top of page

Por quê os pobres estão virando reacionários?

  • Luan César da Costa
  • 19 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de nov. de 2024

A primeira-dama do Brasil Rosângela da Silva, mais conhecida como "Janja", falou um palavrão contra Elon Musk em um evento do G20 Social onde ficam conversando sobre os problemas do mundo; o nome dela ficou associado a um festival no Rio de Janeiro pago com dinheiro de empresas estatais e a notícia de que a China pediu para a primeira-dama não participar mais das reuniões do G20 reforçam um sentimento que já acontece há alguns anos: as classes pobres estão se sentindo abandonadas pelos políticos tradicionais porque os preços da comida, da água, da energia, do telefone e da Internet só crescem e nunca diminuem.

No Brasil a maioria dos trabalhadores que trabalham bastante para os filhos comerem que depositou as suas esperanças no atual presidente Lula, passou a depositar no ex-presidente Bolsonaro e em candidatos reacionários. Assim também foi em 2008 nos Estados Unidos quando as pessoas votaram no ex-presidente Barack Obama, como as esperanças não foram atendidas, posteriormente votaram no presidente eleito norte-americano Trump.

Existe um sujeito que é colunista no maior jornal impresso do Brasil que é a "Folha de São Paulo" e que também colabora com o "Instituto Conhecimento Liberta" dos ricos Felipe Neto e Eduardo Moreira que se chama Jessé de Sousa que analisa isto dizendo que o pobre vota em candidatos reacionários querendo se tornar opressor, é a visão marxista desse movimento - eu li o "Manifesto do Partido Comunista" de Karl Marx que diz que os pobres são marxistas e que os ricos são maus. Jessé é que nem Emir Sader, o ideólogo do Movimento dos Sem Terra (MST), é um dos marxistas que são considerados pelos marxistas.

Sabendo que Jessé é formado em Sociologia, ele deveria saber que para ver se a tese dele é verdadeira ou falsa, ele deveria perguntar aos pobres reacionários porquê eles votam em políticos reacionários.

No Brasil a maior parte da elite não gosta de pobres só por soberba, nojo e pelo Complexo de Vira-Latas porque a maior parte dela é de esquerda. É só Jessé ver quais bairros mais votaram em Guilherme Boulos, o candidato do presidente Lula que foi derrotado na última eleição para prefeito em São Paulo: em alguns dos bairros mais pobres e principalmente nos bairros de elite.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page