Onde está a maior parte do público da TV aberta brasileira?
- Luan César da Costa
- 20 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Algumas pessoas que não têm mais o costume de assistir TV perguntam: mas quem assiste TV aberta hoje em dia? Quem é muito pobre é audiência garantida, além dos idosos e da Geração X nascida nos anos 1960 e 1970. Vamos ler:
Classes D e E
As classes D e E estão escondidas nas partes pobres das cidades e nas zonas rurais do Brasil e como infelizmente a maior parte deles não têm acesso à internet, lá as novelas das 8h/9h como "Renascer" e das 6h da noite como "No Rancho Fundo" - ambas são da Rede Globo - ainda têm audiência garantida; programas policiais locais e nacionais como "Cidade Alerta" apresentado por Luiz Bacci na Rede Record, "Brasil Urgente" da Rede Bandeirantes (Band) onde estava até junho o chatíssimo Datena e "Aqui Agora" (atualmente este clássico do sensacionalismo voltou ao ar com o nome "Tá na Hora" e é apresentado por Marcão do Povo) do SBT ainda são bem assistidos justamente porque são voltados para os mais pobres e o "Jornal Nacional" da Rede Globo ainda é a principal fonte de informação.
Não é a toa que a visão de mundo deles é justamente a que a Rede Globo exibe: no ano passado eu vi uma reportagem do "Globo Esporte" que mostrou um garoto pobre de Belém do Pará que andou a pé escondido dos pais para assistir um jogo das Eliminatórias para a Copa do Mundo que a Seleção Brasileira de Futebol jogou no Estádio Mangueirão da cidade dele e o objetivo dele era tirar uma foto com o craque inventado na rede da família Marinho: o Richardson, o menino acreditava piamente que este jogador medíocre é um craque. Eu senti dó porque ele não tem TV paga para poder ver o baixo nível desse jogador na Inglaterra.
Alguns idosos
Alguns idosos ainda assistem pelo hábito; mas se um idoso conhecer o que a internet pode oferecer, vai diminuir o uso da TV.
Quase toda a Geração X
Eles ainda assistem pelo hábito, tanto que a maioria dessa geração ainda confia na grande mídia.
Comentarios