Por quê a independência do Nordeste é contra o Nordeste?
- Luan César da Costa
- 3 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Hoje é 3 de março, o aniversário da Revolução Pernambucana de 1917.
Revolução não é sinônimo de algo bom, muito pelo contrário, é sinônimo de algo ruim porque quer mudar tudo de ponta cabeça: a Revolução Francesa instaurou um calendário de 10 meses e a semana de 10 dias e revolucionários mataram outros revolucionários na época do "Terror" de Robespierre e a Revolução Socialista segundo o que eu li no "Manifesto Comunista" de Karl Marx prega não só fim das classes sociais - não o fim das brigas entre classes sociais, mas sim a abolição de qualquer distinção entre pessoas, o que também é impossível.
O Nordeste é o berço do Brasil, sendo ele fundado em Porto Seguro/BA ou no Rio Grande do Norte; a idéia de um Exército Brasileiro foi criada na expulsão dos neerlandeses em Pernambuco e foi fundamental na vitória na Batalha dos Guararapes; a 1ª capital do Brasil foi Salvador; Recife, Salvador e Olinda eram as cidades mais importantes do Brasil no século XVII; é o berço de muitos intelectuais, políticos e pessoas notáveis do bem e do mal do Brasil; cearenses conquistaram para o Brasil o Acre no fundo da Amazônia; uma massa de nordestinos construiu os prédios de São Paulo; é a região mais próxima à Europa etc. É uma idéia tão estúpida quanto uma independência de São Paulo.
Mas o Brasil não olha para o Nordeste... quem tem que resolver a maioria dos problemas do Nordeste são nordestinos e quem tem que resolver maioria dos problemas de São Paulo são os paulistas.
Mas os impostos de São Paulo vão mais para o Nordeste do que para São Paulo... sim, isto é injusto porque a maior parte dos impostos têm que ficar na sua região.
Mas o Nordeste não produz... têm siderúrgicas; refinarias; grandes fábricas; uma das maiores fábricas: a Fábrica Fortaleza quando eu visitei em 2014 era robotizada, tanto que os funcionários da linha de produção só observavam se a máquina ia errar; imenso potencial comercial; hotéis 5 estrelas; aeroportos com voos diários para a Europa; hospitais de ponta; Fortaleza é a cidade com mais aprovados no ITA e no IME; tem o maior parque aquático da América Latina: o Beach Park; faz descobertas científicas etc. O Nordeste não precisa de muita interferência do governo sediado em Brasília, o Nordeste precisa descobrir o seu desenvolvimento proporcional ao que pode produzir porque sempre foi uma região importante, não é porque a Primeira República paulista só tinha olhos para o Sudeste que o Nordeste era esquecido.
Recife foi a 3ª maior cidade do Brasil até por volta das décadas de 1970 ou 1980 e era significativamente maior que outros centros regionais como Salvador e Porto Alegre, sempre foi uma cidade importante que liderava uma região importante.
Comments