Soluções concretas para os problemas ambientais
- Luan César da Costa
- 5 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Hoje, 5 de junho, eu soube que hoje é o Dia do Meio-Ambiente.
Ontem a ministra do Meio-Ambiente do Brasil Marina Silva fez um pronunciamento em rede nacional de televisão, pronto, está aí um ato do governo para resolver os problemas ambientais: fazer pronunciamento na TV falando sobre a importância do meio-ambiente, nada de novo.
Cadê os atos propositivos para conter a poluição urbana? Eles são poucos, mas eu vou falar algumas soluções usadas no 1. Mundo:
veículos movidos à hidrogênio - estão havendo pesquisas a respeito na Europa;
saneamento básico - o que existe no 1. Mundo e resolve o problema da poluição das águas, mas aqui no Brasil a solução mais usada é emissário submarino que joga o esgoto no mar
e transporte público de qualidade - se eu morasse numa cidade européia ou em Nova York, eu usaria mais o transporte público. Aqui no Brasil o transporte público de qualidade é restrito apenas às linhas de luxo que só operam nas áreas nobres das cidades.
Infelizmente ninguém no Brasil está fazendo pesquisas para tornar o etanol e a biomassa mais atraentes do que a gasolina e o diesel, só existe pura repetição dos conceitos falados no 1. Mundo sem novas pesquisas nacionais para resolver problemas concretos. Os ditos anti-capitalistas das universidades só repetem o que os grandes capitalistas com objetivos além do capitalismo e os líderes dos partidos alinhados dizem para eles repetirem, é muito blá-blá-blá sem propôr soluções.
Existe outra solução que eu proponho aqui que é fundamental: enterrar os fios dos postes e plantar árvores, se o leitor quiser: colocar folhas cobrindo casas e colocando vasos de flores nas ruas. Ficaria parecido com o Quartiere Giardino em Milão.
Quer propôr soluções? Faça pesquisas sérias com base nos problemas reais e pesquise soluções.
Comments