Um dia desses eu descobri com alguns meses de atraso uma reportagem do UOL Prime que deveria ter sido mais divulgada sobre o uso de apresentações de música industrial no Nordeste brasileiro para ganhar votos em datas como Carnaval e festa junina para ganhar votos nas eleições para prefeito do ano passado. Até em Maceió, capital de Alagoas, usaram o nome do prefeito na festa junina de lá no ano passado. Para ver como é um negócio realmente grave:
a "cantora" Mari Fernandes cantou "Já ganhou" Jan, tan, tan!" no Carnaval de Baturité/CE do ano passado;
Gusttavo Lima disse que o prefeito de Petrolina/PE - uma cidade média que é a sede da maior metrópole do Sertão nordestino - "é um pai" porque contrataram o "Embaixador";
em Maceió chamam a festa junina de lá de "Jpalooza" em alusão ao prefeito João Henrique Caldas e ao festival musical "Loolapalloza" e a cada dia de apresentações, o prefeito de lá dava um discurso antes da principal atração cantar a música mais esperada da noite
e o cantor Wesley Safadão disse nas redes sociais que o prefeito que contratasse ele, ganharia "já ganhou".
Sim, estes cearenses usaram uma frase do programa humorístico "Nas Garras da Patrulha" da TV Diário, uma emissora cearense.
Não deu para eu ler a reportagem na íntegra porque teria que assinar o UOL para isto, mas temos um podcast e um vídeo da reportagem feita pelo repórter Rodrigo Ortega:
Comments