top of page

As origens dos telejornais populares

  • Luan César da Costa
  • 17 de mar. de 2024
  • 5 min de leitura

Atualizado: 19 de mar. de 2024

Amanhã o SBT vai estrear a versão 2024 do programa "Aqui Agora", que será chamado "Tá na Hora", mais uma atualização de um programa antigo e de um formato antigo.


"Tupi Aqui e Agora" e "O Povo na TV": a origem do telejornalismo de denúncia no Brasil

Jornalismo de denúncia no Brasil é um tipo de jornalismo praticado nas emissoras de rádio, mas que como outros formatos do rádio, foi adaptado para a TV.

No fim da década de 1970 existiu um programa chamado "Tupi Aqui e Agora" na TV Tupi Rio que era jornalístico, mas tinha auditório e críticas ao governo. Aqui em Fortaleza o programa teve uma versão local na TV Ceará - Canal 2 que não é a emissora do canal 5 que se chamava na época TV Educativa, é a emissora do canal 2 que depois se chamou TV Manchete e hoje se chama RedeTV!

Este programa revelou Roberto Jefferson para o público carioca, ele depois virou o político que nós conhecemos; Wagner Montes e Christina Rocha - esta última será a apresentadora do "Tá na Hora". Em julho de 1980 a TV Tupi carioca saiu do ar e Sílvio Santos que por coincidência adquiriu a Rede Tupi de Televisão em 1981, contratou Roberto Jefferson, Wagner Montes, Sérgio Mallandro e Christina Rocha para a sua única emissora na época: a TVS, o canal 11 carioca, para apresentar um programa do gênero chamado "O Povo na TV" e os outros apresentadores foram para a TV Bandeirantes (Band) Rio apresentar o programa "Aqui e Agora", que durou pouco tempo no ar porque concorria com os antigos parceiros deles apresentando o mesmo tipo de programa.

Em 19 de agosto de 1981 a Rede Tupi de Televisão voltou ao ar com novo dono, Sílvio Santos e novo nome: TVS, sendo parte do SBT (subsidiária do Grupo Sílvio Santos que é dona das emissoras do animador de auditório) que na época tinha uma parte das ações da Rede Record e o programa local passou a ser apresentado para São Paulo e para toda a rede TVS.

Observação: depois a rede TVS mudou seu nome para SBT, que continua sendo o nome da subsidiária televisiva do Sílvio Santos.

Em 14 de dezembro de 1982 este programa dirigido por Wilton Franco mostrou um bebê de 9 meses que tinha um tumor nos olhos, mas teve o seu tratamento rejeitado em vários hospitais apesar da situação agonizante e infelizmente ele morreu ao vivo, gerando raiva na época.


Balanço Geral: inspirado diretamente em "O Povo na TV"

A TV Itapoan, a então afiliada do SBT em Salvador da Bahia, apresentava uma edição local do programa "O Povo na TV" apresentada por um famoso jornalista de denúncia dessa cidade chamado Raimundo Varela. Depois ele passou a apresentar a versão televisiva do programa de rádio "Balanço Geral" que é um programa com muito jornalismo policial, denúncias sobre problemas locais e seções sobre outros assuntos; um dos primeiros "programas policiais".

Depois esta emissora foi comprada pela Rede Record, que adquiriu outras emissoras que exibiam ou já exibiram "programas policiais" além da própria Record exibir o "Cidade Alerta": a TV Rio havia exibido o programa "Rio Cidade Aberta" logo após o retorno da emissora em 1988 apresentado pelo jornalista policial Afonso Soares que comentava casos policiais e a TV Rádio Clube de Goiânia apresentava o tradicional jornalístico "Goiânia Urgente".

Devido ao sucesso da maioria das atrações do gênero exibidas pelas emissoras locais, a Record expandiu o "Balanço Geral" para quase todas as emissoras afiliadas. Ele segue o formato do "Aqui Agora" do SBT: passa muitos crimes, mas têm seções sobre outros assuntos e comentários geralmente ruins dos apresentadores, mas têm estúdios e gráficos comparáveis aos noticiários locais das afiliadas da Rede Globo.

A Record e todas as emissoras afiliadas passam a maior parte do dia exibindo crimes e tragédias, ou seja, bebe muito da fonte do "Aqui Agora". Por coincidência a TV Cidade de Fortaleza atualmente transmite a Record e exibe edições locais do programa policial "Balanço Geral" e do "Cidade Alerta", além do policial "Cidade 190".


A chegada das Notícias de Testemunhas Oculares ao Brasil foi por Fortaleza

No mesmo ano de 1982 a então afiliada do SBT na época, a TV Cidade - canal 8, estreou o programa policial "Mão Branca" apresentado por Francisco Taylor. Apesar do radialista Paulo Oliveira ter apresentado na época em que a TV Ceará - Canal 2 foi extinta em 1980 o programa policial "Caso de Polícia", o programa do canal 8 foi um dos primeiros - se não tiver sido o 1° - a apresentar no Brasil o formato jornalístico "Eyewitness News" (em português: "Notícias de Testemunhas Oculares) apresentado nos noticiários locais das emissoras próprias e de algumas emissoras afiliadas a uma das grandes redes de televisão dos Estados Unidos: a ABC, que atualmente é da Disney Company.

Este formato de noticiário mostra as notícias geralmente usando uma câmera tremendo em movimento e trata a notícia como espetáculo - para o bem ou para o mal.


Notícias de Testemunhas Oculares na Argentina

No fim da década de 1980 no Canal 9 da Argentina passou a ser apresentado o "Nuevediario" que foi retransmitido em rede para algumas emissoras do interior argentino e ficou popular por usar pela única vez por lá o formato "Eyewitness News".


Aqui Agora: Notícias de Testemunhas Oculares e jornalismo de denúncia em rede nacional: a popularização do gênero

Em 1991 o SBT passou a apresentar uma nova versão dos programas "Tupi Aqui e Agora" e "O Povo na TV" chamada "Aqui Agora" com uma novidade: o formato "Eyewitness News" passou a ser apresentado em rede nacional no Brasil inspirado no noticiário do Canal 9 de Buenos Aires, usando inclusive a mesma música de abertura. Vale lembrar que o formato era apresentado com sucesso pela então afiliada de Fortaleza desde 1982 e por óbvio a TV Cidade apresentou o "Aqui Agora Fortaleza", mas dizem que este formato chegou ao Brasil através do programa do SBT.

Depois disso, os programas policiais que misturam notícias policiais mostradas com a câmera tremendo com assistencialismo se popularizaram principalmente no Norte e no Nordeste do Brasil, antes eram apresentadas em poucos lugares como o Paraná que tinha o programa sucesso "Cadeia" de Luiz Carlos Alborghetti apresentado pela Rede OM (atual CNT) que revelou o apresentador Ratinho e em Fortaleza, cidade pioneira com este tipo de jornalismo no Nordeste.

No "Aqui Agora" também surgiu o atual apresentador do "Jornal Hoje" da Rede Globo César Tralli, que deu ao noticiário global um pouco do antigo programa dele: comentários e mais notícias policiais para conter a perda de audiência para os programas policiais da Record.


Os filhos do "Aqui Agora"

"Aqui Agora" era um noticiário geral, mas depois surgiram no mesmo horário do fim da tarde e do começo da noite noticiários só sobre assuntos policiais que eram o forte do programa do SBT como "Cidade Alerta" na Rede Record e "Brasil Urgente" na Rede Bandeirantes (Band) que apresentou lá em 1980 o "Aqui e Agora" no Rio de Janeiro. Estes têm maior ênfase em perseguições policiais mostradas em helicópteros a partir da maior cidade do Brasil: São Paulo e tragédias, José Luís Datena já apresentou o programa da Record e há muitos anos é o apresentador do programa da Band.


Bibliografia:

Posts recentes

Ver tudo
Sobre o julgamento de Bolsonaro

Em dezembro eu fiz um texto dizendo que os bolsonaristas - leia-se militante do ex-presidente Jair Bolsonaro e não entenda como "eleitor...

 
 
 

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page