top of page

Obituário: Alan Neto "Trem Bala", o meme do velho que gritava girando o dedo

  • Luan César da Costa
  • 4 de abr. de 2024
  • 15 min de leitura

Atualizado: 5 de abr. de 2024

-Tá no Ar, tá no mar, tá no mar, tá no mar, tá no mar! No ar, aqui e agora: Trem Bala. Um programa livre, imparcial e independente.

-Como diz a minha musa Betty Davis: -Apertem os cintos, vem aí muita turbulência! Parte Trem Bala, Parte Trem Bala, Parte Trem Bala, Parte Trem Bala, Parte Trem Bala!

-É uma pândega! - situação decepcionante

-Bombas de mil megatons.

-Tira dúvida ou bota dúvida?

-Rápido no gatilho!

-Venha de lá. Alô, Miguel! Alô, Miguel! Alô, Miguel! Alôôôô, Miguel! Cadê vocêêê, Miguel? - chamada para os setoristas, no exemplo temos Miguel Júnior, setorista do Fortaleza

-Cadê meu alô, Trem Bala? Cadê meu alô, Trem Bala? Cadê meu alô, Trem Bala? Cadêêêêê meu alôôôô, Trem Bala?

-Viraaando a página...

-Encarte especial.

-Verdade e credibilidade.

-Preâmbulo.

-Se o futebol cearense não existisse, ele teria de ser inventado.

-Viuvinha da mata do além.

-Olha o deeeeeeedo do Trem Bala! E gira, gira, gira, gira, gira... e gira mundo, terras, mares, gira é tuuudo, hein, Trem Bala! Passe adiante, Régis Medeiros! - produtor do programa

E depois desses bordões, o encerramento com palmas. Notícias em 1. mão que eram as "bombas de mil megatons", eventuais mentiras plantadas, às vezes falando gritando e odiando férias apesar de recessos e na época do Canal 5: férias forçadas.

Comentaristas sem papas na língua e na rádio as vinhetas mais diferentes do rádio:

-Trem Bala, [esqueci uma parte], além da imaginação, na velocidade do som, da luz, das estrelas... Trem Bala é Alan Neto.

-Aqui é proibido dizer mentira.

Até sua morte foi o colunista de jornal mais lido do Ceará e Ciro Gomes em entrevista no velório disse que ele sabia brincar com o português. Ele realmente tinha algum grau de erudição e assim como o seu irmão Sérgio, era bem inspirado no cronista Nelson Rodrigues, que também escrevia sobre política e esportes e às vezes dizia também ser inspirado no jornalista Armando Nogueira que era cronista e chefe do jornalismo da Rede Globo. Um dia desses na TV Ceará - canal 5, ele estava perguntando: -Você já leu Dom Quixote? E fazendo umas coisas sobre este livro de vários volumes.


Alguns apelidos para a família dele:

Betty Davis - a cantora de rádio Ivonilde Rodrigues e esposa dele, não é um apelido referente à atriz de cinema dos Estados Unidos;

Gotinha d'Água - filha, a psicóloga Alana Rodrigues

e Júlia Cherim - neta.

Alguns apelidos para comentaristas:

"Homem Mau" e "Vavá Maravilha" - o radialista e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Mossoró no Rio Grande do Norte Evaristo Nogueira;

Bom de Bola - o radialista negro do Maranhão Renílson Sousa que brigava com o "Homem Mau" em alguns memes da internet;

Nariz de Palhaço - o falecido narrador Moacyr Luiz Dreher;

Gogó de Ouro - radialista;

Bom Baiano - o baiano Jota Lacerda

e "Garoto de Ouro" - o último da lista de comentaristas defensores ferrenhos do Fortaleza foi Liuê Góis.

Alguns apelidos para outros:

"Secretário Sorriiiso" - Eudes Lima, secretário da prefeitura de Fortaleza durante a gestão de Luiziane Lins (PT).


Torcida

Ele torcia para o Fortaleza apesar dele dizer que torcia para o Ferroviário e segundo os mais antigos, para o Calouros do Ar na época em que este time existia; seu colega Sebastião Belmino também diz ser torcedor do time menor para manter audiência e na verdade torce para o tricolor. Alan também tinha apreço pelo Flamengo porque os outros times do Eixo Rio-São Paulo eram chamados pelo nome e o rubro-negro era chamado principalmente de "Mengão".


Ex-comentaristas

Os comentaristas apareceram ao longo do tempo para manter a audiência do programa apesar das preferências dele.

Torcedor do Ceará:

Sérgio Ponte - irmão de Alan, vice-diretor editorial do Grupo O Povo, torcedor do Ceará e amigo pessoal de Luiz Felipe Scolari e Milton Neves.

Torcedores do Fortaleza:

Bruno Formiga - atualmente na emissora TNT, ex-membro dos antigos canais Esporte Interativo e torcedor dos mesmos times que seu ex-diretor: Fortaleza e Flamengo.

Homem Mau - atualmente é o principal membro do programa "TVC Esporte Clube" colocado no lugar do "Trem Bala" na TV Ceará - a TV educativa do governo cearense exibida no canal 5. Ele fazia o papel de "narrador torcedor do Fortaleza" apesar de ter sido presidente do maior time da cidade dele: o Baraúnas durante o vice-campeonato do Rio Grande do Norte em 1980, segundo Sérgio Ponte numa edição do "Trem Bala" na TVC, ele roubou dinheiro da Câmara de Vereadores que ele presidia para o time dele e do Vasco devido ao tratamento especial que ele dá para o time carioca; mas durante as ausências do apresentador titular, ele se disfarçava de torcedor do Ceará para agradar o apresentador reserva Sérgio Ponte que se irritava com o puxa-saquismo do seu colega. Este personagem seria interpretado na edição local do programa "Esporte Total" da TV Jangadeiro, então afiliada da Rede Bandeirantes (Band) na década de 1990 e não foi ao ar.

Negros dos estados mais negros do Nordeste - por serem de fora, muitas vezes eram as vozes de equilíbrio e críticas ao Fortaleza:

Renílson Sousa - maranhense atualmente no programa "TVC Esporte Clube" da TV Ceará - canal 5 e Jota Lacerda - este baiano de Salvador torcedor do Vitória apareceu algumas vezes nesse papel, atualmente ele está na Rádio Assunção.

Neutros:

Fernando Graziani - um paulista torcedor do São Paulo que há muitos anos é oficialmente o diretor de esportes do Grupo O Povo: o jornal mais lido do Ceará: O Povo, a Rádio O Povo CBN FM 95.5, a Rádio O Povo CBN AM 1010, a Tempo FM 103.9, a Nova Brasil FM Fortaleza, a TV O Povo - canal 48 etc. Mas na prática, ele era subordinado à Alan.

Narradores torcedores do Fortaleza - os comentaristas preferidos de Alan:

Jussiê Cunha - quando ele trabalhava na TV Diário, foi achada uma foto antiga dele na rádio de Aracati (a terra-natal dele) vestido com uma camisa da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) e graças à pressões de torcedores do Ceará na internet, ele foi demitido e segundo o próprio Alan Neto, foi ele quem o acolheu na sua emissora na época, a retransmissora cearense do SBT TV Jangadeiro e depois da saída do "Trem" desse canal, Jussiê herdou a diretoria de esportes do Sistema Jangadeiro e daí saiu a publicidade da final da Copa Sul-Americana do ano passado apagando o nome Ceará do mapa dos estados e colocando o nome Fortaleza;

Bruno Balacó - eu li uma pesquisa acadêmica feita por ele em 2019 sobre as transmissões de futebol em emissoras de rádio que eram espelhadas nas redes sociais, este é um dos piores sujeitos que ele revelou: ele sabe não fazer pesquisas e não sabe escrever direito;

Nariz de Palhaço - Moacyr Luiz Dreher;

Gogó de Ouro - de Alto Santo - cidade no sertão do Ceará -, mas atualmente numa rádio de Tianguá - cidade serrana do Ceará;

Oswaldo Azim - ex-presidente do Fortaleza crítico à atual administração do seu time, substituiu Renílson Sousa e o comentarista negro na época do Covid-19;

Liuê Góis e Alessandro de Oliveira - os últimos só apareceram na última versão do programa na Rádio O Povo CBN AM 1010, no canal do YouTube "O Povo Online" e provavelmente em algum canal de TV local menor.

A Bela - surgiu no programa "Esporte Total" (atualmente este programa se chama "Futebolês") da TV Jangadeiro exibido nos anos 1990 segundo o próprio Alan para não espantar a audiência:

Fabiana Kaczan - do programa "Jangadeiro Esporte Clube" (o nome desse programa lembra Fortaleza Esporte Clube) da TV Jangadeiro

Daniela Nogueira - do começo da fase da TV O Povo

e Germana Pinheiro - repórter da fase da TV O Povo e da fase do Canal 5.

Outros:

Ciro Câmara - no encerramento do programa de ontem, a última notícia a ir ao ar nesse programa havia sido uma indicação de um documentário desse ex-comentarista para um prêmio internacional para documentários de futebol chamado Cinefut.


Repórteres humorísticos:

Miguel Júnior - setorista do Fortaleza desde 2001 segundo depoimento dele na edição de despedida do "Trem Bala", ele tem uma entonação fortemente de radialista e é tão radialista que sua fala é engraçada e parece ser vinda de um programa de humor: ele troca a letra u pela letra o e portanto chama os jogadores do elenco atual do Fortaleza Hércules de "Hércoles" e Cusevic de "Cosevic". Em aparições gravadas no celular, ele aparecia gravando no meio da rua e em casa aparecia num terraço estando ao lado de vários fios de postes.

Horácio Neto - repórter sonso que cobre o Ceará que sempre aparece com cara de sono e que levava broncas do "Trem Bala" porque ele não olhava para a câmera.


O lado político

Alan Neto ao longo do tempo passou também a comentar política e era de esquerda, mas geralmente apoiava por décadas todos os governadores do Ceará como Virgílio Távora, Plácido Abelardo Castello, Adauto Bezerra, Gonzaga Mota, Tasso Jereissati, o amigo pessoal de longa data Ciro Gomes, Lúcio Alcântara, Cid Gomes, Camilo de Santana e todos os prefeitos de Fortaleza como Lúcio Alcântara, Ciro Gomes, Juracy Magalhães, Antônio Cambraia, Luiziane Lins, Roberto Cláudio Bezerra e José Sarto Nogueira. A elite econômica cearense e a elite política são amigas há décadas.

Devido à sindicalização obrigatória dos jornalistas imposta em 1965 pelo presidente nascido em Fortaleza Castello Branco, Sérgio Ponte já contou no programa "Trem Bala" que começou a presidir a Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (APCDEC) em 1966 e teve colegas nessa associação como o radialista e amigo pessoal deles Aderson Maia.

Apesar dele elogiar regularmente na rádio o secretário Eudes Lima da ex-prefeita Luiziane Lins, elogiar regularmente Camilo de Santana - que segundo Alan Neto, deu um horário na TV pública - como "o melhor governador do Brasil" e fazer um discurso logo após a eleição de Elmano de Freitas elogiando o atual governador; na época da cassação de Dilma Rousseff fez um discurso dizendo que o impeachment foi certo porque ela não tinha habilidade para governar e disse no horário da TV pública dado pelo petista Camilo de Santana "Bolsonaro fala o que o povo quer ouvir". Ou seja, ele geralmente elogiava os políticos locais, analisava a política nacional e internacional e falava sobre outras grandes notícias de impacto. Na década de 1970 ele tinha um programa de rádio só para isto: "A Bronca é Livre" que depois passou a ser resgatado às vezes como um quadro no rádio e na TV e depois passou a falar estas coisas na coluna "Vale Tudo" nas edições de domingo do jornal "O Povo".

Em 2022 Alan Neto e Sérgio Ponte criticaram o secretário estadual de Esporte e Juventude Quintino Vieira devido aos frequentes apagões em jogos da Série A no Estádio Castelão.


Diretor editorial

Ele moldou o jornalismo esportivo dos jornais O Povo - que cresceu como o jornal da reacionária União Democrática Nacional (UDN), dirigida no Ceará por Paulo Sarasate - e Diário do Nordeste e das TVs Verdes Mares, Jangadeiro e O Povo.

Além de ser o mais polêmico, ele preenchia o jornal mais lido do Ceará: "O Povo" com reportagens alinhadas aos pensamentos pessoais dele dando espaço à esquerdistas nacionalistas e petistas, à Igreja Católica e aos espíritas. Exemplos: por muitos anos os classificados "Anúncios Populares" tiveram nas últimas páginas dedicadas aos serviços de prostituição a Oração do Menino Jesus de Praga, a Oração de Nossa Senhora das Graças e mensagens espíritas - todas as 3 eram as devoções pessoais do apresentador - e a Oração da Imaculada Conceição colocada pelo tradicional Colégio da Imaculada Conceição.


O que o povo achava de Alan?

As pessoas da cidade tinham respeito, raiva do jornalista ou alguns apesar da raiva lia ou ouvia o que ele falava porque ao contrário dos radialistas policiais e de outros radialistas esportivos como Sebastião Belmino e Wilton Bezerra, não dava para simplesmente ignorar porque ele era um colunista direto e sem meias palavras: ou ele soltava muitos elogios ou ele dizia logo que não gostava; mas depois que ele morreu, os comentários foram de solidariedade apesar de no passado haverem campanhas de torcedores do Ceará na Internet que apareciam de vez em quando por muitos anos dizendo para não ouvir e não assistir os programas esportivos das emissoras da cidade. Aquele canal de 2 sujeitos que se dizem torcedores do Ceará no YouTube "Bora pro Racha" fazia campanhas para seus espectadores não assistirem programas esportivos e só assistirem eles, mas volta e meia eles diziam que estavam se informando pelo repórter do "Trem Bala" Horácio Neto e houve uma campanha em 2010 na rede social Orkut chamada "Boicote Sistema Verdes Mares e O Povo" porque na época a TV Verdes Mares, uma parte da TV Diário, a TV Jangadeiro que exibia o Alan Neto e o programa "Trem Bala" da Rádio O Povo AM CBN 1010 menosprezavam a participação do Ceará na Série A de 2010 enquanto o Fortaleza estava na Série C.

Em 30 de junho de 2022, a edição do programa "Trem Bala" na TVC só falava sobre o que o Alan chamava "A rasteira que o Ceará levou" que foi a contratação do atacante Thiago Galhardo, ex-jogador de Ceará e Internacional, pelo Fortaleza: meia hora falando só disso; no começo do 3. bloco Renílson Sousa perguntou "Vai falar de outra coisa não?"; Sérgio Ponte disparou a falar sobre a principal notícia esportiva local do dia que foi a vitória do Ceará contra The Strongest da Bolívia na grande cidade mais alta do mundo: La Paz, um placar muito raro para um time brasileiro por causa do ar rarefeito causado pela altitude e até o final do programa prosseguiram os "alôs" para os amigos de Alan.

De qualquer forma, este programa passou até os seus últimos meses gerando repercussão.


Trabalhos

Ele nasceu em Senador Pompeu, mas às vezes dizia que nasceu em "Umarizeira das Lages": Umarizeira e Lages são 2 distritos próximos no município de Maranguape onde ele morou por 8 anos e onde nasceu Sérgio Ponte.

Começou como repórter amador de esportes a partir de 1955 na Rádio Iracema e nessa época foi repórter por um pouco tempo no jornal "O Estado".

Depois na Rádio Iracema assumiu o programa "Esporte no Ar" que dando "bombas de mil megatons", alguns boatos e notícias na metade e em pouco tempo passou a ter anunciantes, audiência e 5 grandes patrocinadores da cidade.

Pouco tempo depois passou a se chamar Alan Neto, pôs no programa o nome "Superlativo Programa do Alan", passou a ter 1 hora completa e ficou conhecido na cidade desde então. Nessa época teve uma coluna sem leitores na extinta "Gazeta de Notícias" e posteriormente passou a escrever no jornal "O Povo".

Segundo ele próprio disse na TV Ceará - canal 5, fez campanha na rádio queria trocar de lugar os projetos do Estádio Castelão que teria um espaço menor no Bairro de Fátima e da Rodoviária de Fortaleza que seria no bairro Mata Galinha, na época um bairro afastado da cidade. Mas ficou decidido que o Estádio Castelão ficou no Mata Galinha e a Rodoviária ficaria no Bairro de Fátima.

Em 1972 provavelmente na ocasião da milésima partida jogada por Pelé que foi vencida pelo Ceará deu sua principal "bomba de mil megatons" que foi o anúncio da aposentadoria do Rei do Futebol da Seleção Brasileira.

Posteriormente ele apresentou seu programa na Rádio Assunção e na AM do Povo onde ele ficou até sua morte.

Alan Neto visitou o falecido apresentador Flávio Cavalcanti e com base nos participantes daquele programa; montou os personagens teatrais "torcedores do Fortaleza", "torcedor do Ceará", "equilibrado" etc.

Em 1981 - ano da inauguração do Diário do Nordeste - foi montar este jornal junto com o posterior dirigente do Fortaleza Sílvio Carlos, com os colunistas sociais Lúcio Brasileiro e Regina Marshall e esteve na Rádio Verdes Mares e na TV Verdes Mares.

Posteriormente seu "Confidencial" - versão televisiva da sua coluna de jornal - foi parte dos programas que ele apresentava "Esporte Total" na década de 1990, "Jangadeiro Esporte Clube" na segunda metade dos anos 2000 e entre 1998 e o início dos anos 2000 foi um programinha de 5 minutos por volta do meio-dia - todas estas exibições foram na TV Jangadeiro durante as afiliações às redes Bandeirantes e SBT.

O "Trem Bala" em abril de 2002 começou como o cadastro dos ouvintes fiéis do "Superlativo Programa do Alan".

O programa só veio a se chamar "Trem Bala" em 2003 para fazer menção ao maior clube de ouvintes do Ceará - alguns posteriormente ganharam camisas - e foi o programa de rádio com mais ouvintes fiéis no Ceará: muita gente conhece ou conheceu parente ou vizinho que ou ouvia e assistia este programa todo santo dia há muitos anos, o que não acontece com outros radialistas novos e longevos. Nessa época também chegou o radialista e apresentador de televisão maranhense Renílson Sousa que posteriormente passou a brigar com o "Homem Mau".

Em 2011, ele voltou a ter um programa só dele na TV O Povo - canal 48 e já idoso, passou a ter um programa mais livre tal qual seu programa de rádio e a partir daí, passou a contar com o "Homem Mau" gritando e com o apresentador girando o dedo. O programa além da transmissão no fim da tarde, passou a ser transmitido ao meio-dia na Rádio O Povo CBN AM 1010, ao longo do tempo passou a ser exibido no YouTube e na TV Esporte Interativo para as parabólicas e para algumas emissoras abertas afiliadas devido ao sucesso das discussões humorísticas televisionadas numa época em que os programas de humor estavam saindo da TV aberta, todas estas transmissões saíram do ar em janeiro de 2017 devido à crise econômica.

Entre 5 de junho de 2017 e 25 de agosto de 2023, o programa foi apresentado na TV Ceará - canal 5. Aliás, não confunda a TV do canal 5 com a TV Ceará - canal 2 que era dos Diários Associados e transmitia a TV Tupi, o canal 2 voltou ao ar como TV Manchete e hoje é da RedeTV! e o canal 5 se chamava TV Educativa do Ceará. Lá, o programa assim como os outros programas locais, não tinha edições nos feriados e tinha férias, o que irritava o apresentador que na Quarta-Feira Santa de 2022 disse que tentou apresentar o programa nos feriados da Semana Santa - o que ele não conseguiu.

Depois da suspensão do programa na época do Covid-19 entre março e agosto de 2020, o programa voltou a ser transmitido no YouTube e passou a ter trechos compartilhados nas redes sociais em forma de memes: gritos do "Homem Mau" seguidos do apresentador girando o dedo e brigas entre o "Homem Mau" e Renílson Sousa. Nessa época, as brigas aumentaram devido ao sucesso das mesmas e o apresentador passou a fazer mais cenas cômicas, se tornando mais humorístico do que nunca.

O youtuber Casimiro Miguel, que depois passou a se chamar "Cazé TV", fez um vídeo do programa que ele conheceu quando trabalhava na Esporte Interativo e ele disse que dava muitas gargalhadas assistindo na sala do controle-mestre do canal e classificou a atração esportiva como um "programa humorístico" fazendo alusão à fama do Ceará como a terra do humor. O jornalista e excelente imitador - 2 características que eu também tenho - Magno Navarro fez uma matéria no seu programa "Tá na Área" da SporTV sobre o programa e fez uma imitação de Alan Neto, aliás, ele assim como eu, é um excelente imitador de uma das figuras públicas mais imitáveis do Nordeste. O programa também ganhou matérias especiais no UOL e na ESPN Brasil.

Devido ao sucesso, o apresentador Danilo Gentili convidou o "Homem Mau" para o seu programa de entrevistas "The Noite" exibido no SBT, dizem que esta edição do programa liderou a audiência em Fortaleza.

Nessa fase, voltaram os comerciais ao programa de TV apesar do programa dele ser campeão de anúncios no rádio AM e se revezavam comerciais chatos e/ou ruinzinhos:

-Caiu, tropeçou, Overtraining! Bateu, machucou, Overtraining!

Na pancada e no machucado: Overtraining é um alívio imediato!

Sentiu a musculaçããão? Overtraining é a solução!

Elimina a dor e melhora a circulação! Overtraining! Overtraining!

Overtraining é o resultado que você quer ver, é a Corpo Dourado cuidando de você!

Numa época, este comercial só mostrava os produtos em cima da mesa sendo mostrados rapidamente e depois, mostravam imagens da internet que mostravam pessoas parecidas com os comentaristas da época Sérgio Ponte e Germana Pinheiro.

Tinha também o comercial da construtora local Marquise - que é dona da emissora que retransmite o SBT em João Pessoa/PB - que mostrava esta música chata leve:

M de melhor coisa não há, do que ter meu canto pra chamar de lar!

E viver e sorrir, agora tenho o meu espaço pra curtir!

MLar, minha casa!

MLar era uma nova marca do Marquise especializada em torres de apartamentos. Alan era amigo pessoal do dono desse grupo.

Um comercial da Santana Textiles - grande indústria têxtil que manteve o Fortaleza na Série A em 2003, 2005 e 2006 - que não tinha narração, apenas música e só depois passou a ter narração.

Este compilado de memes é ilustrativo da fase do programa como meme:


Em meados de 2023, o Grupo O Povo decidiu voltar a ter o controle do programa para si e assim um soberbo "Homem Mau", Renílson e Germana Pinheiro permaneceram na TV Ceará - canal 5 apresentando uma versão diária da mesa-rendonda dominical "TVC Esporte Clube" e o programa se remontou com a volta de Jota Lacerda e um comentarista fraquíssimo chamado Liuê. Foi um prenúncio da morte do programa.

Neto faleceu de pneumonia, doença que ele demonstrava ter desde 2022 na TV Ceará - canal 5.


O futuro do "O Povo"

"O Povo" colocou no lugar pelo menos provisoriamente uma mesa-redonda similar, mas agora que o seu diretor editorial morreu, está livre para ser como os seus concorrentes Grupo Edson Queiroz, Grupo Cidade e Sistema Jangadeiro: ser comandado editorialmente por millenials (nascidos entre 1981 e 1996) defensores do capitalismo que eles chamam de "acordado" (woke) que não toleram nenhuma crítica aos governantes devido à dependência do dinheiro do governo cearense e da prefeitura de Fortaleza; parar as máquinas e deixar de imprimir jornais impressos assim como fez o "Diário do Nordeste"; voltar a ter uma editoria de polícia; apresentar na rádio AM 1010 que está buscando migração para o FM uma programação "popular" com muito sertanejo universitário e um pouco de forró eletrônico e pagode e voltar a apresentar programas policiais. O "Trem Bala" não gostava de apresentar notícias policiais apesar de ter que apresentar de vez em quando notícias sobre as torcidas organizadas e não gostava de músicas modernas - ele lendo uma mensagem da prefeitura de Aracati para o São João de 2022 chamou a dupla sertaneja Maiara & Maraísa de "Maiara & Maraíba" e não conhecia o nome dessa dupla.

Pois é, eles estão mais para voltar a apresentar um noticiário digno do antigo jornal popular deles "Hoje" e do "Jornal da Rua" do "Diário do Nordeste" - jornais extintos que eram publicados no fim da década de 1990 - do que ter um noticiário de qualidade.


Algumas amizades

O ex-ministro, ex-governador do Ceará e ex-prefeito de Fortaleza Ciro Gomes; o também polêmico jornalista esportivo Milton Neves do antigo programa "Terceiro Tempo" e o treinador do pentacampeonato da Seleção Brasileira em 2002 Luís Felipe Scolari.


Bibliografia:

Posts recentes

Ver tudo
Brasil com medo da Argentina

Desde o jogo Brasil 7x1 Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014 realizada no Brasil, o Brasil não tinha sido goleado. Tirando...

 
 
 

Comentarios


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page