top of page

Por quê o maior jornal do Ceará virou porta-voz do governo estadual?

  • Luan César da Costa
  • 3 de set. de 2023
  • 3 min de leitura

Eu soube que o jornal "O Povo" através da sua Fundação Demócrito Rocha está fazendo ações para a Secretaria Estadual de Educação e teve uma estranhíssima parceria de sucesso com a estatal TV Ceará, não à toa que o jornal assim como os principais canais de TV cearenses virou porta-voz do governo estadual.


Segundo Alan Neto, o então governador DEU um horário para retomar seu programa "Trem Bala" na TV

O jornalista Alan Neto, criador do programa "Trem Bala" contava de vez em quando na época em que estava na estatal TVC como ele foi parar lá: em 2017 por causa da crise econômica que vinha desde 2014, o programa teve que sair do ar na TV O Povo - canal 48 UHF que na época transmitia programas da TV Cultura de São Paulo.

Dummar Neto, o dono do maior jornal cearense, foi conversar com o então governador e atual ministro da Educação Camilo Santana - do mesmo partido que criou a crise - sobre abrigar o "Trem Bala" na estatal TV Ceará - afiliada na época apenas da TV Brasil - e ele disse: - Enquanto eu for governador, o "Trem Bala" irá ao ar na TVC - e DEU o mesmo horário que o "Superlativo" tinha no canal 48: de segunda a sexta das 12h às 13h.

Depois de muitas bajulações ao grupo político do governador e do sucesso nacional, continuando nos primeiros meses de Elmano de Freitas, também do PT; o acordo foi até o mês passado de agosto, quando essa mesa-redonda está passando por um hiato e voltará nesse mês apenas na Rádio O Povo CBN, mas não só no AM 1010 como antes, mas também na FM 95,5 e numa rádio de Juazeiro do Norte.

Fonte sobre a atual situação do "Trem Bala":


Festival escolar foi parceria entre "O Povo" e governo do Estado

Eu soube através de uma colega minha há 5 anos atrás, em 2018, que a escola dela e ela própria participaram duma competição estadual de bandas escolares, advinha qual era o nome? "Festival Vida & Arte", que era uma parceria entre a Fundação Demócrito Rocha usando o nome do caderno de cultura do jornal "O Povo" e o Governo do Estado do Ceará.


Fundação do jornal "O Povo" faz provas para o governo do Estado

Eu tive um professor na escola que era coordenador de uma escola estadual no bairro popular Araturi em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza e ele contou para nós alunos que o governo do Estado concedeu para a Fundação Demócrito Rocha a elaboração de simulados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para os alunos das escolas estaduais.


Divulgação de programa do governo no jornal

O jornal "O Povo" fez uma série de reportagens em parceria com o governo do Estado do Ceará chamada "Nutrir para transformar: Caminhos para um Ceará sem fome" em alusão à versão local do programa "Fome Zero" do presidente Lula: o "Ceará sem fome".


TVC passando futebol: "Homem Mau" agora bajula seu antigo inimigo e "alô" para o governo estadual

Hoje a pública TV Ceará - canal 5, afiliada da TV Cultura de São Paulo e da TV Brasil (antiga TVE-RJ, SINRED e Rede Brasil) no Ceará está transmitindo a final do Campeonato Cearense - Sub-20 entre Ceará e Fortaleza no Estádio Romeirão em Juazeiro do Norte.

Renílson de Sousa, ex-comentarista do "Trem Bala" Alan Neto vivia repetindo no 2° tempo: - Esta transmissão é uma realização da Federação Cearense de Futebol, Governo do Estado do Ceará e Sistema Fecomércio - , mandou alô no 2° tempo para o presidente do Fortaleza Esporte Clube Marcelo Paz e para sua mulher, a vice-governadora do Ceará Jade Romero e Evaristo Nogueira (Homem Mau), que na época do "Trem Bala" era crítico ferrenho da gestão do presidente da FCF Mauro Carmélio, disse umas vezes: - Eu tiro o chapéu para o Maurinho por organizar tão bem esta competição.

Durante a entrevista do tricolor do "Trem Bala" no programa "Leruaite" do cantor Falcão (aquele mesmo que se veste mal de propósito), "Vavá Maravilha" perguntou para qual time o brega torce, ele disse: -Eu sou Vovô e ele tentando se afastar do rótulo de tricolor disse que o Fortaleza merecia ser rebaixado para a Série D em 2011 quando comprou um jogo do CRB de Maceió contra um concorrente ao rebaixamento - e ele estava certo, merecia cair.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page