Sobre a eleição de Javier Milei na Argentina
- Luan César da Costa
- 20 de nov. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 22 de nov. de 2023
O improvável aconteceu: Javier Milei foi eleito presidente da Argentina.
Eu repito aqui alguns conselhos ignorados por Jair Bolsonaro aqui no Brasil em 2018: tem que ter habilidade política para negociar na Câmara dos Deputados e no Senado sem representantes próprios. Pelo menos lá não deve ter general burro como superior que nem o ex-militar aqui do Brasil e ele é mais preparado que o homem vindo do povo daqui do Brasil que é tão do povo que agiu como um popular qualquer agiria na cadeira de presidente.
Como devem ser as relações internacionais
É óbvio que ele não vai romper relações com o Brasil e com outros países governados por socialistas como Colômbia, México, Espanha e Estados Unidos porque é impossível, mas ele vai liderar uma frente reacionária com Luis Lacalle Pou do Uruguai e o presidente paraguaio. Então poderia ser pensado e talvez concretizado o projeto de túnel entre Buenos Aires e Colônia do Sacramento no Uruguai embaixo do Rio da Prata.
Infelizmente o político tem que negociar com os maus políticos também desde centristas e trambiqueiros até o Lula.
Milei: se diz católico, vai à sinagoga e se diz agnóstico
E o que diz ser católico, mas vai à sinagoga e se diz agnóstico (parece alguns católicos não-praticantes daqui do Brasil) diz que vai romper com o Vaticano porque segundo ele o ex-arcebispo de Buenos Aires e atual Papa Francisco é um comunista, ou seja, Milei assim como os católicos radicais-tradicionalistas (os radtrad) da internet brasileira é sedevacantista. Até onde se sabe o papa é reacionário, teve falas contra o aborto, mas a grande imprensa internacional distorce falas e documentos como o documento sobre o batismo de transsexuais que segundo o documento só pode ocorrer se ele tiver o verdadeiro desejo de conversão e distorceram dizendo que ele autorizou o batismo transsexual. Sobre o papa, faça como eu, informe-se apenas pelo Vatican News (um órgão da imprensa oficial vaticana) porque a grande mídia distorce ou de propósito ou tem preguiça de ler; além dessa campanha, existem cardeais maus e ele tem o mesmo problema do mundo de hoje que é a falta de um melhor vocabulário. São sintomas da crise da Igreja Católica prevista por Nossa Senhora em Fátima: - O Santo Padre terá muito o que sofrer.
O potencial da Argentina
Ele não tem a ideia de que a Argentina assim como o Brasil tem o potencial de ter uma indústria de elite porque estes países têm megacidades - metrópoles com mais de 10 milhões de pessoas que lideram o mundo: ambos têm usina nuclear, o Brasil tem um Laboratório de Luz Síncroton - um objeto de luxo usado para pesquisas de Biotecnologia - na cidade de Campinas, amplo mercado com potencial de consumo, deveriam ter uma séria indústria de eletrônicos, o país vizinho importa peças para carros do Brasil (uma vergonha para a falida economia argentina) e o Brasil importa carros da fábrica da Ford na Argentina por causa de incentivo fiscal e por causa da instabilidade econômica brasileira.
Buenos Aires é a grande metrópole referência para o Cone Sul liderando Chile, Uruguai e Paraguai e é a cidade que mais tem livrarias no mundo e continua segundo fotos uma cidade florida. Com a dolarização que não é a melhor solução porque iria atrelar a Argentina à economia dos Estados Unidos que também está em crise inflacionária, mas melhoraria a economia sairiam os turistas brasileiros e a longo prazo chegariam turistas norte-americanos e europeus.
O Equador depois de crises econômicas passou a usar o dólar e o único resultado lá foi o crescimento dos times de futebol de Quito: Independiente del Valle e Liga Deportiva Universitaria (LDU) que ganhou a Taça Libertadores da América de 2008 contra o Fluminense no Maracanã e a Copa Sul-Americana desse ano contra o Fortaleza que passaram a fazer trabalhos consistentes graças ao uso do dólar que é uma grande vantagem frente ao resto dos países filiados à Conmebol e o mesmo pode acontecer com os falidos times argentinos que chegaram menos das finais dos torneios continentais.
Como agir?
No anarco-capitalismo argentino se saísse o Estado argentino entrariam os peronistas, o Chile, o Uruguai, o Paraguai, as Nações Unidas, o Brasil, a Venezuela, os Estados Unidos, a China etc. para assumirem o país, ou seja, não existiria o vácuo de poder.
E a extinção de ministérios têm que ser feita aos poucos, temos por exemplo a área da Educação que deveria seguir o que eu acho que deveeria acontecer aqui no Brasil:
1. Deveria ser feito um estudo para descobrir a verdadeira demanda e assim fechariam os cursos deficitários e aumentariam os cursos que têm mais procura como Medicina e Direito,
2. Então os cursos mais procurados deveriam ficar por província ou por novas regiões provinciais e os menos procurados ficariam apenas em Buenos Aires,
3. Depois deveriam ser feitos exames e provas para selecionar os bons professores e os professores acomodados,
4. Os professores aprovados deveriam assumir as universidades que seriam privatizadas
5. E os governos municipais deveriam pagar bolsas de estudos escolares e universitários.
E deveria ser extinto o Banco Central porque o modelo foi criado na Inglaterra para distribuir o dinheiro por meio dos intermediários banqueiros e em vez disso deveriam ser usadas moedas alternativas como bitcoin, moedas estatais estrangeiras e moedas criadas por lá.
Idéias liberais que eu sou contra
E eu não sou a favor de algumas propostas liberais como privatizações aos montes, de concessões rodoviárias e da livre construção de rodovias e ferrovias porque são formas de monopólio privado que são mais danosas que o monopólio estatal. Eu sou a favor só do Estado básico, nem do Estado mínimo e nem do Estado burocrático.
A conclusão
Assim como o atual presidente chileno Gabriel Bóric, Milei é um roqueiro muito baseado em idéias norte-americanas e tem que tirar o espírito roqueiro juvenil para ser um bom presidente e só a dolarização (que não é a solução) seria uma grande mudança para melhor na Argentina.
O que eu espero para a Argentina
Eu descobri que ele ficou popular na Argentina porque ele deu aulas de Escola Austríaca em comícios, eu fiquei fascinado quando conheci esta escola econômica há 4 anos em 2019 (1 ano antres da Crise do Covid-19) e hoje eu descobri que esta escola copiou princípios da Escola de Salamanca (Espanha) e a transformou em um conjunto moderno (não no sentido popular de evolução tecnológica). Hoje eu defendo princípios da Doutrina Social da Igreja Católica. Eu soube que Milei está passando por esta transformação no 2. turno para ganhar votos, mas eu espero que ele não caia na tentação estatizante e passe pela mesma transformação que eu passei e que saia dessas idéias de roqueiro. Infelizmente hoje tudo é politizado por causa da centralização do Estado, eu espero que isto comece a acabar na Argentina, eu desejo boa sorte aos argentinos para que eles saiam da depedência estatal que também é usada no Brasil para segurar votos e eu quero que o país que tem desde o último século ciclos parecidos com os do Brasil melhore porque é o país dos vinhos, de belíssima arquitetura, do belíssimo estilo arquitetônico de Mar del Plata, da melhor carne do mundo, de um futebol competitivo apesar dos 3 títulos mundiais serem roubados, da influência dos imigrantes italianos e alemães e dos pampas. Deve ser um país maravilhoso para visitar.
Comments