Como deveriam ser os transportes em Manaus
- Luan César da Costa
- 20 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2023
Na década de 1980 deveria ter começado a construção de uma rede de metrô em Manaus, quando se sabia que os novos eixos de crescimento da cidade eram a Cidade Nova e o bairro São José Operário, então as 2 primeiras linhas deveriam ir até os novos bairros.
Parte A: 1. Matriz-Cidade Nova - 1981
Começaria no Terminal Matriz, seguiria pelas ruas XV de Novembro e da Instalação; iria pelas avenidas Epaminondas, Constantino Nery onde passaria pelo Terminal 1, Torquato Tapajós, Max Teixeira onde passaria no Terminal Cidade Nova e terminaria na Noel Nutels.
Parte B: 2. Matriz-Terminal 4 - anos 1980
A 2. linha de Nuremberg foi construída com 650 mil habitantes metropolitanos em 1967 e assim Manaus deveeria ter feito quando tinha população similar em 1980.
Começaria junto com a linha da Cidade Nova no Terminal Matriz e seguiria o mesmo caminho onde seguiria até a esquina com a Av. Álvaro Maia e seguiria também pelas avenidas Umberto Caldenaro, André Araújo, Cosme Ferreira e Autaz Mirim onde passaria pelo Terminal 4 e terminaria na atual Plataforma Grande Família no meio do bairro popular São José Operário. E na reforma do BRS em 2003 o metrô deveria ter sido extendido até o Terminal 4 na Av. Camaquã.
Entre 1985 e 1989 com o prefeito Manoel Ribeiro implantou o sistema "Manecão" (ônibus articulados) e "Manequinho" (micro-ônibus), foi um passo.
Lyon na França era uma metrópole com cerca de 1,1 milhão de habitantes quando implantou sua 3. linha de metrô em 1978 e quando implantou sua 4ª linha em 1991, Manaus deveria ter feito o mesmo quando tinha população similar.
Parte C:
3. Matriz-Terminal 2 - 1992
Começaria junto com a linha da Cidade Nova no Terminal Matriz e seguiria o mesmo caminho até a esquina com a Av. Leonardo Malcher, dobraria para a Av. Carvalho Leal e dobraria para a Av. Itacoatiara, dobraria para a Av. Borba e dobraria para a Av. Tefé e seguiria pela Av. Rodrigo Otávio onde terminaria em frente à entrada da Universidade Federal do Amazonas.
Poucos meses depois:
4. Paz-Matriz
Começaria junto com a linha da Cidade Nova no Terminal Matriz e seguiria o mesmo caminho até a esquina com a Av. Álvaro Maia e dobraria para a Av. Mário Ypiranga por onde iria até o final. Baseada na faixa azul (BRS) da Mário Ypiranga.
Parte D:
Deveriam ter sido construídas as linhas 5, 6 e 7 assim como a metrópole de Estocolmo fez com população similar no início dos anos 2000 quando foram implantados o BRS Manaus e os terminais. Tempo devido de implantação: entre 2000 e 2007.
Bondes
Assim como Munique que fez 12 linhas de bonde do zero e 1 linha adaptada de ferrovia, a prefeitura de Manaus deveria ter construído uma rede de bondes complementar ao metrô.
Ônibus
Tal como deveria ser no resto do mundo, não deveriam haver licitações que formam cartéis de ônibus, mas sim a autorização da operação de linhas municipais pelas prefeituras metropolitanas e das linhas intermunicipais pelo DETRAN/AM que atenderiam conforme a demanda e tendo as opções de ônibus mais elaboradas tal como os ônibus Jardineira daqui de Fortaleza. Os transportes escolares no Brasil funcionam assim também inclusive com fiscalização periódica e o preço baixaria também.
Bibliografia:
Instituto Histórico e Geográfico do Pará. https://ihgp.net.br/revista/index.php/revista/article/download/196/pdf_149
Comments