Obituário: Abílio Diniz e a cidade onde seus negócios tiveram mais sucesso: Fortaleza
- Luan César da Costa
- 19 de fev. de 2024
- 3 min de leitura
Em 1948 Abílio Diniz e seu pai: o imigrante português Valentim Diniz inauguraram a Doceria Pão de Açúcar, em 1959 inauguraram o 1° Supermercado Pão de Açúcar e em 1971 foi inaugurado o 1° Jumbo Pão de Açúcar no ABC Paulista - posteriormente chamados Extra Hipermercados.
O jovem empresário descendente de libaneses Tasso Jereissati foi até São Paulo pedir para Abílio Diniz abrir uma loja no 1° shopping cearense, o Center Um e assim foi feito - vale lembrar que Recife e capitais estaduais próximas já tinham a rede Bompreço; Salvador tinha a rede Paes Mendonça e Fortaleza tinha supermercados, mas era terreno a ser explorado.
Abílio inaugurou o 1° hipermercado do Ceará: o Jumbo Pão de Açúcar inaugurado junto com o 1° shopping do Nordeste: o Center Um de Tasso Jereissati em 1974 quando o empresário filho de portugueses trouxe um elefante para Fortaleza. O leitor já viu uma inauguração tão barulhenta quanto esta? 2 entes que trazem o progresso onde chegam junto com um animal gigante da África?
Em 1980 foi comprado o Mercantil São José, que incluiu por exemplo o prédio do atual Shopping Metrô no Centro. Eu procurei um texto que eu vi não lembro onde que apesar de mal escrito mencionava os supermercados extintos de Fortaleza nas décadas de 1970 e 1980 e a maioria deles foi comprada pelo Pão de Açúcar.
Em 1989 guerrilheiros comunistas argentinos, chilenos, canadenses e um brasileiro cearense nascido em Juazeiro do Norte sequestraram Abílio em São Paulo e depois de greve de fome esquerdistas ligados à área de Direitos Humanos pediram para mandar os estrangeiros de volta aos seus países de origem e protestaram pela condenação de 28 anos de prisão para cada um dos sequestradores.
Em 1999 foi inaugurado o Extra Hipermercado do Shopping Iguatemi Fortaleza - a rede de shoppings Iguatemi também é de Tasso Jereissati.
Em 2000 foram comprados os 9 principais supermercados São Luiz pelos Supermercados Pão de Açúcar.
Não tem a ver diretamente com ele, mas o fim do Mercantil São José em 2006 foi com corte de energia graças à concentração do setor de supermercados e hipermercados ampliada pelo falecido empresário paulista.
Abílio além de patrocinar as corridas de rua de Fortaleza, foi campeão brasileiro de polo aquático e admitiu em entrevista ao podcast Flow feita em 2021 que financiou o surgimento de políticos como a deputada federal Tábata Amaral (PDT/SP) em um instituto. Ela defende por exemplo a taxação de grandes fortunas, uma política defendida por empresários super-ricos que não seriam muito afetados.
Os Extra Hipermercados até a sua compra pelo Assaí tinham 5 hipermercados: na Av. Aguanambi (Joaquim Távora, atual Pão de Açúcar), na Av. dos Expedicionários (Montese, atual Assaí), no Shopping Iguatemi (Salinas, atual Pão de Açúcar), na Av. Sen. Fernandes Távora (Jóquei Clube/Parangaba, atual Assaí) e na Av. Mister Hull (Antônio Bezerra, atual Assaí); todos inaugurados antes da venda permanente do Grupo Pão de Açúcar para o francês Casino. O Extra era marcado pelas fortes promoções-relâmpago de produtos encalhados próximos à data de validade que precisavam ser vendidos para não terem prejuízo; pelas promoções regulares; pelo locutor de feira que anunciava promoções; pelos produtos diferentes e bons que oferecia perto de casa e pelas lojas anexas como perfumarias, casas lotéricas, lanchonetes, farmácias, caixas eletrônicos e outros assim como ofereciam Hiper Bompreço e Carrefour - este último ainda continua em operação como dono de Atacadão, Sam's Club e com seus hipermercados em estados vizinhos como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas que são estados mais pobres do que o Ceará.
Esta cena foi no encerramento de um hipermercado Extra em Fortaleza, uma das últimas promoções-relâmpago deles foi parar num telejornal da Rede Bandeirantes (Band):
Lula disse depois que Abílio morreu que teve prazer em chamá-lo de amigo e de conversar sobre o Brasil.
Bibliografia:
Comments