Como deveriam ser os transportes em Teresina
- Luan César da Costa
- 2 de fev. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 25 de set.
Metrô
Alberto Silva, ex-presidente da extinta Empresa Brasileira de Transporte Urbano (EBTU) e ex-governador do Piauí teve idéias mirabolantes como escolas públicas em forma de tenda de circo na quentérrima Teresina, uma grande barca no Rio Parnaíba - que não suporta grandes embarcações - que dava sacos de sal para os pobres e que depois encalhou desperdiçando o sal, um conjunto habitacional em que através duma escada no banheiro - sim, do cômodo mais íntimo da casa - o morador teria uma horta com verduras e legumes na laje e idéias interessantes como um hotel público para os magros bois engordarem por alguns meses, o Potycabana - uma praia no Rio Poty com ondas artificiais e patinação em Teresina usando uma tecnologia norte-americana -, um restaurante giratório e o Metrô de Teresina. O projeto do metrô estava interessante, só que a linha deveria ter ido para o Centro de Teresina a partir da sua inauguração, deveria ter usado trens de metrô nas linhas propostas que jamais foram construídas em vez do trem Gánz-Mawag da Hungria e a 1ª linha que vai até o bairro popular de Itararé na verdade é uma linha de trem e não de metrô.
Assim deveriam ser os trens do metrô de Teresina se fossem encomendados os trens de metrô da Gánz-Mawag da época em que Alberto Silva era o governador do Piauí: https://hu.m.wikipedia.org/wiki/Ganz_csukl%C3%B3s_motorkocsi
Budapeste - a terra da Gánz-Mawag - fez com população similar à da Metrópole de Teresina na época de Alberto Silva a sua 1ª linha metroviária em 1896 e deveria ter sido feita ao mesmo tempo que a linha de trem para Itararé a 2ª linha do "metrô" que na verdade era um trem de subúrbio - mas como um metrô de verdade: a linha Bela Vista-Centro que jamais foi construída.
Qual era o momento certo para começar a fazer a 2ª linha?
1980: 452.170
1991: 706.711
254.541 habitantes a mais entre 1980 e 1991, uma média de 23.140,09 habitantes novos por ano:
1990: 683.571
1989: 660.431
1988: 637.291
Ou seja, no começo de 1989 deveria começar a ser construída uma 2ª linha assim como Nuremberg (Alemanha) começou a construir com população similar à da Metrópole de Nuremberg em 1967:
2. Bela Vista-Frei Serafim
A 3ª linha do projeto de Alberto Silva que deveria ter sido concluída como metrô e que foi esquecida.
Nuremberg (Alemanha) começou a fazer em 2001 com população menor: cerca de 700 mil habitantes metropolitanos, do que a da Metrópole de Teresina no recente Censo de 2000 a sua 3. linha de metrô e portanto a capital piauiense deveria ter começado a construir a sua 3ª linha:
3. Praça da Bandeira-Mocambinho - 2001
Começaria na Praça da Bandeira; seguiria pelas ruas Aerolino de Abreu e Magalhães Filho; dobraria para a Al. Paranaíba; dobraria para a Rua 1° de Maio; dobraria para as avenidas Pernambuco, Duque de Caxias, Jerumenha e Pref. Freitas Neto; dobraria para a Rua Jorn. Josípio Lustosa; dobraria para a Q. D e terminaria no Terminal Mocambinho.
Bondes
Seguindo o exemplo de Nuremberg (Alemanha), deveriam haver 5 linhas de bonde complementares:
Praça da Bandeira-Vila Bandeirante
Começaria na Praça da Bandeira; seguiria pela Rua Aerolino de Abreu; daria uma volta pelas ruas David Caldas e Coelho Rodrigues; pararia na Praça João Luís Ferreira; dobraria para a Rua Eliseu Martins; dobraria para a Rua Arlindo Nogueira onde pararia na Praça do Fripisa; dobraria para as avenidas Frei Serafim e João XXIII; dobraria para a Est. para União; seguiria pelas avenidas João Antônio Leitão, Maria Antonieta Burlamaqui, Zequinha Freire e Brasil e terminaria no Terminal Vila Bandeirante -ponto final.
Praça da Bandeira-Mocambinho
Começaria na Praça da Bandeira; seguiria pelas ruas Aerolino de Abreu e Magalhães Filho; dobraria para a Al. Paranaíba; dobraria para a Rua 1º de Maio; dobraria para as avenidas Pernambuco, Duque de Caxias, Jerumenha e Pref. Freitas Neto; dobraria para a Rua Jorn. Josípio Lustosa; dobraria para a Q. De terminaria no Terminal Mocambinho.
E posteriormente seriam usadas como linhas de bonde as linhas propostas para corredores de ônibus pelo Plano Diretor de 2008, a base dos terminais do antigo sistema Inthegra:
Corredor Sul I: Parque Piauí
Começaria na esquina da Rua Barroso com a Areolino de Abreu; seguiria pela Barroso; dobraria para parar na Praça Comendador Saraiva; dobraria para a Rua Rui Barbosa; seguiria pelas avenidas Barão de Gurguéia onde pararia nas estações Baixa do Chicão, Igreja da Vermelha, Campo da Vermelha, Bairro São Pedro, Av. Gil Martins, Tabuleta e Henry Wall de Carvalho onde pararia nas estações Chesf, Ceasa, Saci e terminaria no Terminal Parque Piauí.
Corredor Norte I: Poty Velho
a) Sentido Centro: começaria na Rua Rui Barbosa e Sentido Norte: Rua Simplício Mendes e Av. Miguel Rosa;
b) na esquina da Miguel Rosa com a Rui Barbosa a linha se uniria indo pela Rui Barbosa até a esquina com a Al. Paranaíba;
c) Sentido Centro: seguiria pela Rua Rui Barbosa e Sentido Norte: seguiria pelas ruas Alm. Tamandaré e Parnaguá;
d) na esquina da Parnaguá com a Rui Barbosa a linha voltaria a seguir junta pela Rui Barbosa onde pararia nas estações Matadouro II, Conjunto São Joaquim e Lagoas do Norte I até o Terminal Rui Barbosa; a linha seguiria pela Rua Anísio Pires até a esquina com a Av. Campo Maior;
e) Sentido Centro: seguiria pela Av. Campo Maior e pela Rua José Santana e Sentido Norte: seguiria pela Rua Anísio Pires e pela Praça do Itaperu;
f) a linha voltaria a se unir na Rua João Isidoro França, seguiria pela Rua Mário Augusto Freitas e terminaria no Terminal Poty Velho.
5. Corredor Sul II: Bela Vista
Começaria na esquina entre a Rua Coelho de Resende e a Av. Frei Serafim; seguiria pela Coelho de Resende; continuaria pela Av. Miguel Rosa onde pararia nas estações Higino Cunha, Capelinha de Palha, Av. Nações Unidas, Macaúba, Pio XII, Justiça Federal; seguiria pela BR-316 por onde seguiria pelas estações Viaduto Miguel Rosa, Bairro Lourival Parente, Viaduto Ivan Tito, Bairro Parque Piauí, Juizado Especial e terminaria no Terminal Bela Vista.
Expansão de 2012:
Corredor Norte I: Jacinta Andrade
Com a inauguração do Terminal Jacinta Andrade. Dobraria para a Al. Domingos Jorge Velho e para as ruas Des. Flávio Furtado e João Isidoro França; seguiria pela Ponte do Poty Velho; iria pelas avenidas Poty Velho, Dr. Josué de Moura Santos e Dep. Francisca Trindade; dobraria para a Rua Francisco das Chagas Lopes e terminaria no Terminal Jacinta Andrade.
Ônibus
Apesar da pobreza Teresina é a cidade mais motorizada entre as capitais nordestinas porque é a que mais usa motos. Infelizmente em 2019 antes da crise do Covid-19 Teresina já tinha a quarta maior taxa de desemprego entre as capitais: 15,20%, 35% da população vivia em situação de pobreza ou extrema pobreza e em 2008 31,9% da população não tinha dinheiro para pegar um ônibus ou morava longe de uma linha de ônibus.
No projeto da década de 1980 do trem urbano para Itararé havia um projeto para estações de trem integradas com ônibus que seriam as estações Bandeira, Maranhão, Frei Serafim e Renascença.
Bibliografia:
Comentários