Como deveriam ser os transportes em Manaus
- Luan César da Costa
- 20 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de set.
Na década de 1980 deveria ter começado a construção de uma rede de metrô em Manaus, quando se sabia que os novos eixos de crescimento da cidade eram a Cidade Nova e o bairro São José Operário, então as 2 primeiras linhas deveriam ir até os novos bairros.
Parte A: 1. Matriz-Cidade Nova - 1981
Começaria no Terminal Matriz, seguiria pelas ruas XV de Novembro e da Instalação; iria pelas avenidas Epaminondas, Constantino Nery onde passaria pelo Terminal 1, Torquato Tapajós, Max Teixeira onde passaria no Terminal Cidade Nova e terminaria na Noel Nutels.
Parte B: 2. Matriz-Terminal 4 - anos 1980
A 2. linha de Nuremberg foi construída com 650 mil habitantes metropolitanos em 1967 e assim Manaus deveeria ter feito quando tinha população similar em 1980.
Começaria junto com a linha da Cidade Nova no Terminal Matriz e seguiria o mesmo caminho onde seguiria até a esquina com a Av. Álvaro Maia e seguiria também pelas avenidas Umberto Caldenaro, André Araújo, Cosme Ferreira e Autaz Mirim onde passaria pelo Terminal 4 e terminaria na atual Plataforma Grande Família no meio do bairro popular São José Operário. E na reforma do BRS em 2003 o metrô deveria ter sido extendido até o Terminal 4 na Av. Camaquã.
Entre 1985 e 1989 com o prefeito Manoel Ribeiro implantou o sistema "Manecão" (ônibus articulados) e "Manequinho" (micro-ônibus), foi um passo.
Lyon na França era uma metrópole com cerca de 1,1 milhão de habitantes quando implantou sua 3. linha de metrô em 1978 e quando implantou sua 4ª linha em 1991, Manaus deveria ter feito o mesmo quando tinha população similar.
Parte C:
3. Matriz-Terminal 2 - 1992
Começaria junto com a linha da Cidade Nova no Terminal Matriz e seguiria o mesmo caminho até a esquina com a Av. Leonardo Malcher, dobraria para a Av. Carvalho Leal e dobraria para a Av. Itacoatiara, dobraria para a Av. Borba e dobraria para a Av. Tefé e seguiria pela Av. Rodrigo Otávio onde terminaria em frente à entrada da Universidade Federal do Amazonas.
Poucos meses depois:
4. Paz-Matriz
Começaria junto com a linha da Cidade Nova no Terminal Matriz e seguiria o mesmo caminho até a esquina com a Av. Álvaro Maia e dobraria para a Av. Mário Ypiranga por onde iria até o final. Baseada na faixa azul (BRS) da Mário Ypiranga.
Parte D:
Deveriam ter sido construídas as linhas 5, 6 e 7 assim como a metrópole de Estocolmo fez com população similar no início dos anos 2000 quando foram implantados o BRS Manaus e os terminais. Tempo devido de implantação: entre 2000 e 2007.
Bondes
Assim como Munique que fez 12 linhas de bonde do zero e 1 linha adaptada de ferrovia, a prefeitura de Manaus deveria ter construído uma rede de bondes complementar ao metrô.
Bibliografia:
Instituto Histórico e Geográfico do Pará. https://ihgp.net.br/revista/index.php/revista/article/download/196/pdf_149
Comentários