top of page

Trump: por que ele foi eleito, consequências, pontos negativos e positivos

  • Luan César da Costa
  • 6 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura

Donald Trump será presidente dos Estados Unidos outra vez.

Por que ele foi eleito?

Quem não é dos Estados Unidos pensa: por que eles elegeram este ser abominavel? Porque quem consegue falar melhor com o povo vence sempre, porque o povo não gostou do aumento da inflação e da crise econômica no governo onde está a atual vice-presidente Kamala Harris, sua oponente é considerada radical até para alguns membros do Partido Democrata e o vice-presidente da campanha dela é o governador do estado de Minnesota Tim Waltz que é o governador que está mais à esquerda de todos os 50 estados dos Estados Unidos.

Vale lembrar que a eleição é por estados porque este sistema foi criado em 1785 para uma federação, ou seja, lá os votos são contados por número de estados e não por número de pessoas. Em alguns estados também usam urna eletrónica, mas elas não são como as urnas que existem no Brasil.


Pontos negativos

Trump tem suas controvérsias como ter dito em 2005 que poderia satisfazer seus desejos com as mulheres que ele quisesse porque ele era uma estrela em uma época em que estes comportamentos eram mais comuns e um caso da década de 1970 onde a construtora dele ter colocado preços diferentes para negros depois da Lei dos Direitos Civis que acabava com a segregação racial nos Estados Unidos - este último caso foi resolvido graças a um acordo com a Justiça que mandou ele anunciar em jornais da comunidade negra.

O governo dele criou as "Opportunity Zones" (Zonas de Oportunidade) que são zonas de incentivo fiscal para as empresas se instalarem e em 2020 na época do Covid-19, ele implantou auxílios generosos que aumentaram a dependência estatal nos Estados Unidos.


Pontos positivos

Uma foto interessante é quando em julho de 2018, ele vai à Coréia do Sul negociar frente a frente com o ditador da Coréia do Norte Kim Jong-un. Eles estavam sentados em banquinhos, cada um estava de um lado da fronteira e assim acabaram as ameaças típicas de um ditador mimado vindas de Pyongang. Falando na Coréia do Norte, eu li ontem em um site chamado "The Daily Digest" que é hospedado no "MSN Brasil" que os soldados norte-coreanos que foram para a Ucrânia estão desertando porque descobriram que os soldados russos e ucranianos têm mais liberdades do que a ditadura do pais deles dizia e por falta de experiência em guerras.

O governo dele acabou com o Estado Islâmico que era um estado de fato em partes da Síria e do Iraque e fez os Acordos de Abraão em 2020 que criaram relações entre vários países árabes e o Estado de Israel.


Quais serão as consequências?

Trump fazia mais ações contra o ditador Nicolás Maduro da Venezuela do que o governo atual de Joe Biden e Kamala Harris que quase não se importou com este país.

Trump queria fazer um tratado de cessar-fogo com a Rússia para ceder os territórios que a ditadura de Vladmir Putin quer que são territórios que originalmente pertenciam à Russia e que ele domina militarmente. Este é um ponto polêmico entre os políticos da Europa porque é bem delicado e pode aumentar o poder da Rússia se não for um acordo bem feito.

A irrelevante Argentina presidida pelo libertário Javier Milei terá o maior aliado possivel e será um dos poucos países muito alinhados à Trump.

A dependência norte-americana da China tende a diminuir por causa da volta da guerra comercial.

O governo atual de Joe Biden e Kamala Harris ignora as frases a favor da Rússia ditas pelo presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva. Com Trump, falar este tipo de frases terá mais repulsa da comunidade internacional.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page