Um dos temas mais importantes em 2024 é o futuro das moedas
- Luan César da Costa
- 5 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
No Brasil o sistema Pix do governo nacional substituiu o dinheiro físico a partir de 2020 e o próximo passo será a implantação da moeda Drex no ano que vem, 2025. Pix é um termo que é usado na língua inglesa para picture, ou seja, imagem e a nova moeda tem um nome horrível.
O real que vai fazer 30 anos nesse ano como a moeda brasileira no começo perdia valor com o dólar, perdeu muito valor com a desindexação do dólar em 1999, perdeu muito mais valor nos governos Lula e Dilma - pega as estatísticas na internet e verá - inclusive depois que Dilma saiu a desvalorização continuou porque foi forte, na época do Covid-19 houve outra grande desvalorização com o pedido de implantação do Auxílio Emergencial pelos políticos de esquerda e a adesão do governo Bolsonaro - a esquerda colocou como o único culpado do aumento da inflação o então presidente e venceu a eleição do ano retrasado, 2022, com a ajuda desse discurso - e hoje o presidente do Banco Central é pressionado pelo novo governo Lula a aumentar a emissão de moeda, mas quando ele sair do cargo, haverá um novo aumento de moeda mesmo se o futuro Drex não tiver paridade com o real.
Como a Argentina só tem influência internacional na América do Sul, existem discussões sobre a mudança do monopólio do peso argentino para a liberdade de moedas implantada pelo governo liberal de Javier Milei e impedida pela Suprema Corte argentina. É óbvio que tem que haver liberdade no uso de moedas para haverem alternativas à desvalorização do real e à desvalorização do futuro Drex, aliás, o brasileiro gosta muito de moedas alternativas: milhas do cartção de crédito, cartão-presente, cartão Vale Refeição, o Roxinho do Nubank e uma moeda alternativa chamada boró usada no Ceará do século XIX são moedas alternativas.
E as novas moedas digitais que serão desenvolvidas nesse novo ano como o real digital e o euro digital são usadas por aplicativos de celular e assim como outros aplicativos de celular, eles rastreiam as pessoas - alguma cédula fica vigiando para onde você vai? É óbvio que sonegar impostos e lavar dinheiro é errado porque Jesus disse "Dai a César o que é de César", mas nós estamos num novo momento.
Comments