top of page

A relação do Nordeste com os políticos

  • Luan César da Costa
  • 14 de set. de 2023
  • 6 min de leitura

Semana passada eu estive em Itapipoca, onde eu tenho parentes e como eu sou um observador de nascença, eu estava observando o comportamento de quem mora lá.

Depois da expulsão dos jesuítas do Brasil determinada pelo Marquês de Pombal no fim do século XVIII, acabou o trabalho de alfabetização no Ceará e desde a época da criação do "voto de cabresto" na Primeira República (1889-1930) para analfabetos e pessoas que só sabiam escrever o 1. nome, foi criado o voto por ameaça de morte ou perca de trabalho e por ser parente ou amigo e o principal: voto em troca de presentes.

No Nordeste brasileiro, devido à miséria as coisas tinham que ser construídas com muito esforço: por exemplo, o meu avô no começo da década de 1970 passou meses construindo telhas com seus amigos numa olaria próxima ao córrego para construir sua casa de taipa além de outras dificuldades e devido à essa miséria os políticos da região, os chamados coronéis, se aproveitam até hoje da ignorância do povo nordestino em troca de presentes.

O pai do ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará, ex-ministro e ex-candidato a presidente Ciro Gomes foi prefeito de Itapipoca: José Euclides Ferreira Gomes e os Ferreira Gomes são uma das famílias tradicionais da região de Sobral apesar de Ciro ter nascido no interior do estado de São Paulo.


Os presentes neoliberais

A família de Tasso Jereissati (PSDB), dono de um dos principais grupos de shoppings do Brasil: Iguatemi, fundador da operadora telefônica Oi, do maior call center do Brasil: Contax e que ganhou a Telemar num leilão feito pelo seu partidário Fernando Henrique Cardoso veio do Líbano assim como outras famílias de mascates que enriqueceram em Fortaleza e assim como as que ele chamava "forças do atraso", ele usava alguns métodos.

Ele usava a antiga repetidora da fraca Rede Bandeirantes e atual afiliada do SBT TV Jangadeiro do ex-senador e ex-preso da Operação Lava-Jato Sérgio Machado para fazer propaganda política - eu defendo o uso político de emissoras de rádio e TV - mesclada com bons programas feitos para dar espaço para nós cearenses como o teatro de bonecos do Augusto Bonequeiro e dava bolsinhas para guardar moedas. Comparando com outros governadores porque eles eram ruins foi muito bom, mas como eu disse, ele foi ladrão e acrescento que ele devertia ser investigado e preso e não era um oposto completo dos coronéis como acreditam até hoje.


O assistencialismo de Lula é de propósito?

Vale lembrar que o atual presidente Luís Inácio Lula da Silva veio do sertão de Pernambuco e por óbvio, desde sua época de criança, ele que é astuto, percebeu a tese que eu acredito nesse texto: o nordestino comum é um miserável sofredor que vota em troca de presentinhos apesar de não estar satisfeito com os presentinhos. Não é à toa que ele dá Bolsa Família, Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida, crédito bancário para as pessoas e ele foi reeleito no ano passado.

Ele mudou recentemente um programa do federal Banco do Nordeste chamado Agroamigo para presentear novos clientes com dinheiro além de continuar sendo o que já era: um programa de empréstimos.


O bolsa Bolsonaro, o Bolsanaro

O governo de Bolsonaro numa tábua de salvação mudou o nome "Bolsa Família" para "Auxílio Brasil" com o mínimo de 600 reais para ganhar votos na eleição de 2022, o que foi um lamentável ato de desespero que aumentou a inflação porque antes se ganhavam 100, 150 ou 200 reais no "Bolsa Família" de Lula e abriu espaço para Lula dar mais dinheiro ainda.


O nordestino é ingênuo

Devido à falta da instrução, coisa que os coronéis novos ou velhos imploram para que não chegue, o povo nordestino continua ignorante. Este mesmo povo acredita na palavra das pessoas, mas não foi instruído em maioria a discernir o que é mentira, o que é enrolação e o que é verdade: acreditam no que ouviram dizer no político, no jornal, no rádio, na TV e no WhatsApp e ignoram que estes meios às vezes são confiáveis e que às vezes têm viés político ou a favor de um time de futebol.


O nordestino é militante comunista como dizem em São Paulo?

Eu vou criticar agora o que algumas pessoas na cidade de São Paulo acreditam porque redes sociais de esquerdistas enfatizam as vitórias dos seus candidatos no Nordeste dando munição para uma luta de classes Nordeste x São Paulo e Rio de Janeiro: nordestino vota no PT porque é comunista, é balela, em outras palavras: é mentira, o nordestino vota em quem dá mais presentinhos porque ele INFELIZMENTE é adestrado para ver apenas os presentinhos e não consegue ver a mão que tira 2 ou 3 coisas para dar o presente que não tem um único grupo político específico.

Só tem alguns militantes de esquerda entre os jovens do interior do Nordeste, mas não é um número comparável em porcentagem ao número de militantes jovens, adultos e idosos principalmente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife são quem têm forte tradição comunista vinda de gerações de moradores: o Partido dos Trabalhores (o PT de Lula) foi criado em São Paulo; o Partido Comunista Brasileiro (PCB) foi criado no Rio de Janeiro; o Partido Democrático Trabalhista (PDT) herdeiro do ex-ditador Getúlio Vargas foi criado por Leonel Brizola em Porto Alegre e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) se não foi criado por Miguel Arraes, foi moldado por ele, que foi pai do diretor da Rede Globo por vezes não-ideológico e por vezes ideológico Guel Arraes e avô do candidato a presidência que morreu em acidente de avião Eduardo Campos.

O que tem na verdade é gente que acredita na esquerda, mas essa gente não se vê como socialista, nem os jovens se veêm como socialistas apesar de terem mais o que eles chamam de consciência social, só o jovem que acredita na esquerda e que mora na cidade se vê como marxista e se vê como identitário. Só determinados locais do interior nordestino têm organizações de esquerda com pessoas da região que votam em outros esquerdistas e têm que participar das reuniões para ganhar mais presentes.

E só depois de Lula começar a dar presentinhos a partir de 2003, quando ele assumiu pela 1ª vez, os candidatos a prefeito, vereador, deputado estadual, deputado federal, senador e governador aliados ao Lula começaram a vencer eleições na zona rural, antes eles só venciam nas cidades, mas o povo nordestino até hoje ainda têm em maioria uma visão de mundo reacionária: querem combate ao crime e a maioria é contra aborto e ideologia de gênero; só mudou o apoio à compra de armas com a associação das armas ao Bolsonaro, que é descrito na zona rural como o homem do mal.

Antes que algum leitor venha me tachar de reacionário, eu critiquei um ponto de Bolsonaro e antes que alguém me chame de petista, eu critiquei Lula.


O interior do Nordeste hoje

Hoje, 50 anos depois do meu avô ter feito sua casa de taipa, fazem anos que ele tem casa de tijolos e todo mundo ganha "Bolsa Família", que foi incrementado pelo auxílio de Bolsonaro e tem gente que usa o dinheiro ganho para gastar com festas e cachaça apesar de ser um grande incremento imediato para os baixos ganhos. Com o auxílio emergencial de Bolsonaro, chegou o fenômeno da região vizinha do sertão: o piseiro, um tipo de forró eletrônico que na região em maioria é cheio de músicas descrevendo o sexo anal, o mesmo tema que é o mais popular nas cidades brasileiras há alguns anos, mas que na cidade assume as formas que servem para tocar na rádio: falar sobre paixão e amor.

E as festas que chegaram alguns anos antes por volta de 2013 e 2014 como cópias dos clubes de forró eletrônico que existiam na cidade de Fortaleza nos anos 1990 e 2000 passaram a ser uma mistura de sexo anal com músicas de amor que tocam na rádio.


A solução

A solução deveria ser a criação de um movimento de conscientização política não só na zona rural, mas também nas cidades do Nordeste e para os migrantes em São Paulo e no Rio de Janeiro porque nas cidades apesar da maior conscientização sobre como votar, a maioria vota como ainda votam até hoje no interior (a zona rural). A maioria infelizmente desconhece o mal do assistencialismo político que é o crescimento da inflação e os males da ameaça e da venda de votos.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page