top of page

Como deveriam ser os transportes em Teresina

  • Luan César da Costa
  • 2 de fev. de 2024
  • 5 min de leitura

Atualizado: 3 de fev. de 2024

Metrô

Alberto Silva, ex-presidente da extinta Empresa Brasileira de Transporte Urbano (EBTU) e ex-governador do Piauí teve idéias mirabolantes como escolas públicas em forma de tenda de circo na quentérrima Teresina, uma grande barca no Rio Parnaíba - que não suporta grandes embarcações - que que dava sacos de sal para o povo e que depois encalhou desperdiçando o sal, um conjunto habitacional em que através duma escada no banheiro o morador teria uma horta com verduras e legumes na laje e idéias interessantes como um hotel público para os magros bois engordarem por alguns meses, o Potycabana - uma praia no Rio Poty com ondas artificiais e patinação em Teresina usando uma tecnologia norte-americana -, um restaurante giratório e o Metrô de Teresina. O projeto do metrô estava interessante, só que a linha deveria ter ido para o Centro de Teresina e deveria ter usado trens de metrô em vez do trem Gánz-Mawag da Hungria, deveria ter sido construída uma linha de metrô paralela à linha do trem que é usada até hoje para o transporte de cargas.

Assim deveriam ser os trens do metrô de Teresina se fossem encomendados os trens de metrô da Gánz-Mawag da época em que Alberto Silva era o governador do Piauí: https://hu.m.wikipedia.org/wiki/Ganz_csukl%C3%B3s_motorkocsi

Budapeste - a terra da Gánz-Mawag - fez com população similar à da Metrópole de Teresina na época de Alberto Silva a sua 1ª linha metroviária em 1896 e foi feita a 1ª linha na época certa:

1. Matinha-Itararé - 1991

Qual era o momento certo para começar a fazer a 2ª linha?

1980: 452.170

1991: 706.711

254.541 habitantes a mais entre 1980 e 1991, uma média de 23.140,09 habitantes novos por ano:

1990: 683.571

1989: 660.431

1988: 637.291

Ou seja, no começo de 1989 deveria começar a ser construída uma 2ª linha assim como Nuremberg (Alemanha) começou a construir com população similar à da Metrópole de Nuremberg em 1967:

2. Praça da Bandeira-Vila Bandeirante - 03/1989

Começaria na Praça da Bandeira; seguiria pela Rua Aerolino de Abreu; daria uma volta pelas ruas David Caldas e Coelho Rodrigues; pararia na Praça João Luís Ferreira; dobraria para a Rua Eliseu Martins; dobraria para a Rua Arlindo Nogueira onde pararia na Praça do Fripisa; dobraria para as avenidas Frei Serafim e João XXIII; dobraria para a Est. para União; seguiria pelas avenidas João Antônio Leitão, Maria Antonieta Burlamaqui, Zequinha Freire e Brasil e terminaria no Terminal Vila Bandeirante - ponto final.

Nuremberg (Alemanha) começou a fazer em 2001 com população menor: cerca de 700 mil habitantes metropolitanos, do que a da Metrópole de Teresina no recente Censo de 2000 a sua 3. linha de metrô e portanto a capital piauiense deveria ter começado a construir a sua 3ª linha:

3. Praça da Bandeira-Mocambinho - 2001

Começaria na Praça da Bandeira; seguiria pelas ruas Aerolino de Abreu e Magalhães Filho; dobraria para a Al. Paranaíba; dobraria para a Rua 1° de Maio; dobraria para as avenidas Pernambuco, Duque de Caxias, Jerumenha e Pref. Freitas Neto; dobraria para a Rua Jorn. Josípio Lustosa; dobraria para a Q. D e terminaria no Terminal Mocambinho.


Bondes

Seguindo o exemplo de Nuremberg (Alemanha), deveriam haver 5 linhas de bonde complementares usando os propostos pelo Plano Diretor de 2008, a base dos terminais do Inthegra:

  1. Corredor Sul I: Parque Piauí

Começaria na esquina da Rua Barroso com a Areolino de Abreu; seguiria pela Barroso; dobraria para parar na Praça Comendador Saraiva; dobraria para a Rua Rui Barbosa; seguiria pelas avenidas Barão de Gurguéia onde pararia nas estações Baixa do Chicão, Igreja da Vermelha, Campo da Vermelha, Bairro São Pedro, Av. Gil Martins, Tabuleta e Henry Wall de Carvalho onde pararia nas estações Chesf, Ceasa, Saci e terminaria no Terminal Parque Piauí.

2. Corredor Norte I: Poty Velho

a) Sentido Centro: começaria na Rua Rui Barbosa e Sentido Norte: Rua Simplício Mendes e Av. Miguel Rosa;

b) na esquina da Miguel Rosa com a Rui Barbosa a linha se uniria indo pela Rui Barbosa até a esquina com a Al. Paranaíba;

c) Sentido Centro: seguiria pela Rua Rui Barbosa e Sentido Norte: seguiria pelas ruas Alm. Tamandaré e Parnaguá;

d) na esquina da Parnaguá com a Rui Barbosa a linha voltaria a seguir junta pela Rui Barbosa onde pararia nas estações Matadouro II, Conjunto São Joaquim e Lagoas do Norte I até o Terminal Rui Barbosa; a linha seguiria pela Rua Anísio Pires até a esquina com a Av. Campo Maior;

e) Sentido Centro: seguiria pela Av. Campo Maior e pela Rua José Santana e Sentido Norte: seguiria pela Rua Anísio Pires e pela Praça do Itaperu;

f) a linha voltaria a se unir na Rua João Isidoro França, seguiria pela Rua Mário Augusto Freitas e terminaria no Terminal Poty Velho.

3. Corredor Sul II: Bela Vista

Começaria na esquina entre a Rua Coelho de Resende e a Av. Frei Serafim; seguiria pela Coelho de Resende; continuaria pela Av. Miguel Rosa onde pararia nas estações Higino Cunha, Capelinha de Palha, Av. Nações Unidas, Macaúba, Pio XII, Justiça Federal; seguiria pela BR-316 por onde seguiria pelas estações Viaduto Miguel Rosa, Bairro Lourival Parente, Viaduto Ivan Tito, Bairro Parque Piauí, Juizado Especial e terminaria no Terminal Bela Vista.

4. Corredor Gil Martins: Itararé

Seguiria junto com o Corredor Sul II, se separaria na esquina entre a Av. Miguel Rosa e a Av. Gil Martins, seguiria pela Gil Martins onde teria as estações Samu, Albertão, Cidade Nova, Três Andares e terminaria no Terminal Itararé.

5. Linha Interterminais: Balão do São Cristóvão-Parque Piauí

Começaria no Terminal Parque Piauí; seguiria pela Av. Mal. Juarez Távora; dobraria para a BR-316; pararia no Terminal Bela Vista, seguiria pelas ruas Irmã Alzira Carvalho, da Gávea, Prof. Diniz, Líbano e Elsebão Veloso Soares; dobraria para a Av. Celso Pinheiro; dobraria para a BR-226 onde entraria no Terminal Itararé; dobraria para a Av. dos Expedicionários; dobraria para a BR-343 e terminaria na Estação Balão do São Cristóvão.

Expansão de 2012:

Corredor Norte I: Jacinta Andrade

Com a inauguração do Terminal Jacinta Andrade. Dobraria para a Al. Domingos Jorge Velho e para as ruas Des. Flávio Furtado e João Isidoro França; seguiria pela Ponte do Poty Velho; iria pelas avenidas Poty Velho, Dr. Josué de Moura Santos e Dep. Francisca Trindade; dobraria para a Rua Francisco das Chagas Lopes e terminaria no Terminal Jacinta Andrade.


Ônibus

Apesar da pobreza Teresina é a cidade mais motorizada entre as capitais nordestinas porque é a que mais usa motos. Infelizmente em 2019 antes da crise do Covid-19 Teresina já tinha a quarta maior taxa de desemprego entre as capitais: 15,20%, 35% da população vivia em situação de pobreza ou extrema pobreza e em 2008 31,9% da população não tinha dinheiro para pegar um ônibus ou morava longe de uma linha de ônibus.

O ideal para os ônibus

Eu sei que hoje não existem mais ônibus urbanos em Teresina e que só existem lotações informais.

Tal como deveria ser no resto do mundo, não deveriam haver licitações que formam cartéis de ônibus, mas sim a autorização da operação de linhas municipais pela prefeitura de Teresina que atenderiam conforme a demanda e tendo as opções de ônibus mais elaboradas tal como os ônibus Jardineira daqui de Fortaleza. Os transportes escolares no Brasil funcionam assim também inclusive com fiscalização periódica e o preço baixaria também.


Bibliografia:

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page