Como deveriam ser os transportes em Londrina
- Luan César da Costa
- 12 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Londrina é uma cidade interessante que não deixa a desejar com relação às capitais dos 2 estados do Mato Grosso: Campo Grande e Cuiabá e é maior que capitais como Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Boa Vista/RR, Macapá/AP e Palmas/TO.
Metrô proposto - 2005
Os principais terminais de ônibus de Londrina foram implantados antes da necessidade de um metrô, ou seja, esta cidade assim como cidades médias como Campo Grande e Aracaju estavam à frente do seu tempo na década de 1990.
Vivi Xavier-Acapulco - 2005
2. Milton Gavetti-Catuaí Shopping
Começaria no Terminal Milton Gavetti; seguiria pelas avenidas Sylvio Barros, Lúcia Helena Gonçalves Viana e Duque de Caxias; passaria ao lado da antiga linha férrea; passaria pelo Terminal Central; passaria pela Rua Benjamin Constant; dobraria para as avenidas Higienópolis, Me. Leônia Milito, Ayrton Senna da Silva e Termas de Santana e terminaria no Terminal Shopping Catuaí.
3. Colúmbia-Central
Começaria na Estação Integração Temporal Colúmbia; seguiria pelas avenidas Juvenal Pietraroia, Arthur Tomás, Tiradentes e Juscelino Kubitscheck; junto com a linha do Milton Gavetti seguiria pela Rua Benjamin Constant e terminaria no Terminal Central.
Ônibus
Tal como deveria ser no resto do mundo, não deveriam haver licitações que formam cartéis de ônibus, mas sim a autorização da operação de linhas municipais pelas prefeituras da metrópole e pelo DETRAN/PR que atenderiam conforme a demanda e tendo as opções de ônibus mais elaboradas tal como os ônibus Jardineira daqui de Fortaleza. Os transportes escolares no Brasil funcionam assim também inclusive com fiscalização periódica e o preço baixaria também.
Terminais:
Ouro Verde - 1990
Vivi Xavier - início da década de 1990
Ao lado da Estrada de Ferro São Paulo-Paraná: Cambé, Oeste, Central - 1988, Rodoviária de Londrina
Outros: Milton Gavetti, Acapulco e Shopping
Trem urbano
Deveria ser reativados os trechos ferroviários desativados e o ramal ainda ativo para serem implantadas linhas de trem urbano.
Bibliografia:
Comments