top of page

Sobre o feriado nacional

  • Luan César da Costa
  • 20 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Pela 1. vez o dia da morte de Zumbi dos Palmares é feriado em todo o Brasil, o que era feriado só em alguns estados como a Bahia e o Rio de Janeiro. É óbvio que negros, homossexuais e índios têm que ter dias no calendário para pensar nos seus respectivos problemas como o racismo da maior parte da elite brasileira contra negros decorrente do preconceito contra os pobres e propor soluções, mas um feriado para os negros faria sentido em Salvador, no Rio de Janeiro, no Recôncavo Baiano e em outros lugares com muita população negra poderia ter sentido; mas nem no sertão baiano e no interior do estado do Rio de Janeiro fariam sentido, quem dirá em uma tribo indígena no interior da Amazônia ou no estado de Santa Catarina que tem poucos negros.

Sobre a elite, alguns ídolos musicais deles são pretos: Milton Nascimento e Djavan são pretos e Caetano Veloso e Maria Betânia vieram do Recôncavo Baiano, uma região predominante negra. E eles têm raiva dos pagodeiros só porque os pagodeiros são ouvidos pelas classes populares.

Ah e o lugar de fala? Os meus avós maternos são negros e a maioria dos brasileiros tem sangue negro.

No Ceará já existe há alguns anos o feriado da Abolição dos escravos em 25 de Março porque o meu estado aboliu a escravidão 4 anos antes do resto do Brasil - um feito heroico do nosso estado - graças a uma campanha feita por Chico da Matilde, mais conhecido como Dragão do Mar. No resto do país, o dia que era lembrado pelo movimento negro antes era 13 de Maio de 1888, o Dia da Abolição.

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page