O potencial do turismo em Fortaleza e no Ceará
- Luan César da Costa
- 8 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Não é porque eu sou cearense, mas é reconhecido por muita gente de São Paulo e do Rio de Janeiro que o Nordeste brasileiro e o Ceará têm uma grande vocação turística: para os cearenses e pessoas do estado vizinho do Piauí têm opções como a serra de Ubajara, a serra de Baturité onde fica Guaramiranga e as belíssimas praias com dunas vistas em novelas - uma novela gravada no Ceará chamada "Tropicaliente" com algumas cenas gravadas num hotel que eu visitei foi paga pelo então governador do Ceará Ciro Gomes e fez sucesso na principal rede de televisão da... Rússia - e em outros programas da Rede Globo que tem entre 60% e 80% da audiência da TV aberta brasileira como "Caldeirão do Huck" e "No Limite" - a versão brasileira do programa norte-americano "Survivor".
Temos um hotel de luxo que eu visitei chamado Parque das Fontes a cerca de 100 km de Fortaleza onde sempre se hospedam figuras públicas brasileiras como atores, empresários, cantores, jogadores, políticos e até padres e não existe só a famosa praia de Jericoacoara, mas várias praias similares como a própria Praia das Fontes onde está o Hotel Parque das Fontes. Ou seja, os prefeitos de Jericoacoara são muito bons em propaganda porque as únicas formas de chegar na famosa praia distante de Fortaleza são andando num buggy ou andando nas dunas, não tem estrada. Ou seja, só tem areia.
Fortaleza é uma cidade de 2,4 milhões de pessoas e uma metrópole de 3,5 milhões de pessoas segundo o Censo de 2022 do IBGE, ou seja, comparando com estatísticas internacionais hoje tem população maior que Barcelona (Espanha) e Nápoles (Itália) e quem atrai mais turistas? Ou seja, se a cidade espanhola é destino turístico por causa das obras de Idelfonso Cerdà, Antonio Gaudí e da história; nós temos as praias.
As associações hoteleiras e turísticas fizeram muita coisa pelo turismo local pressionando os últimos governadores, mas falta uma promoção privada conjunta e firme para o turismo local como um todo e não isolada em Fortaleza, no Beach Park e em poucas praias.
Em quem o aeroporto de Fortaleza deveria se inspirar? No aeroporto de uma metrópole de tamanho similar no país que mais desenvolveu a aviação: Minneapolis nos Estados Unidos, como infelizmente o aeroporto brasileiro é concedido a uma empresa privada alemã chamada Fraport a vantagem é que uma cooperação entre os 2 aeroportos é mais fácil.
Em breve como presente de fim de ano aos leitores um engenheiro de aviação formado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) vai ser entrevistado por este jornalzinho querido por defender o crescimento da aviação brasileira e vamos conversar sobre este assunto.
Comments