Neste mês fazem 25 anos da venda da Rede Manchete
- Luan César da Costa
- 24 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de mai. de 2024
Nesse mês fizeram 25 anos da venda da Rede Manchete para Amílcare Dallevo Júnior e Marcelo de Carvalho e como eu soube disto? Alguns sites especializados em mídia lembraram.
História
Em 1960 entrou no ar em São Paulo a TV Excelsior - canal 9 que depois passou a transmitir seus programas para outras cidades do Brasil como uma rede - não era uma rede transmitida em tempo real, era só uma rede que vendia fitas dos seus programas para emissoras locais com propagandas nacionais. Seus programas tinham viés nacionalista, eles prezavam pela tecnologia, lá surgiu José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni) que criou a programação da Rede Globo e melhorou muito a estética na televisão brasileira (eu só estou nos "Fatos do Ceará" porque eu visitei a emissora que transmite a Globo em Fortaleza quando eu era criança e fiquei impressionado com os equipamentos e a qualidade que a rede exigia) e a maior parte dos seus funcionários era de esquerda como os autores de novelas Manoel Carlos e Lauro César Muniz - este segundo o livro "Glória in Excelsior" de Álvaro de Moya fez uma peça televisionada em alusão à liberação do uso da maconha.
Esta rede saiu do ar em 1970 infelizmente por perseguição da Ditadura Militar contra o empresário Mário Wallace Simonsen: funcionários da Excelsior ajudaram muito a formar a Rede Globo que nós conhecemos e a empresa aérea Panair do Brasil teve suas rotas repassadas para a Varig.
No começo da década de 1970 a TV Excelsior do Rio de Janeiro - canal 2 teve sua concessão repassada para a Ditadura Militar fundar a TV Educativa do Rio de Janeiro, hoje chamada TV Brasil.
Em 1980 a Ditadura tirou do ar algumas emissoras da Rede Tupi dos Diários Associados e resolveu fazer novas licitações para voltar a operar estas emissoras e incluiu na licitação o canal 9 paulistano que era a matriz da Rede Excelsior com a TV Continental - canal 9 do Rio de Janeiro.
As emissoras TV Tupi do Rio de Janeiro - canal 6, TV Itacolomi - canal 4 de Belo Horizonte, TV Rádio Clube de Pernambuco - canal 6 e TV Ceará - canal 2 de Fortaleza passaram para a rede do canal 9 de São Paulo e a TV Piratini - canal 5 de Porto Alegre e a TV Marajoara de Belém continuaram afiliados à rede do canal 4 paulistano da antiga TV Tupi.
A rede do canal 9 (antiga Rede Excelsior) foi para Adolpho Bloch e mudou seu nome para Rede Manchete e a rede do canal 4 (antiga Rede Tupi) foi para Senor Abravanel (o verdadeiro nome do apresentador Sílvio Santos) mudou seu nome para TVS, posteriormente esta rede assumiu o mesmo nome da então subsidiária televisiva do Grupo Sílvio Santos: Sistema Brasileiro de Televisão (o SBT).
Adolpho Bloch investiu muito dinheiro com as melhores tecnologias da época e segundo o jornalista Ricardo Feltrin, que por muitos anos foi o principal repórter do maior jornal brasileiro: a Folha de São Paulo, a Manchete quebrou porque funcionários gastavam mais dinheiro da rede com mordomias pessoais do que a rede podia pagar. Está aí o vídeo completo:
A história da Rede Manchete foi marcada pela popularização dos animes no Brasil, pela novela líder de audiência "Pantanal" que mostrava reconfortantes paisagens desconhecidas e apostava no erotismo para ter audiência e pela cobertura do Carnaval carioca. Ela também era lembrada pela apelação erótica em suas novelas e em alguns programas.
Para quebrar a expectativa dos saudositas da infância perdida que estão na Internet, a RedeTV! é a Manchete com outro nome: aqui em Fortaleza por exemplo até a sede e a torre eram da Manchete, mas os 2 babacas donos dessa rede sem nome não levaram os arquivos e não querem pagar direitos trabalhistas dos ex-funcionários da família Bloch. A Manchete a Excelsior estão no ar com outro nome exibindo programas tão ruins de apelativos que ninguém assiste mais como as pegadinhas ensaiadas, os testes de fidelidade e as enrolações de João Kléber; "TV Fama"; Sônia Abrão está lá há muitos anos falando da Globo e muitos pastores ladrões e informenciais.
Todas as grandes redes de televisão pioraram, até a TV Cultura, por quê a rede do canal 9 paulistano não seguiria os outros? A família Bloch era governista, ganharam as concessões por defenderem a Ditadura e os 2 donos da RedeTV! também sempre defenderam os presidentes.
Comments