top of page

Retrospectiva de 2025: O Brasil definitivamente mudou para o lado da Rússia

  • Luan César da Costa
  • 7 de jan.
  • 2 min de leitura

Texto escrito em 16 de maio e publicado apenas em 7 de janeiro de 2026:

O presidente Lula viajou para Moscou para assistir junto ao chinês Xi Jiping e a outros ditadores de estados-satélites russos ao desfile do Dia da Vitória da Segunda Guerra Mundial que na Rússia é comemorado no dia 9 de maio. No Brasil, nos Estados Unidos, na Inglaterra e na França o Dia da Vitória é comemorado no dia 8 de maio quando o ditador alemão Adolf Hitler morreu.

A Rússia fez parte dos Aliados assim como Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e França; todavia em Moscou a narrativa é uma e no Brasil a narrativa é diferente.

Pronto, para quem ainda tinha dúvidas: o Brasil se tornou mais um dos estados-satélites do Kremlin, o que pode trazer sanções norte-americanas. O que eu tenho a ver com isto? Empresas e pessoas comuns às vezes têm que comprar máquinas, componentes, peças e outros produtos importados e a maior parte do trigo consumido no Brasil vem dos Estados Unidos; o que pode encarecer produtos feitos de trigo como pães, bolos, biscoitos, bolachas e macarrões.

Agora eu vou pôr a diversidade de opiniões: -Ah, mas eu não como coisas feitas de trigo porque eu quero emagrecer. Lanchonetes que vendem sanduíches; pizzarias e uma das maiores empregadoras da metrópole de Fortaleza que é a maior fabricante de biscoitos, bolachas e macarrões do Brasil teriam que demitir muita gente pobre porque sanções norte-americanas podem aumentar os preços e diminuir as vendas.

Além do fato das pessoas quererem fazer viagens e negócios com empresas de países como Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Japão, Coreia do Sul, Espanha, Canadá, Áustria, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Singapura, Portugal e outros. Nem os eleitores do presidente Lula querem viajar para estados-satélites da Rússia como Venezuela, Cuba ou Coreia do Norte porque eles infelizmente não têm nada a oferecer a não ser material para pesquisas ou jornalismo.

Tem que ter relações com Rússia e China (até os Estados Unidos de Trump ficam discutindo tarifas com a China por exemplo), só não pode ser subserviente assim como não devemos ser submissos ao governo dos Estados Unidos como no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC).

Posts recentes

Ver tudo
O governo Delcy Rodríguez na Venezuela

Ontem a presidente interina venezuelana Delcy Rodríguez ordenou a libertação de presos políticos da ditadura chavista, ou seja, ela fez o que o presidente anglo-americano Donald Trump queria e portant

 
 
 

Comentários


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page