Rua Rio Maracá (leste) onde pararia no Terminal Maracá;

voltaria a se andar unida na Rua Cândido Mendes; seguiria pelas ruas Beira-Rio e do Araxá; seguiria pelas rodovias Josmar Chaves Pinto e Salvador Diniz; seguiria para as ruas Cláudio Lúcio Monteiro, Pastor Sozinho e Pedro Salvador Diniz; ; dobraria para a Tv. Stélio de Oliveira; dobraria para a Rua Gen. Ubaldo Ferreira; dobraria para a Tv. Manoel Pereira e terminaria no Terminal Rodoviário de Santana.

2. Ilha Mirim-Maracá

Começaria no Terminal de Ônibus da Ilha Mirim, seguiria pela Av. Carlos Lins Cortes e a partir do encontro com a Rod. Perimetral Norte se unirá com a linha da Ilha Mirim com quem irá até o Terminal Maracá e se uniria em sentido norte na Rua Cândido Mendes como uma via de retorno.

3. Marabaixo-Maracá

Começaria no Terminal de Ônibus Marabaixo, seguiria pela Av. 18., dobraria para a Rua 3 do Marabaixo, dobraria para a Rod. Duca Serra e se dividiria em 2 trechos:

Av. Profa. Cora de Carvalho (oeste) e Av. Padre Júlio Maria Lombaerd (leste) e quando cruzar com a linha da Ilha Mirim, vai junto com ela até o fim dessa linha.

4. Açuncena-Maracá

Começaria no Terminal de Ônibus Açuncena, seguiria pela Av. 13 de Setembro, dobraria para a Rua Odilardo Silva, dobraria para a Av. Diógenes Silva, se dividiria em 2 partes: Elizier Levy (sul) e Rua Gen. Rondon (norte), entraria na Praça Floriano Peixoto e depois da praça, iria junto com a linha da Ilha Mirim até o fim dessa linha.

5. Zerão-Maracá

Começaria no Terminal de Ônibus Zerão, seguiria pela Rua Vicente Raimundo Alves, dobraria para a Av. Wilson Carvalho, dobraria para a Rua Inspetor Miguel Amorim e se dividiria em 2 partes:

Av. Dom José Maritano (oeste) e Av. Raimundo Peres (leste),

se uniria novamente seguindo pelas avenidas Inspetor Aimoré e Ivaldo Aires Veras, no cruzamento com a Rod. Josmar Chaves Pinto se uniria com a 1 linha e com esta linha iria até o Terminal Maracá.


Trem urbano

Deveria ser reativada a Estrada de Ferro do Amapá com trens urbanos em Santana e Macapá.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page