Goleirões fundamentais, times em ascensão e 15 dias parados por nada e para nada
- Luan César da Costa
- 26 de jun. de 2023
- 6 min de leitura
Ao meu ver para o bem e o progresso do futebol local precisamos de um comentário esportivo conciso, coerente, breve e forte.
Aqui vão os comentários dos jogos de Ceará e Fortaleza e de alguns jogos que eu acho bom dar a minha opinião do Campeonato Brasileiro.
A fraca Série B está ganhando times consistentes e interessantes ao longo do torneio: na manhã-tarde de sábado o Vila Nova consistente em ascensão venceu o Botafogo de Ribeirão Preto na casa do adversário, que demitiu o treinador Adílson Batista.
Atlético Paranaense 2x0 Corinthians, tarde de sábado
O Atlético Paranaense acertou muito ao contratar o futuro jogador de time europeu Vítor Roque, que fez o 1. gol do jogo e foi fundamental para a vitória e o Corinthians, que vinha de vitória contra o fraco Santos, só não levou goleada por causa do experiente goleiro Cássio que salvou o time paulista algumas vezes.
Ao fim do jogo a torcida paranaense estava cantando feliz da vida: o Atlético Paranaense vence mesmo com troca de treinador e o Coritiba anda muito mal.
Intensidade só no 2. tempo: Fortaleza 2 x 0 Atlético Mineiro, noite de sábado
Fortaleza e Atlético Mineiro estavam jogando no 1. tempo com toques de bola para trás porque um estava com medo do outro, mas no 2. tempo - a mesma parte do jogo em que fez o gol da vitória contra o Cruzeiro segundo comentaristas esportivos - o mandante fez 2 gols e controlou o jogo apesar do Atlético só ter se lembrado de atacar na parte final do jogo.
Ainda é cedo para dizer se o Fortaleza está voando - 2. vitória seguida - , só está crescendo e vencendo os jogos pelo menos no 2. tempo, para eles que reclamavam de cansaço e das viagens, a pausa funcionou.
O próximo jogo deles será no meio da semana contra o Palestino do Chile pela Copa Sul-Americana.
Ceará 15 dias parado por nada e para nada: Sampaio Corrêa 1 x 1 Ceará, às 3:30 da tarde de domingo
Antes de falar do jogo, eu acho pertinente falar um pouco sobre a Rede Bandeirantes, que exibe os jogos de domingo da Série B, em vez de adquirir eventos esportivos interessantes ou de criar uma programação interessante inventou novos horários para o futebol brasileiro para aumentar e segurar a sua fraca audiência contra as transmissões da Série A pela Rede Globo: 15h30 e 17h30.
O horário do futebol no domingo à tarde é às 16h, novos horários só servem para confundir a cabeça dos desavisados - pelo menos eu não sou um desses - , em vez de retirar do ar:
a) Datena;
b) programas que têm como destaque mulheres seminuas;
c) Cine Privê;
d) um programa de vídeos bestas da internet vindo da RedeTV! chamado "Perrengue", que é vendido nas transmissões da Série B como um engraçado programa de humor;
e) um pastor que me parece pregar a Palavra com boa intenção, mas usa uma parte significativa dos cultos para vender TV por assinatura, desenho inantil, livros, cantores gospel e filmes das suas empresas: R. R. Soares;
f) enlatados enfadonhos
g) e outros programinhas como os programas de auditório - coisa que as principais redes de televisão ainda exibem como se estivessem no passado a contragosto do público em 2023.
Foi bem feito a Band ter levado um prejuízo de 100 milhões de reais ao contrarar o Falastrão, mais conhecido como Faustão.
Voltando ao assunto do artigo, depois de 15 dias parado por causa da Data FIFA o time do Ceará jogou a partida inteira recuado para trás com chutes do goleiro Bruno Ferreira para os fracos defensores do Ceará em vez da única forma certa de chutar com esse elenco fraco: dar chutões e com isso, levou um gol no começo do jogo com a bola entregue à ruindade - forma respeitosa de chamá-lo - Gabriel Lacerda.
Algum tempo depois Erick fez um gol para o Ceará e no 2. tempo o goleiro Bruno Ferreira - que defendeu um pênalti do mordedor "El Pistolero" Luis Suárez no Campeonato Gaúcho - defendeu um pênalti feito por uma jogada boba com a mão de um defensdor do Ceará.
O mandante do Maranhão só não venceu porque a diretoria do Ceará fez uma raridade chamada jogada de mestre e contratou o melhor goleiro do Campeonato Gaúcho com Grêmio e Internacional precisando de goleiros e porque o Sampaio Corrêa chutou muitas bolas para fora.
O técnico Eduardo Burroca - isso mesmo, Burroca - não mudou nada no time e só pôs Zé Ricardo - jogador que entrou bem na única vez que havia entrado antes - no fim do jogo, substituindo Jean Carlos e Chay volta a ser péssimo e decepcionante, tal como ele chegou no começo do ano e ao contrário dos últimos jogos antes da Data FIFA.
Erros que todo mundo vê, menos o treinador.
Pelo menos desde 2013 quando eliminou o Fotaleza da Série C e subiu para a Série B, de onde nunca mais saiu, o Sampaio Corrêa é levado nas costas por um jogador que o Ceará precisava, mas nunca contratou enquanto era jovem, o Pimentinha - que é uma pimenta mesmo envelhecendo - . e eu sinceramente acho que o lugar ideal para um time de São Luís do Maranhão é onde o Sampaio Corrêa está: não vai para baixo, nem para cima, é só aquilo dali mesmo.
O principal destaque do jogo foi o goleiro do Ceará, que salvou o time de ter levado 2x1 ou 3x1 e outro destaque foi Pimentinha, mais uma vez um bom goleiro foi crucial para o jogo.
O Burroca devia ter sido demitido quando houve o vexame contra o Novorizontino - atual líder consistente da Série B - e outro treinador teria feito alguma mudança para melhor na parada, se não mudou em 15 dias, como vai mudar até o meio da semana quando enfrentar o Avaí afundado por Gustavo Moríñigo, que conhece o time do Ceará porque o treinou no começo do ano? Infelizmente, enquanto o Fracoca estiver lá, nada irá mudar nesse filme dramático e não muito difícil de resolver que voltou a se repetir do Ceará na Série B.
Palmeiras 0x1 Botafogo, domingo, 16h
Surpreendendo todo mundo, até mesmo sua torcida, o Botafogo - que tem como carta na manga o gramado sintético do Estádio Nilton Santos, o Engenhão - , venceu o Palmeiras no Estádio Palestra Itália lotado, chateando a torcida do alviverde.
Mais uma vez um goleirão foi crucial: Lucas Perry do Botafogo defendeu um pênalti de Rafael Veiga que poderia ter dado empate e atér mesmo o começo de uma virada para o Palmeiras.
O Botafogo está voando em céu de brigadeiro de verdade, resultado excelente e excepcional em grande atuação, com isso a diferença que seria de 2 pontos entre ambos, hoje é de 8 pontos.
Grêmio 5x1 Coritiba, domingo, 16h
Outro que está voando de verdade é o Grêmio, que venceu o já rebaixado Coritiba, que só perde, mais um motivo para a torcida do Atlético Paranaense ficar feliz.
E vale lembrar, o Grêmio também tem Villasanti - este fez gol ontem - e Lucas Bitelo que às vezes fazem seus gols e por isso nessa rodada está no 2. lugar do Campeonato Brasileiro.
Santos 2x3 Flamengo, domingo, 18h30
A Vila Belmiro depois que a Data FIFA acabou virou lugar de reabilitação para times que vêm mal como Corinthians e Flamengo. A cidade de Santos, conhecida pelo relaxamento turístico, deu uma revigorada também no Flamengo de Jorge Sampaoli.
Dessa vez, a câmera da TV que transmitiu o jogo filmou 3 gatos nas arquibancadas, para um estádio que nunca se recuperou do público baixo do futebol brasileiro nos anos 2000, não é novidade, mas dessa vez o vazio é por causa de baderneiros de torcida organizada.
Pelo menos o Santos dessa vez fez 2 gols. Com o placar final, o Palmeiras foi para 4. lugar.
Bragantino vence América Mineiro
Está aí um time que está interessante: o Bragantino, quinta passada o Bragantino jogou justamente o que o Flamengo esqueceu de jogar e ontem venceu o forte candidato ao rebaixamento América Mineiro.
Vasco x Cuiabá, hoje, 20h
O que anos atrás era totalmente impensável, hoje é possível: o Cuiabá, que quinta passada surpreendeu ao presssionar o líder Botafogo apesar de ter perdido por um gol de pênalti de Tiquinho Soares e às vezes surpreende, é favorito contra o combalido Vasco - que também jogará em casa com portões fechados por outra invasão de torcida organizada.
Comments