top of page

Como deveriam ser os transportes no Rio de Janeiro?

  • Luan César da Costa
  • 12 de set. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de out. de 2024

Em 1896 Budapeste, na época a Hungria era parte do multicultural Império Austríaco, implantou sua 1ª linha de metrô, pesquise a população de Budapeste ao redor dessa época, compare com a população carioca nos censos de 1890 e 1910 e verá que desde então os bondes cariocas mereciam ser convertidos aos poucos para metrô.

O tempo passou e os bondes cariocas em meados do século XX - um dos maiores sistemas do mundo na época - estavam muito lotados segundo fotos e relatos, mas o metrô carioca só começou a ser construído em 1974 e inaugurou sua 1ª linha em 1979 incompleta.

O tempo passou e foi inaugurada apenas sua 2ª linha com a maior parte da linha sendo uma desnecessária conversão da Estrada de Ferro Rio do Ouro em vez da reforma dessa ferrovia e da chegada do sistema a outros lugares.

O sistema só chegou aos mais famosos bairros brasileiros: Botafogo, Copacabana e Ipanema nos... anos 2000!

Foi prometida uma linha 3 até Niterói através de túnel, nada foi feito e a Linha 4 que nada mais é do que uma extensão da Linha 1 foi até o começo da Barra da Tijuca, o atual centro financeiro carioca similar à Brasília.


O fracasso do BRT

Graças ao lobby do ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa nos anos 2000 que assim como o falecido ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná Jaime Lerner passou a fazer propaganda dos corredores de ônibus (BRT) mundo afora. No caso do colombiano, ele fez sucesso por ser dono do Instituto para el Desarrollo de Políticas para el Transporte e pelo patrocínio de Volvo e Scania.

Peñalosa era consultado por cidades que queriam alternativas ao metrô.

O resultado do BRT: desde o começo lá na década de 1970 Curitiba tem ônibus lotados, Bogotá também, Santiago do Chile também e Rio de Janeiro também.

Bibliografia sobre Enrique Peñalosa e Transmilenio:

Uma expansão do metrô carioca foi empurrada pela barriga pelo mesmo motivo que muitas coisas não andam para a frente nesse país, o mesmo problema que impede a construção do metrô de Curitiba: tem que pedir verbas para o governo federal e o governo federal tem que dar verbas para obras no Brasil todo, assim nenhuma obra anda e nenhuma obra andará nos próximos anos.

E assim o prefeito carioca Eduardo Paes, o mesmo prefeito de hoje, implantou linhas de BRT superlotadas incluindo uma que é uma extensão da linha de metrô da Barra da Tijuca. Poderia ser a maior linha de metrô do mundo uma junção do BRT Transoeste com as linhas 4 e 1 do metrô carioca.

O Rio de Janeiro tem que adaptar o exemplo do metrô de Paris, metrópole que também tem 11 milhões de habitantes, mesmo com um sistema enorme está construindo novas linhas de ônibus além dos bondes também. Como fazer isto? Olhando as linhas de bonde do passado e comparando com a demanda do presente.


Como deveriam ter sido implantadas as linhas?

Deveria ter sido implantada em 1896 a 1. linha assim como Budapeste implantou na época. Qual seria o trajeto? O mesmo trajeto da atual Linha 1 do metrô carioca porque a linha ligaria os largos da Carioca e do Machado.

Em 1964 a metrópole carioca tinha 5,5 milhões de habitantes depois de um crescimento gigantesco na década de 1950 segundo um documento que está disponível no endereço eletrônico de Constantinos Doxiadis - o criador do Plano Doxiadis, então deveria ter sido implantada anos antes uma expansão como a que houve no Metrô (eles chamam "U-Bahn") de Berlim no começo do século XX: implantar mais 8 linhas que no caso seriam as principais linhas do sistema de trólebus implantado entre o fim da década de 1950 e o começo da década de 1960.

Linhas que deveriam ter sido implantadas na época como linhas de metrô:

1 — E. Braga — Rui Barbosa 8.5 km

2 — E. Braga — Urca 10 km

3 — E. Braga — Leme 9.2 km

4 — E. Braga — Serz. Corrêa 9 km

5 — Passeio — B. Peixoto 7,2 km

6 — Almirante Barroso — B. Peixoto

7 — E. Braga — Gen. Osório (via Túnel Novo)

8 — Passeio — Largo dos Leões.

E o resto das linhas deveria ter continuado como trólebus mesmo.

Segundo o Censo de 1991, a metrópole do Rio de Janeiro alcançou população similar à que a Metrópole de Paris tinha em 1990; então deveriam ter seguido o exemplo parisiense nos transportes.


Bibliografia:

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page