Rodada de gols e a verdade sobre o Fortaleza
- Luan César da Costa
- 26 de out. de 2023
- 9 min de leitura
Atualizado: 27 de out. de 2023
Fluminense 5x2 Goiás - Cidadania, Volta Redonda
Que jogo de gols e que time reativo é o Fluminense! Mas o Goiás está fazendo gols: começou o jogo fazendo 2x0.
Palmeiras vence São Paulo - Palestra Itália
Acabou de vez o deslize do Palmeiras porque lá tem gestão e o São Paulo está de férias. Nem para jogar um clássico eles voltam com o time titular apesar de ter jogado contra o Grêmio.
Grêmio 4x3 Flamengo - Olímpico Monumental
Parecia que o Flamengo ia ganhar, o Grêmio empatou e virou e no final o Flamengo fez um gol... parecia que iria empatar para 4x4, mas não foi.
Cuiabá 0x1 Corinthians - Pantanal
Finalmente o Corinthians deu um respiro, mas o trabalho para fugir do rebaixamento e pensar talvez na Copa Sul-Americana continua.
Santos x Coritiba - Vila Belmiro
O Santos não vai ser rebaixado apesar do susto contra o Internacional no domingo (7x1) e impediram um golaço do Marcos Leonardo porque o juiz inventou um jeito de roubar.
Fatos sobre o Fortaleza
Amanhã haverá a final da Copa Sul-Americana entre Fortaleza e LDU (campeã da Taça Libertadores de 2008) do Equador em Punta del Este, Uruguai.
Quem só conhece a casca que é o time ofensivo criado pelo treinador argentino Juan Pablo Vojvoda recheado de medíocres refugos e bons argentinos tende a gostar do Fortaleza e aqui eu vou dizer para vocês alguns fatos que eu conheço por morar na cidade:
Na década de 1950 a maior torcida em Fortaleza já era do Ceará, a 2ª era do extinto alvinegro Maguary, a 3ª era do atual campeão da Série D Ferroviário e atrás vinha o Fortaleza. Juscelino Kubitschek intensificou o fim das ferrovias através da RFFSA e o Ferroviário começou o lento processo de declínio que fez sua torcida de operários migrar em massa para o Fortaleza, depois que o Maguary acabou no fim da década de 1950 e nos anos 1960 e a torcida do então maior rival do Ceará também migrou para o Fortaleza que cresceu nos anos 1960 por ser 2 vezes vice-campeão brasileiro e desde então a torcida do Fortaleza é composta em parte significativa por torcedores temporários enquanto a torcida do Ceará é mais sólida apesar do time muitas vezes estar insignificante na Série B. O meu falecido avô - que Deus o tenha! - sabia mais de futebol e com ele eu aprendi esta parte.
2. Um trecho do hino do time do Pici diz: -Sobeeerbo que achastes que não tem rival! E o hino foi composto não nesse ano, mas há décadas atrás quando o time deles tinha apenas curtos momentos de supremacia locais e nacionais e até hoje segundo pesquisas tem menos torcedores que o Ceará em Fortaleza e região metropolitana.
3. Na década de 1960 o radialista e ex-deputado federal Paulino Rocha que dá nome a uma avenida que passa ao lado do estádio Castelão por ser o mentor da construção do estádio assim como o jornalista pernambucano Mário Filho pediu a construção do Maracanã revelou o locutor Gomes Farias (o principal locutor esportivo cearense) que liderou depois um grupo de cronistas esportivos alvinegros enquanto alguns cronistas como Alan Neto (o criador e dono do programa Trem Bala) e outros criaram um grupo que dominou a imprensa esportiva cearense que exalta muito o Fortaleza e faz questão de denegrir o Ceará.
4. Entre 1915 e 1919 o Ceará foi pentacampeão cearense, o que segundo a torcida do Fortaleza não existiu porque quase ninguém que está vivo hoje era nascido na época. Negar um título porque ninguém viu e porque era do rival, mas ele tem foto e recorte de jornal tal como foi mostrado no programa "Trem Bala" do jornalista tricolor Alan Neto de 02/06/2023 ainda pela TV Ceará (TVC) e os títulos que são as 5 estrelas do escudo do Ceará foram reconhecidos pela Federação Cearense de Futebol que é dirigida há muitos anos por torcedores do Fortaleza.
5. Em 2004 Fares Lopes, um falecido irmão do cantor Raimundo Fagner, era o presidente da Federação Cearense de Futebol e abriu a sede da instituição no domingo - o que por óbvio era incomum - só para declarar o Fortaleza campeão cearense de 2004 depois de confusão sobre a data da final: o Ceará ganhou um turno e o Fortaleza ganhou outro. Fares Lopes e Raimundo Fagner são torcedores do Fortaleza e o último é o seu mais famoso torcedor.
6. O presidente da Federação Cearense de Futebol desde 2009 é Mauro Carmélio: ele também tem um cabide de emprego na CBF, é mais gordo do que eu e segundo o jornalista do programa "Trem Bala Alan Neto" Sérgio Ponte é torcedor do Fortaleza. O que Mauro faz? Rouba uma boa parte de renda dos jogos que os times pequenos têm para a Federação, deixa eles à míngua por não cumprir o dever de ajudá-los nas dificuldades, escala juízes polêmicos que favorecem o time dele e prejudicam o Ceará no Campeonato Cearense e criou uma competição mixuruca chamada Taça dos Campeões Cearenses entre o campeão do Campeonato Cearense e o campeão da copa estadual Fares Lopes depois do Fortaleza impedir o Ceará de ganhar um pentacampeonato e extinguiu o torneio quando o alvinegro foi bicampeão.
7. Em 2011 o Fortaleza estava na Série C do Campeonato Brasileiro, estava ameaçado de ser rebaixado para a Série D e no último jogo da 1. fase contra o Campinense de Campina Grande/PB pegaram um jogador do time cearense falando para outro jogador ou diretor sobre o cumprimento de um cheque pago para o CRB/AL (que subiu para a Série B do ano seguinte) para derrotar o concorrente e por consequência rebaixá-lo no lugar do time tricolor (tricolor não como elogio, mas como descrição das cores).
8. O ídolo de 1 gol só
Entre 2011 e 2014 o Ceará foi tetracampeão cearense pela 4. vez e em 2015 um gol aos 47 minutos do jogador medíocre Cassiano impediu um pentacampeonato alvinegro, ele foi sincero porque só disse depois do jogo que conseguiu o título. Ele nunca foi um bom jogador nem antes e nem depois desse jogo, mas depois a torcida tricolor fez música e comemorações em homenagem ao gol, que ridículo!
9. O Fortaleza ganhou um título sem expressão que foi a Série B em 2018 e sua torcida em maioria passou a dizer que o time foi "campeão nacional" tal como os campeões da Série A, mas foi campeão nacional da Série B, ou seja, não tem o mesmo valor. Títulos estaduais, regionais e de divisões inferiores do Campeonato Brasileiro só servem para desempatar rankings de títulos de times médios e pequenos. Ou os grandes times paulistas e cariocas consideram títulos da Série B e o título da Série C 1999 do Fluminense importantes? E a maioria da torcida do Fortaleza considera campeões da Série D como Guarany de Sobral (o time que torce a família de Ciro Gomes) e o Ferroviário (2018 e 2023) como campeões nacionais equivalentes aos campeões da Série A.
10. Um caso ficou conhecido em 2019 aqui no estado porque foi a revelação pelo narrador Kaio César de um processo de rebaixamento pelo diretor Paulo César Norões na Rádio e TV Verdes Mares - esta última transmite a Rede Globo no Ceará que ligando os pontos se unem à demissão da equipe de Gomes Farias da Rádio Verdes Mares no fim de 2017 não por ele ser um idoso e sim para substituir a tradicional imagem alvinegra da emissora e substituir pelo narrador Antero Neto, torcedor do Fortaleza.
Paulo César foi demitido da TV no fim do ano a mando da Rede Globo que só soube do processo trabalhista da afiliada por matérias jornalísticas. Parabéns à Globo por usar o seu poder para o bem nesse caso!
Bibliografia:
11. No programa "Trem Bala" os comentaristas exceto Sérgio Ponte falavam que a Copa Sul-Americana quando o Ceará disputou em 2022 e fez a melhor campanha do novo formato do torneio com fase de grupos era a 2. divisão continental para denegrir a imagem do time. Esta copa além de ser a 2. divisão sul-americana é a 2. chance de ganhar um título continental e se fosse uma 2. divisão, não haveria a Recopa Sul-Americana e nem a Supercopa da UEFA na Europa entre os campeões da Copa dos Campeões e da Liga Europa.
Uma edição símbolo do programa é a de 30/06/2022 pela TV Ceará (TVC) depois que o Ceará fez um feito heroico para um time brasileiro que é vencer The Strongest da Bolívia nos cerca de 4 mil metros de altitude na capital La Paz que é a grande cidade mais alta do mundo, Alan Neto passou 2 blocos falando da contratação do ex-atacante do Ceará e do Internacional Thiago Galhardo pelo Fortaleza e depois de reclamação de Renílson Sousa (o negrão que briga com o Homem Mau em vídeos virais da internet), Sérgio Ponte passou a exaltar a vitória do alvinegro e "Trem Bala" passou a fazer um mau hábito da mídia cearense que é mandar recados pessoais por rádio e TV.
12. E para fechar não com chave de ouro, mas com uma chave enferrujada, a TV Jangadeiro que é a atual repetidora do SBT no Ceará fez um comercial do jogo da Copa Sul-Americana que será exibido lá que mostra o nome do estado do Ceará sendo riscado. O diretor da área de esportes da emissora do ex-senador preso pela Operação Lava-Jato por corrupção enquanto presidente duma subsidiária da Petrobras Sérgio Machado é Jussiê Cunha que num vídeo dum canal alvinegro no YouTube "Bora pro Racha" chamado "Reabertura dos estádios" de 2021 diz que veio morar em Fortaleza com o sonho de ser o novo Júlio Sales. Júlio Sales da Rádio Assunção AM 620 é um torcedor declarado do Fortaleza e o principal narrador esportivo da torcida deles.
Depois a diretoria do Ceará proibiu a entrada de funcionários da emissora incluindo o repórter setorista do alvinegro na sua sede. O Ceará hoje voltou ao amargo passado, ou seja, vai continuar na Série B em 2024 por causa de uma campanha medíocre, foi eliminado de uma competição de pontos corridos e já está de férias apesar de ainda ter jogos a cumprir.
Antes que alguém pense que eu falei estas coisas só porque eu torço para o Ceará, aqui vai uma crítica ao time do Ceará: aproveite a vassoura dentro do clube, faça como o presidente do Fortaleza Marcelo Paz fez e expulse as torcidas organizadas do time que canta em finais de campeonato e nos jogos para cumprir tabela que "a TUF (Torcida Uniformizada do Fortaleza que brigou com outra torcida na semifinal da Sul-Americana contra o Corinthians em São Paulo) é gay" que é um pecado chamado insinuação sexual e a "bomba caseira derruba mais de mil" - se referindo à brigas entre gangues. Eles cantaram estas asneiras desnercessárias no 1. jogo da final da Copa do Nordeste desse ano e eu fiquei com vergonha como torcedor.
E agora vamos aos elogios:
1. O processo de transformação do time de uma bagunçada oligarquia de conselheiros para uma monarquia começou com o empresário Luís Eduardo Girão que subiu o time deles para a Série B em 2017, virou senador pelo estado do Ceará em 2018 e pelo pouco que eu sei sobre o asqueroso Senado, ele é um senador ativo. Antes da campanha eleitoral ele passou o bastão para Marcelo Paz. Vasco e Santos que são times grandes famosos por brigas entre conselheiros que afundam o time em campo não seguem este exemplo.
2. O time do Pici hoje é um dos poucos times do Brasil que se dá ao luxo de ter montado no ano passado enquanto era lanterna (último colocado) da Série A um time reserva que não deixa a desejar com relação ao titular, que é uma situação que acontece no Palmeiras da Crefisa e não acontece no Corinthians que tem um vergonhoso time titular.
3. Os diretores do time do Pici fizeram uma jogada de mestre que é um exemplo a ser seguido por todo time grande do Brasil que é um novo modelo de SAF que é realmente inovador: 50% das ações são vendidas para fundos estrangeiros, mas a administração fica 100% na nossa cidade com o presidente líder deles. Segundo o que vice-presidente do time deles e ex-CEO do Grupo M. Dias Branco (Fábrica Fortaleza, Richester, Adria, Vitarella e Pilar) Geraldo Luiciano disse em entrevista feita em fevereiro ao programa "Trem Bala" ainda na estatal TV Ceará (TVC), este é o modelo usado na maior importadora de trigo do Brasil enquanto ele esteve lá. É uma ideia estupenda porque se consegue o capital necessário para continuar competituivo na irreversível implantação das SAF e ao mesmo tempo a influência neoliberal dos fundos de investimento não crescerá no nosso estado e o modelo foi aprovado depois de necessários debates entre conselheiros e torcedores.
4. O presidente do time deles é um marqueteiro muito bom: cortejaram o corintiano Neto no seu programa pela TV Bandeirantes de São Paulo (BAND) e conquistaram na semana passada uma criança vascaína que tem síndrome de Down com uma camisa.
5. É óbvio que Ceará ou Fortaleza ganhando títulos de expressão é excelente para a imagem do nosso estado, mas a verdade é que no futebol, assim como na economia existe a natural competição em que o concorrente não quer ser superado por outro e portanto não existe uma união regional nem por um e nem por outro.
FICHA DE CONQUISTAS E GRANDES FEITOS DE CEARÁ E FORTALEZA:
Ceará: venceu o festivo 1.000. jogo jogado por Pelé em 1972; vice-campeão da Copa do Brasil em 1994; melhor campanha da 1. fase da Copa Sul-Americana com o atual formato em 2022; venceu times bolivianos na altitude de La Paz em 2021 e 2022 e é tricampeão da Copa do Nordeste: 2015, 2020 e 2023.
Fortaleza: vice-campeão da Taça Brasil (Campeonato Brasileiro) em 1960 e 1968. campeão da Série B em 2018 e bicampeão da Copa do Nordeste: 2019 e 2022.
Mas enquanto a diretoria de lá não pedir desculpas e tomar providências para limpar a imagem do time como limparam um pouco a imagem deles proibindo as "torcidas" (gangues) organizadas que passaram muitos anos quebrando cadeiras do Castelão de usar símbolos do time, eu não respeito o Fortaleza porque tem mancha demais. E assumir os erros é bom para o torcedor, para o time e para o nosso estado.
Comentarios