O que é de fato o ENEM?
- Luan César da Costa
- 10 de nov. de 2023
- 4 min de leitura
Nesse fim de semana haverá a 2. prova do Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como o famoso e temido ENEM.
Eu estava confiante em ir para a faculdade apesar de eu ter conseguido assimilar quase nada de Física e nesses últimos dias eu que tenho a minha querida colega paraibana fazendo a prova pcheguei à seguinte conclusão: as equações matemáticas e as questões de Física estão lá desde a época dos vestibulares porque os políticos e os grupos que regem as universidades formados em maioria por filhos de ricos ou de gente de classe média alta como a maioria da União Nacional dos Estudantes (UNE) querem colocá-las como barreira para impedir o acesso dos pobres à universidade pública. Aqui em Fortaleza por exemplo os colégios de elite como os colégios Farias Brito e sua dissidência Ari de Sá - ambos têm também um sistema de ensino com outros colégios - têm unidades para pobres bolsistas e para gente de classe média alta que não quer estudar e lá peneram pobres com potencial para os colégios de elite, ou seja, têm salas para pobres e gente que não quer nada e salas de excelência para os alunos que aparecem na televisão como aprovados nos cursos de elite da Universidade Estadual do Ceará (UECE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME).
Um grupo de alunos do Farias Brito fez a prova do ENEM que eu fiz em 2021 no grande Campus da UFC no bairro Bela Vista mandado num ônibus com o nome do colégio dado o tratamento especial.
É o tipo de tratamento que cada vestibulando precisa, aliás, o famoso 3. ano do Ensino Médio para quem quer prestar o ENEM deveria ser para FAZER O ENEM e no meu colégio que dizia que preparava os alunos para fazer o ENEM, tive 2 jovens professoras que passavam aulas falando besteira e passando vídeo, o que me ajudou a tirar o foco para fazer outras coisas e justamente no ano do ENEM eu fiquei cansado da vida escolar porque a vida escolar é feita pelo Ministério da Educação (MEC) para deixar o aluno cansado.
O Nordeste é a região com mais pessoas inteligentes no Brasil porque praticamente todos os cearenses são descendentes de judeus sefaditas e até hoje uma parte da elite mundial é descendente de judeus, ou seja, nós descendentes de judeus continuamos no Novo Testamento - que alguns judeus não acreditam - com alguns privilégios, porém hoje pessoas de todos os povos podem ser salvas pela graça do mesmo jeito que os judeus são salvos pela graça.
O atual ministro da Educação é o ex-governador do Ceará Camilo de Santana que foi um dos primeiros a impôr lockdown (confinamento total) na época do Covid-19 com barreiras entre Fortaleza e as cidades-dormitório metropolitanas; o governo dele aumentou muito o número de voos internacionais para o Aeroporto de Fortaleza, mas só repôs 2 depois da crise do Covid-19 e como resposta ao declínio da mídia formal de grupos de jornal, rádio e TV, colocou muita propaganda nesses meios para sustentá-los e por isto ganhou um prêmio do Grupo Edson Queiroz - dono de TV Verdes Mares que transmite a Rede Globo no Ceará, da TV Diário, da Rádio Verdes Mares, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Nacional Gás, Brasil Gás, Pará Gás, Esmaltec e águas Indaiá e Minalba - por supostamente ser um grande governador.
E para completar, com muitos problemas a resolver, o presidente Lula aparece desejando boa sorte aos vestibulandos do ENEM segurando uma grande jaca. Não é nenhuma surpresa para mim.
E para completar, as questões de Português, História, Gerografia, Filosofia e Sociologia têm os mesmos temas e o ministro do Bolsonaro Abraham Weintraub achava que era só mudar o viés de algumas questões como ele fez no ENEM de 2019. Não é supresa que no governo Bolsonaro seguindo maus conselhos de generais, não houveram mudanças significativas na prova e continuaram as mesmas questões de um tema só. Boa parte do exame tem o mesmo tema.
Como é que não existem desânimo, ansiedade e depressão nos vestibulandos? Os vestbulares, o ENEM, a antiga Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a atual BNCC estão lá para desestabilizar mesmo. Uma mesma prova para todo o país, todo o ensino brasileiro tem que seguir normas de burocratas de Brasília e o processo educacional que vamos de norte a sul tem tons POLÍTICOS porque a prova norteadora tem princípios ideológicos.
E a Redação é uma receitinha de bolo que um semianalfabeto como o atual mandatário poderia fazer caso serguisse ela direitinho, tem um sujeito na internet que tirou a nota mil no ENEM chamado Diego não sei o quê lá do Recife que ensina em vídeos do YouTube a receita de bolo. Quem quiser aprender a receitinha, pega com ele.
Em 1 semana as minhas notas de Redação subiram de 650 para 850 depois de aplicar o que eu vi num vídeo dele com pensamentos de esquerda que eu conheço e mudando pensamentos e abordagens de acordo com os possíveis temas da Redação. Só não é mais fácil que a prova de Ciências Humanas onde as respostas corretas têm que ser de acordo com a cultura marxista.
Ou seja, o sistema educacional centralizado em Brasília - se eu fosse dono de uma escola, ela usaria o mínimo possível da BNCC e a conciliaria com atividades pró-aluno - é o verdadeiro opressor.
Comments