Todo dia é dia da mulher
- Luan César da Costa
- 8 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Hoje é 8 de março, o famoso Dia da Mulher, como se o resto dos dias do ano não fosse para tratar as mulheres direitinho: existe dia para não respeitar, dia para não dar presente, dia para não dar uma flor ou um buquê de flores? Não, então todo dia é Dia da Mulher.
Segundo este artigo da BBC traduzido para português, a idéia de Dia Internacional da Mulher foi criada com base num protesto operário feminista ocorrido em fevereiro de 1909 em Nova York, que foi o 1° Dia da Mulher pela justa reinvidicação da redução da excessiva jornada de trabalho; no ano seguinte a alemã Clara Zetkin propôs na Segunda Conferência das Mulheres Socialistas da Internacional Socialista um dia que não era específico para protestos em favor da redução da excessiva jornada de trabalho e em fevereiro de 1917 no calendário russo antigo e no dia 8 de março do calendário ocidental houve um dos protestos que antecedeu a Revolução Russa de 1917. Posteriormente o dia 8 de março passou a ser uma data importante na União Soviética para ser feita propaganda do regime e posteriormente a China comunista adotou a data.
Segundo o cientista político e historiador norte-americano Rudolph J. Rummel os maiores assassinos da história são: 1° o criador da China comunista Mao Tsé-tung; 2° o ditador soviético Stálin e 3° Hitler e eu vi as pesquisas "Maiores assassinos da história" e "Os ditadores que mais mataram" e Mao Tsé-tung liderou todas as pesquisas e Stálin e Hitler estavam presentes em todas as listas, a União Soviética é o regime que usava o Dia da Mulher - 8 de março para fazer propaganda e é o regime onde surgiu Vladimir Putin, que quer restaurar o imperialismo russo-soviético custe o que custar.
No Brasil também existem o Dia Nacional da Mulher em 30 de abril, ele foi instituído em 1980 em homenagem ao nascimento de Jerônima Mesquita, enfermeira que liderou o movimento feminista no Brasil e 25 de julho é o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha em homenagem ao primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas do movimento feminista, que ocorreu na República Dominicana em 1992.
Ou seja, estas são datas do movimento feminista, por isto não estranhe a famosa frase da internet: "No Dia da Mulher eu não quero flores" e não estranhe os protestos.
Bibliografia:
Comments