Tiradentes: o "herói" que queria a república de Minas Gerais
- Luan César da Costa
- 21 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Hoje é 21 de abril, dia em que é lembrada a morte do dentista Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes cujo nome é decorado nas escolas.
Ele esteve na Inconfidência Mineira, um movimento que queria implantar uma república em... Minas Gerais, ou seja, separar este estado do resto do Brasil português por causa dos tributos injustos do picareta Marquês de Pombal como a derrama que punia Minas por não extrair uma quantidade determinada de ouro. Alguns seguidores, os policiais militares que têm como patrono o dentista e os seguidores mineiros, que por um tempo eram os que mais liam este jornal, não vão gostar, mas a verdade dói porque a verdade não é ideológica.
Os republicanos acharam a imagem do Tiradentes para justificar a impopular implantação da República e substituir um dia mais digno de ser lembrado para o bem ou para o mal que foi 22 de abril: o dia em que os portugueses chegaram ao Brasil e fundaram este país como um estado unido porque antes haviam inúmeras tribos indígenas que brigavam entre si e dominavam suas regiões. O feriado era no dia 22 e mudaram para o dia 21, ou seja, se o Brasil continuasse como uma monarquia, amanhã seria feriado.
Comments