top of page

Como fazer uma rede de transportes de qualidade?

  • Luan César da Costa
  • 28 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

O dilema dos transportes é pior quando a cidade ou metrópole é cada vez maior e eu peguei exemplos de investimentos certeiros.

A conurbação de Caen, na França, com cerca de 200 mil habitantes tem anel viário e 3 linhas de bonde, também chamado de tranvia; outras conurbações e metrópoles têm redes de bonde adequadas para os seus tamanhos como Montepiller com cerca de 400 e 450 mil habitantes metrpolitanos que tem 5 linhas de bonde e assim como em várias cidades francesas, coloca os ônibus expressos (BRT) na sua devida demanda.

Em toda a França existem os RER, na Alemanha se chama S-Bahn e na Espanha se chama Cercanías, todos eles são redes de trens urbanos que circulam nas ferrovias presentes em todas as maiores cidades desses países; em toda a França tem bondes, trens urbanos e ônibus de última geração com base na criação do bonde moderno com mais vagões em Grenoble, nos Alpes.

A RER na cidade de Paris tem trens urbanos subterrâneos, o que inspirou o túnel da Linha Sul do Trem de Fortaleza que como os sistemas de Belo Horizonte e Recife é chamado de "metrô" para demagogia política, mas que todo mundo sabe que é um trem urbano.

Sistemas de bondes que são exemplos para o mundo de hoje: Alicante na Espanha; Caen, Montepiller, Estrasburgo e etcétera na França.

Budapeste tinha cerca de 600 mil habitantes quando inaugurou sua 1. linha de metrô em 1896, população aproximada com a que tem a metrópole de Petrolina/Pernambuco e Juazeiro/Bahia atualmente. Depois metrópoles como Estocolmo na Suécia; Berlim, Munique e Nuremberg na Alemanha; Paris na França; Madrid, Barcelona e Bilbao na Espanha e Nova York nos Estados Unidos desenvolveram redes de metrôs adequadas para suas populações metropolitanas.

*A metrópole de Lyon na França tem 4 linhas de metrô e era um exemplo até não permitir a construção de uma 5. linha numa zona que pede há mais de 10 anos o metrô, ou seja, estão parando o desenvolvimento no tempo.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page