Como deveriam ser os transportes em Salvador?
- Luan César da Costa
- 17 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de nov.
A cidade de Salvador hoje tem 2,4 milhões de habitantes e sua região metropolitana que conta também com a capital baiana tem 3,1 milhões de habitantes segundo o Censo de 2022 e em 2010 tinha 3,3 milhões, ou seja, hoje tem tamanho similar ao da metrópole de Bracelona na Espanha que tem 8 linhas de metrô e menor que a metrópole de Berlim na Alemanha que tem 9 linhas.
Segundo meus cálculos com números dos censos, o metrô deveria ter sido implantado em 1959 - ano em que foram inauguradas linhas de trolébus (ônibus puxado por um cabo elétrico) partindo da Cidade Alta para a Ribeira - enquanto Budapeste com população similar em 1896 fez a sua 1. linha; deveriam haver expansões similares às que houveram no Metrô de Estolcomo, Suécia e em Barcelona, Espanha e assim deveriam haver 8 linhas de metrô por lá além das 2 linhas existentes.
Abaixo temos o mapa das linhas de trólebus de Salvador inauguradas em 1959:

Allen Morrison, todos os direitos reservados.
1. Comércio-Madragoa - 1959
Foi a 1ª linha de trólebus a ser inaugurada oficialmente e seria convertida para metrô. A garagem dos trólebus era no Largo de Roma e lá também seria a garagem do metrô e a sede deles era na Rua Santos Titara no bairro Massaranduba onde hoje existe uma escola.
2. Comércio-Ribeira, via Bonfim - 1967
Uma metrópole menor chamada Nuremberg na Alemanha construiu a sua 2. linha em 1967, então Salvador deveria pensar na sua 2ª linha nessa época que seria uma adaptação da Linha Comércio-Ribeira, via Bonfim para metrô.
Deveria ter sido construída assim como Lyon terminou de fazer no mesmo ano de 1978 quando implantou com 1,1 milhão de habitantes sua 3. linha de metrô:
3. Campo Grande-Praça da Sé - 1978
Foi projetada no programa Transcol de 1976 e seus pontos iniciais e finais foram terminais que ficaram apenas no planejamento. O arquiteto e urbanista Lelé propôs um sistema original de Bonde Moderno utilizando em uma fase inicial o sistema de ônibus tradicional já previsto pelo TRANSCOL.
Até 1985 Estolcomo com uma metrópole de 1 milhão e umas centenas de milhares de habitantes na Suécia fez 7 linhas de metrô e o prefeito de Salvador nessa época deveria ter feito a mesma coisa com os corredores planejados pelo Transcol:
4. Politeama-Nazaré
5. Nazaré-Baixa dos Sapateiros
6. Terminal da França-Mares-Castelo Branco e
7. Castelo Branco-Mares.
Em 2010 deveria ter sido inaugurada uma 8ª linha de metrô que seria a atual Linha 1 que estava em construção na época.
Bondes
E 6 linhas de bondes tal como a soma das linhas dos 2 sistemas de bonde Trambaix e Trambesòs de Bracelona e também a exemplo da cidade espanhola, em 2010 deveria ter sido inaugurada uma 8. linha.
Em 2025 o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana do BNDES sugeriu a implantação das seguintes linhas de VLT: Paripe-Piatã, Expansão Norte Salvador-Camaçari, Calçada-Comércio-Lapa, Lauro de Freitas, Orla Aeroporto-Barra, San Martín e eu implantaria também como linha de VLT as seguinte linha proposta como BRT: Transversal Av. Gal Costa.
Bibliografia:
Uma biografia exagerada de Mário Kertész. https://www.paralerepensar.com.br/paralerepensar/texto.php?id_publicacao=23887
Mário Kertész teve o nascimento da ideia do metrô em 1985. https://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/10/15/metro-de-salvador-nao-ficara-pronto-ate-a-copa.htm
A obra de João Filgueiras Lima (Lelé) em Salvador.

Comentários