top of page

O medíocre Ceará na Série B em 2024 e a derrota do futebol feminino

  • Luan César da Costa
  • 29 de jul. de 2023
  • 4 min de leitura

Ceará 1x1 Ituano - Castelão, ontem, 19h

O Ceará só tinha Erick e o goleiro Bruno como jogadores e assim levou o empate contra o Ituano com um gol do persistente Wesley Pomba.

É hora de pôr a viola no saco, acabou, em 2004 é Série B de novo.

Eu lembro que em 2006 o Vasco estava na Série B e a torcida do Ceará ficou matutando porque o adversário era um fraco Vasco, lotaram o estádio na época.

É assim mesmo, mas antes morrer na Série B do que ir para a Série C 15 vezes, me conformei novamente.

E o pessoal que se contenta com essa porcaria chamada Copa do Nordeste aplaudiu a entrada do Clebão e vaiou Erick, eis a torcida masoquista que temos e é porque eu não contei dos sabidos defeitos da maioria dos brasileiros... e nem quero contar.

-Ora, mas Luan César, nós nordestinos somos tão esquecidos, humilhados por aqueles sulistas, nós não podemos conquistar títulos de expressão porque eles são para paulistas e cariocas porque eles são ricos, a CBF não quer e a Globo não deixa.

Temos que nos contentar com migalhas porque somos pequenos?

Eu fiz uma pesquisa do Censo e vi que a Região Metropolitana de Fortaleza ultrapassou a de Porto Alegre, terra de Grêmio e Internacional.

-Ah, mas os gaúchos são ricos porque têm grandes indústrias, tem a Gerdau, tem não sei quem mais...

No dia em que o cearense comum deixar de ser vira-lata de determinados estados, de ser um chato reclamão, de vender voto para quem diz detestar e de viver bajulando políticos como o doutor não sei das quantas, o coronel não sei o quê, Ciro Gomes, Tasso Jereissati, o barbudo do partido vermelho que dá bolsa e umas coisas e o capitão da reserva que usa franja.

Um parêntese sobre o capitão da franja: ele não deu certo como presidente porque a maioria dos seus apoiadores em vez de se organizarem, fazerem leituras, pesquisas, debates, livros, artigos, crônicas e proposições como fazem à esquerda, passaram 4 anos nas redes sociais brigando, bajulando e compartilhando notícias do WhatsApp ou da detestada grande mídia, só gatos pingados fizeram essas coisas.

Mas Luan César, o que política tem a ver com o Ceará? Não é só na política, nós nordestinos temos que procurar ter uma visão adequada do que realmente somos e do que podemos ser, porque se não, nunca iremos ser o que podemos ser em futebol, política, economia, em NADA.

Quem tem um projeto de conquistar uma Copa Sul-Americana - competição feita para times regionais como os de Fortaleza, Recife e Salvador ganharem - sabe se lá quando é o Fortaleza, mas vai ganhar um dia alguma coisa? Não, assim como nunca não ganhou 1 título de expressão, tanto que se gabam de Série B e do pentacampeonato cearense.

Ano que vem eles adotarão o slogan medíocre do medíocre Náutico: - Hexa é luxo... ser hexacampeão de Pernambuco era luxo nos anos 1950 e 1960, mas hoje não é apesar do time do Náutico da época ser um luxo capitaneado por Bita. Um recifense batizou aquelas musiquinhas irritantes para crianças em memória ao Bita: Mundo Bita.

Precisamos saber qual é o nosso papel no mundo e depois daí nós conseguimos ir para a frente na política, no futebol, na economia etc.

Com a cabeça de jegue do presidente do Ceará, o time irá é se afundar na lama em que está e os dirigentes de Sport, Bahia, Vitória, Santa Cruz, Náutico e... Fortaleza que hoje só traz atacantes, também.


Copa do Mundo Feminina: França 2x1 Brasil - Brisbane, Austrália, hoje, 7h

O Brasil tinha condições de ganhar da potência do futebol feminino França, mas perdeu.

Os principais times de futebol feminino na Europa são Lyon, um irmão menos ilustre do mesmo grupo dono do Botafogo, lá da França; Barcelona e os campeonatos inglês e italiano estavam apresentando jogos legais pelo que eu vi no canal ESPN Brasil.

Eles estão bem à frente do Brasil nessa modalidade, ao contrário do que os brasileiros pensam, mas não são imbatíveis, dava para ter vencido.

Uma nota: o Brasil tem a Marta no futebol feminino, mas não é o melhor país na modalidade ao contrário do que pensam aqui.

Tem um filme excelente biográfico que apesar de ter o cantor Seu Jorge e atores brasileiros sendo dublados por ser uma produção norte-americana chamado "Pelé: o nascimento de uma lenda" que está nos arquivos da Rede Globo e do Globoplay que mostra o surgimento do Pelé, nele é mostrada a história real da conquista da Copa de 1958 pela Seleção Brasileira.

O título foi conquistado com a liderança de Paulo Machado de Carvalho que apesar de ter vendido 3 décadas depois a sua criação mais famosa: a Rede Record de Televisão para o Edir Macedo, liderou o jovem Pelé e outros jogadores para a conquista da Copa, acabando com o complexo de vira-latas retratado por Nelson Rodrigues meses antes da Copa e abrindo espaço para a ascensão da Seleção Brasileira e do Pelé, levando o nome do nosso país para o mundo todo.

E a treinadora sueca deixa a Marta no banco, no 1° jogo ela só entrou a pedido da torcida brasileira presente.

Agora que elas não sintam a derrota e vençam a Jamaica no dia do meu aniversário de 20 anos, na próxima quarta porque temos condições de vencer a Copa.

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page