top of page

Como deveriam ser os transportes em Salvador?

  • Luan César da Costa
  • 17 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 28 de ago. de 2024

A cidade de Salvador hoje tem 2,4 milhões de habitantes e sua região metropolitana que conta também com a capital baiana tem 3,1 milhões de habitantes segundo o Censo de 2022 e em 2010 tinha 3,3 milhões, ou seja, hoje tem tamanho similar ao da metrópole de Bracelona na Espanha que tem 8 linhas de metrô e menor que a metrópole de Berlim na Alemanha que tem 9 linhas.

Segundo meus cálculos com números dos censos, o metrô deveria ter sido implantado em 1959 - ano em que foram construídas linhas de trolébus (ônibus puxado por um cabo elkétrico) partindo da Cidade Alta para a Ribeira - enquanto Budapeste com população similar em 1896 fez a sua 1. linha; deveriam haver expansões similares às que houveram no Metrô de Estolcomo, Suécia e em Barcelona, Espanha e assim deveriam haver 8 linhas de metrô por lá além das 2 linhas existentes.

Abaixo temos o mapa das linhas de trólebus de Salvador inauguradas em 1959:

Allen Morrison, todos os direitos reservados.

1. 19 Ribeira via Dendezeiros, posteriormente a Linha 309 de trólebus, 1959

Derivada das linhas de bonde da Ribeira de Itapagipe, começaria ao lado do Mercado Modelo na Rua Miguel Calmon, continuaria pelas avenidas Jequitaia e Fernandes da Cunha, Dendezeiros do Bonfim, no Largo do Bonfim dobraria para as ruas Travasso do Meio, Travasso de Fora, Visconde de Caravelas, Padre Ignácio de Azevedo, Lélis Piedade e da Penha onde terminaria no começo da Rua Pôrto dos Tainheiros.

2. 16 Amaralina - 1967

Uma metrópole menor chamada Nuremberg na Alemanha construiu a sua 2. linha em 1967, então Salvador deveria pensar na sua 2. linha nessa época que seria uma adaptação da Linha 16 Amaralina do Bonde.

A antiga linha de bonde da Av. Vasco da Gama deu origem depois a um corredor de ônibus construído pelo arquiteto modernista carioca João Filgueiras Lima, o "Lelé" na década de 1980.

Seria uma reconstrução da linha que começava na Praça da Sé, seguia pela Av. Vasco da Gama, entrava nas ruas Conselheiro Pedro Luís e Marquês de Monte Santo e terminava na Av. Amaralina em frente ao Largo das Baianas. Mas deveria continuar pelas avenidas Manoel Dias da Silva, Octávio Mangabeira, Dorival Caymmi e São Cristóvão onde iria até a Estação Aeroporto.

Deveria ter sido construída assim como Lyon terminou de fazer no mesmo ano de 1978 quando implantou com 1,1 milhão de habitantes sua 3. linha de metrô:

3. Campo Grande-Praça da Sé - 1978

Foi projetada no programa Transcol de 1976 e seus pontos iniciais e finais foram terminais que ficaram apenas no planejamento. O arquiteto e urbanista Lelé propôs um sistema original de Bonde Moderno utilizando em uma fase inicial o sistema de ônibus tradicional já previsto pelo TRANSCOL.

Até 1985 Estolcomo com uma metrópole de 1 milhão e umas centenas de milhares de habitantes na Suécia fez 7 linhas de metrô e o prefeito de Salvador nessa época deveria ter feito a mesma coisa com os corredores planejados pelo Transcol:

4. Politeama-Nazaré

5. Nazaré-Baixa dos Sapateiros

6. Terminal da França-Mares-Castelo Branco

7. Castelo Branco-Mares


Bondes

E 6 linhas de bondes tal como a soma das linhas dos 2 sistemas de bonde Trambaix e Trambesòs de Bracelona e também a exemplo da cidade espanhola, em 2010 deveria ter sido inaugurada uma 8. linha.


Bibliografia:

Uma breve história dos bondes em Salvador. Salvador 2012 no Blogspot. https://salvador2012.blogspot.com/2012/08/uma-breve-historia-dos-bondes-em_13.html

A obra de João Filgueiras Lima (Lelé) em Salvador.

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page