top of page

Melhores e piores do ano dos Fatos do Ceará

  • Luan César da Costa
  • 28 de dez. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de dez. de 2024

Melhores

Colunista: Igor Pires - Diário do Nordeste, Rádio Verdes Mares e TV Diário

Ele foi entrevistado no ano passado e se destaca por eventualmente criticar o governo do Estado por desestimular o turismo e desestimular o crescimento econômico estadual apesar do engenheiro ter me dito que teve 2 textos censurados no Diário do Nordeste porque eram críticos ao governador do Ceará Elmano de Freitas e apesar dele ser de esquerda assim como a maior parte dos militares.

Ele é engenheiro aeronáutico graduado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e pós-graduado na mesma instituição além de ser presidente da Associação dos Engenheiros do ITA do Ceará (AEITA-CE).


Política

Decepção política do ano: Sarto

O prefeito que sairá do cargo em 1° de janeiro em Fortaleza não foi nem para o 2° turno, simbolizando a decadência de Ciro Gomes em um cargo onde seus aliados estiveram por 12 anos.

Surpresa política do ano: André Fernandes

Teve 40% dos votos no 1° turno e continua como o falso bolsonarista que é: prometeu o programa "Merenda Feliz" que daria merenda escolar aos sábados e domingos, mas muita gente preferiu ele por causa das propostas reacionárias.

Gasparzinho do ano: Elmano de Freitas

O governador mal aparece publicamente, consegue ser mais sumido do que o então governador Lúcio Alcântara nos anos 2000 e mostra nas propagandas pela TV que o seu governo é camarada apesar de continuar com as obras do metrô caminhando a passos de tartaruga.

Obras do Metrô de Fortaleza na Praça do Colégio da Imaculada Conceição no começo da Av. Santos Dumont.

Foto: Luan César da Costa. Data: 18 de novembro de 2024.


Piores do ano:

Programa de televisão: TVC Esporte Clube, TV Ceará - canal 5/afiliada à TV Cultura e TV Brasil

O pior programa de televisão que eu conheço: era uma mesa-redonda dominical e a partir do fim de agosto do ano passado, substituiu o clássico programa "Trem Bala" do jornalista Alan Neto em uma versão diária onde a maior parte do programa era composta de torcedores idosos mau educados do Fortaleza mandando áudios e vídeos fazendo piadas com o Ceará. Só em novembro começaram a colocar reportagens quando haviam jogos e atualmente é um programa de entrevistas com atletas irrelevantes da capital do estado.

Reprisar programas antigos da TV Cultura como "Castelo Rá-tim-bum" e "Cocoricó" daria mais audiência e seria um serviço em uma emissora que ninguém assiste e em meio ao oceano de esgoto que são os programas policiais da hora do almoço.

Pior apresentador: Werbert Lemos, TVC Esporte Clube, TV Ceará - canal 5/afiliada à TV Cultura e TV Brasil

Só atrapalha na apresentação do pior programa da televisão brasileira e não ajuda em nada.

Pior apresentador policial: Leal Mota Filho, CETV - 1ª edição, TV Verdes Mares/Globo

Este ex-repórter das TVs Jangadeiro e Verdes Mares é um claro exemplo de que a maioria dos repórteres não serve para ser apresentador de programas jornalísticos ou que se chamem "jornalísticos": é tão carismático quanto uma parede.

Pior programa policial: CETV - 1ª edição, TV Verdes Mares/Globo

A TV Diário que na prática é onde o Sistema Verdes Mares faz programas que a Rede Globo não deixaria a TV Verdes Mares produzir, produzia o pior programa policial da TV cearense: "Rota 22" onde repórteres toscos apresentavam com as piores câmeras dentre as grandes emissoras cearenses as cenas mais sangrentas de Fortaleza. Hoje a Diário não exibe mais programas policiais na hora do almoço porque esta função foi transferida para o "CETV - 1ª edição" que deixou de seguir o ótimo padrão de jornalismo comunitário que Amauri Soares, o atual diretor de programação da Globo, mandou as emissoras da rede implantarem na virada do milênio.

A afiliada cearense da Rede Globo passou a seguir os passos da TV Diário que nós conhecíamos: fundiu as cenas de sangue do "Rota 22" com as pautas do "Diário Regional", um telejornal só com notícias fora de Fortaleza que era apresentado pela jornalista Elba Aquino no horário do "Bom Dia Ceará" da TV Verdes Mares e criaram um programa policial que passa a maior parte do tempo noticiando crimes passionais do interior e matérias sobre assuntos irrelevantes além do quadro "Diversão & Arte" exibido às sextas que mostra as dicas "culturais" de Fortaleza que o povo não quer saber e que não são nada culturais. Como o povo se vê representado nos políticos que apresentam os programas policiais e se vê representado nas reportagens policiais, a afiliada da Globo voltou depois de muitos anos a brigar pela liderança de audiência no horário do almoço reduzindo as entrevistas do diretor da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) Disraeli Brasil e imitando fórmulas toscas da TV Diário e do telejornal local da TV Globo "RJTV".

Posts recentes

Ver tudo
Sobre o julgamento de Bolsonaro

Em dezembro eu fiz um texto dizendo que os bolsonaristas - leia-se militante do ex-presidente Jair Bolsonaro e não entenda como "eleitor...

 
 
 
Brasil com medo da Argentina

Desde o jogo Brasil 7x1 Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014 realizada no Brasil, o Brasil não tinha sido goleado. Tirando...

 
 
 

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page