Fortaleza agora tem passe livre
- Luan César da Costa
- 11 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
Num evento em comemoração aos 40 anos do movimento das Diretas Já, o prefeito de Fortaleza José Sarto Nogueira Moeira que estava na companhia do líder do grupo político dele Ciro Gomes implantou o passe livre estudantil por meio da carteirinha de estudante: 2 viagens gratuitas de segunda à sexta nos ônibus da cidade.
Olha, deveria haver só o que havia antes: bebê não paga nada, criança paga meia entrada e adolescente paga a inteira, não há a necessidade de passe livre estudantil.
Mais uma conquista dos movimentos estudantis de esquerda como a União Nacional dos Estudantes (UNE) ligada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), da União Brasileira dos Estudantes Secundários (UBES) e de movimentos locais que emitem há muitos anos a carteira de estudante enquanto a prefeitura emite o Vale-Transporte e o Bilhete Único.
Deveria haver como algumas cidades estão começando a implantar o pagamento de ônibus com cartão de crédito, cartão de débito, pelo Pix e por carteira digital. Aliás, deveria haver como existem em algumas cidades uma família de cartões de transporte.
Os ônibus estão tão velhos e largados que eu não lembro quando eu andei neles pela última vez. Aliás, o cartel de ônibus deveria ser trocado por autorizações dadas pela ETUFOR e o dinheiro destinado aos subsídios de ônibus seria dedicado à construção de linhas de metrô.
Comments