top of page

Por quê não comemorar a independência do Brasil?

  • Luan César da Costa
  • 6 de set. de 2023
  • 4 min de leitura

Amanhã haverá o aniversário de 201 anos da Independência do Brasil.

Antes de falar sobre a independência, vale recordar que desde o ciclo do ouro em Minas Gerais no século XVIII o Brasil é mais rico do que Portugal...

Quando eu ouvi falar pela 1ª vez na escola sobre o Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves quando numa genial tática militar de Dom João VI, o tropical Rio de Janeiro foi sede de um reino europeu, ganhando desenvolvimento, mas eu não podia acreditar porque a independência foi considerada a Libertação do Brasil, tanto que no colégio onde eu cursei a 1ª parte do Ensino Fundamental (em outros países chamado Ensino Primário), se cantava a cada 2 semanas o Hino da Independência.

Em 1820 houveram as Cortes de Lisboa que queriam rebaixar o Brasil de Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves e deveriam ser combatidas de outra maneira, mas o conselheiro maçom e erudito José Bonifácio de Andrada e Silva aprendeu na maçonaria - o centro de discussão intelectual da época - uma idéia que estava popular na América Hispânica: a independência dos países da América Latina.

Sob a influência dos maçons iluministas e anticatólicos dos Estados Unidos que consideravam os índios, ibéricos e mestiços povos inferiores; os caudilhos (líderes políticos) da América Hispânica com vontade de aumentar seu poder local declararam independência de suas regiões e guerrearam entre si.

Nota: a independência não foi maçônica, mas sim iluminista apesar de existir uma lenda que diz que a independência foi apoiada de Nossa Senhora Aparecida, eles se reuniam nas lojas maçônicas e eram maçons.

Nos países da América Hispânica e no Brasil até hoje a independência é muito comemorada com desfiles militares. Mas como estão Guiana Francesa, as ilhas francesas do Caribe, as Ilhas Malvinas e os territórios dos Países Baixos Aruba e Curaçaõ? Eles têm parte do desenvolvimento das metrópoles.

As Ilhas Malvinas têm um povo descendente dos ingleses, fala inglês e é parte do Império Britânico, ou seja, está muito melhor do que a vizinha Argentina.

A Guiana Francesa e territórios franceses do Caribe tem desenvolvimento e até hipermercados como o Carrefour, com relação à 1ª, que é a parte mais desenvolvida da América do Sul existe o Centro de Lançamento de Foguetes de Kourou, sede da Agência Espacial Européia e mais próxima da Linha do Equador, o que facilita o lançamento de foguetes comparando ao subtropical Cabo Canaveral, o centro espacial dos Estados Unidos na Flórida. O programa espacial brasileiro só teve como sucesso o astronauta Marcos Pontes ter sido o 1° brasileiro a viajar para o espaço sideral, o 1° foguete infelizmente explodiu em agosto de 2003 e os satélites brasileiros são lançados na Guiana Francesa, incluindo o Brasilsat da Embratel que traz o sinal das redes de televisão para as emissoras e para as antenas parabólicas.

Depois sob influência maçônica e relutância em libertar os escravos, a partir das convenções de Itu, no interior de São Paulo, em 1889 foi implantada a república.

2 feriados tristes que só atrapalham o calendário: 7 de setembro, a independência do Brasil e 15 de novembro, a proclamação da República. Eu cresci ouvindo dos professores que o feriado de 15 de novembro sempre atrapalhava o fechamento do ano letivo - que vai hoje entre o fim de janeiro e novembro - nas escolas brasileiras.

Poderiam ser acrescentados 2 dias a mais de férias escolares e implantadas férias para os trabalhadores brasileiros, alguns só têm 1 mês de férias que é janeiro. Na Europa as férias são entre julho e agosto, que são os 2 únicos meses totalmente de verão no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul esses meses são janeiro e fevereiro, pronto, acabaria o problema brasileiro de quebrar o começo do ano com o Carnaval e vale lembrar que antigamente o ano estudantil começava em março.

Por quê Portugal hoje é um dos destinos favoritos dos brasileiros? Porque por pressão dos vizinhos, Portugal - que tinha suas fábricas - e Espanha - esta última tinha regiões industrializadas como a Catalunha, onde fica Barcelona - tiveram que aderir à Comunidade Europeia em 1986.

Por quê todo país que entra na União Europeia vira um país de 1° Mundo? Porque foi criada pelos utópicos, mas bem intencionados Konrad Adenauer (Alemanha), Alcidi di Gaspieri (Itália) e o francês que eu esqueci, que acreditavam na democracia cristã, que inspirada na Doutrina Social da Igreja Católica (que não é socialista, nem marxista, mas católica) criou condições para criar a prosperidade moderna: bom salário, comida na mesa sempre, férias turísticas, carro, geladeira, rádio, televisor e telefone e como consequência natural do ciclo de prosperidade e avanço tecnológico, chegou posteriormente às outras partes dos seus impérios.

Por quê as ex-colônias britânicas Hong Kong e Singapura são de 1° Mundo e a ex-colônia portuguesa Macau também são? Os ideais democratas cristãos chegaram lá, mas eu estou dizendo para o leitor ser democrata cristão? Não, porque eles eram utópicos apesar da forte influência da Doutrina Social, mas o que devemos seguir? A própria Doutrina Social.

Hoje a União Europeia tem um parlamento que funciona como um congresso nacional, ou seja, tem desvantagens porque virou um órgão burocrático e está longe do foco original há muitos anos, o que é uma pena.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page