top of page

Os esquecidos 525 anos do Brasil

  • Luan César da Costa
  • 2 de jul.
  • 1 min de leitura

Hoje fazem 525 anos da fundação institucional de um país chamado Brasil e eu não ouvi falar sobre o assunto na grande mídia. Eles não lembraram nem para falar mal dos portugueses.

Enfim, deveria ter sido uma data para refletir sobre o nosso país.


Por quê não houve um descobrimento em 22 de abril?

Os europeus na verdade conheciam uma terra tropical parecida com o Brasil desde a Idade Média: São Brandão descobriu uma ilha tropical perdida no Oceano Atlântico chamada Hy-Brasil e depois os portugueses batizaram de Brasil uma terra tropical que inicialmente eles pensavam que era uma ilha. Por isto eles batizaram uma árvore com tinta vermelha de pau-brasil.


Onde o Brasil foi fundado?

Algumas teorias dizem que em vez de ter sido avistado o Monte Pascoal, foi avistado o Pico do Cabugi no Rio Grande do Norte.

Quando viajei para o Rio Grande do Norte, eu ao contrário dos meus colegas de excursão escolar, fiz questão de observar o Pico do Cabugi para ver se esta teoria faria sentido. É o ponto mais alto nos arredores da rodovia federal BR-304 que começa no Ceará e termina em Natal/RN, mas não faria sentido ser este monte porque ele é distante do mar.


O feriado deveria ser no dia 22

Deveria ter sido feriado o dia da fundação (independentemente se o leitor acha que foi invasão, descobrimento ou outra coisa) do Brasil em 22 de abril, faria mais sentido do que o dia 21 de abril que os republicanos pegaram em memória do dentista Tiradentes que morreu pela independência da então capitania de Minas Gerais - não contando com o resto do Brasil.

Posts recentes

Ver tudo
Comentário esportivo de 27 de abril

No gol da virada a torcida do Liverpool continuou sentada como se nada tivesse acontecido. O húngaro Gakpu fez o 3° gol do Liverpool e...

 
 
 

Comentários


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page