top of page

Como deveriam ser os transportes em Maceió

  • Luan César da Costa
  • 2 de jan. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 27 de ago. de 2024

Metrô proposto

Budapeste fez com população similar à da Metrópole de Maceió no fim de 1988 a sua sua 1ª linha metroviária em 1896 e assim a capital alagoana deveria ter feito sua 1ª linha que seria o corredor de ônibus proposto no Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) de 1982:

1. Corredor Fernandes Lima: Tabuleiro do Martins-Praça da Independência - fim de 1988

Começaria no proposto Terminal Tabuleiro do Martins, seguiria pela Av. Fernandes Lima, desceria para a Av. Moreira e Silva, dobraria para a Rua da Alegria e terminaria no proposto Terminal Praça da Independência.

A 2ª linha de Nuremberg foi construída com 650 mil habitantes metropolitanos em 1967 e Maceió deveria ter feito o mesmo quando teve população similar. Como o próximo plano de transportes foi feito em 2005 e já haviam os terminais não-integrados, então as linhas seguintes partiriam dos terminais radiais:

2. Benedito Bentes-Trapiche da Barra - começo de 1991

Como são muitos trechos, eu vou dividir em partes para uma melhor compreensão:

a) Começaria no Terminal Benedito Bentes; seguiria pelas ruas Jussara e B-39; pela Av. Benedito Bentes; pela rodovia AL-105; ao lado do Shopping Pátio Maceió iria para a Estr. Des. Carlos de Gusmão; dobraria para a Av. Jorn. Tobias Granja;

b) pararia no Terminal Salvador Lyra; iria pelas ruas Luiz Carlos Calazans Pacheco e da Codeal; dobraria para a Rua Des. Carlos de Gusmão; seguiria pela Av. Francisco Afonso de Melo; seguiria pela Rua Marquês de Tamandaré; dobraria para a Av. Fernandes Lima e a partir dali a linha seguiria junto ao Corredor Fernandes Lima até o seu final;

c) depois dali a linha seguiria pela Av. Siqueira Campos onde passaria pelo Estádio Rei Pelé; depois dobraria para a Rua Jorn. Oséias Rosa e terminaria no Terminal Trapiche da Barra.

Em 2001 com população maior à da metrópole de Maceió, Nuremberg (Alemanha) começou a fazer a sua 3. linha de metrô com cerca de 700 mil habitantes metropolitanos, ou seja, a capital alagoana deveria ter começado a fazer a sua 3. linha nessa época:

3. Vergel do Lago-Cruz das Almas - 2001

Começaria no Terminal Vergel do Lago; seguiria pela Tv. Monte Castelo; dobraria para a Av. Monte Castelo; seguiria pelas ruas Santo Antônio, 16 de Setembro e do Livramento; dobraria para a Rua Sen. Luís Torres; pararia no Terminal Praça da Independência; seguiria pelas ruas Zadir Índio e Oliveira e Silva; dobraria para a Rua do Imperador na Praça Dom Pedro II; dobraria para as ruas Barão de Atalaia e Com. Calaça; seguiria pela Av. Com. Gustavo Paiva por onde iria até entrar na Rua João Canuto da Silva e terminaria no Terminal Cruz das Almas.

Quando o Terminal Eustáquio Gomes foi inaugurado, deveria ter havido uma extensão do Corredor Fernandes Lima até lá:

1. Corredor Fernandes Lima: Eustáquio Gomes-Praça da Independência.

Começaria no Terminal Eustáquio Gomes, seguiria pelas avenidas Dr. Fábio Wanderley e Fernandes Lima.


Bonde

Seguindo o exemplo de Nuremberg (Alemanha), deveriam haver 5 linhas de bonde complementares usando os terminais sem linhas de metrô:

  1. Osman Loureiro

A linha começaria no Terminal Osman Loureiro, dobraria para a Rua Antônio Silva, dobraria para as ruas José Gonzaga de Almeida e Cel. Floriano Pimentel, a linha dobraria para a Rua Santa Luzia e depois a linha terminaria na esquina com o Corredor Fernandes Lima.

2. Rotary

A linha começaria no Terminal Rotary, daria uma volta em torno da Rua B e do Largo Delmiro Gouveia, depois a linha se reencontraria na Rua Roberto Simosen e a linha terminaria na esquina com o Corredor Fernandes Lima.

3. Mutirão

A linha começaria no Terminal Mutirão, seguiria pela Rua do Arame; dobraria para as ruas Pref. Jonatas Malta de Alencar, Antônio Claudino e Marquês de Abrantes; seguiria pela Ladeira Prof. Benedito Silva e a linha terminaria na esquina com a linha férrea onde haveria integração com a Estação Bebedouro.

4. Graciliano Ramos

Começaria no Terminal Graciliano Ramos, seguiria pelas avenidas Emp. Nelson Oliveira Menezes, Dr. André Papini Góes, Dr. Fernando Couto Malta e Menino Marcelo onde terminaria na rotatória com a AL-105.

5. José da Silva Peixoto

Começaria no Terminal José da Silva Peixoto, seguiria pelas ruas Demerval Macário, Maria de Lourdes Moura Teixeira, José Jorge de Melo Gonçalves, Alcides Ramos de Lima e terminaria na esquina com a Av. Gov. Afrânio Lages.


Ônibus

Terminais de ônibus:

Grandes: Benedito Bentes e Mercado

Outros: Vergel do Lago, Trapiche da Barra, Cruz das Almas, Osman Loureiro, Rotary, Rio Novo, Eustáquio Gomes, Mutirão, José da Silva Peixoto, Salvador Lyra, Graciliano Ramos, Colina dos Eucaliptos, Clima Bom, Pontal da Barra, Cidade Sorriso I, Cidade Sorriso II, Mocambo, Sanatório, João Sampaio, Rosane Collor, Pontal da Barra e Paraíso do Horto

Construídos na década de 2010: Cleto Marques Luz, Village Campestre e Gama Lins

Desativado: Rodoviária da Chã da Jaqueira

Tal como deveria ser no resto do mundo, não deveriam haver licitações que formam cartéis de ônibus, mas sim a autorização da operação de linhas municipais pelas prefeituras metropolitanas e das linhas intermunicipais pelo DETRAN/AL que atenderiam conforme a demanda e tendo as opções de ônibus mais elaboradas tal como os ônibus Jardineira daqui de Fortaleza. Os transportes escolares no Brasil funcionam assim também inclusive com fiscalização periódica e o preço baixaria também.


Bibliografia:


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page