Como deveriam ser os transportes em Foz do Iguaçu/PR
- Luan César da Costa
- 10 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Existem sistemas de transporte de massa em metrópoles internacionais como o sistema de bondes de Estrasburgo na França que tem uma linha que vai até a cidade vizinha de Kehl na Alemanha. Na prática, estas cidades fazem parte da mesma metrópole.
Basiléia na Suíça, Mulhouse na França e Friburgo na Alemanha compartilham o mesmo aeroporto; então Ciudad del Este, Hernandarias, Presidente Franco e Minga Guazú - Puerto Iguazú é vizinha, mas não é conurbada - no Paraguai e Foz do Iguaçu no Brasil poderiam ter um sistema de transporte de massa único.
Números da metrópole fronteiriça:
População total da metrópole fronteiriça: 864.335
A metrópole de Ciudad del Este do lado paraguaio tem Ciudad del Este, Hernandarias, Presidente Franco e Minga Guazú.
A metrópole de Ciudad del Este do lado paraguaio tem 578.920 habitantes segundo o censo paraguaio de 2022: Ciudad del Este tem 325.819, Presidente Franco tem 88.744, Hernandarías tem 83.285, Minga Guazú tem 81.072 e Foz do Iguaçu no Brasil tem 285.415 habitantes segundo o censo brasileiro de 2022.
Seguindo o exemplo de Nuremberg na Alemanha, deveriam haver 3 linhas de metrô e 5 linhas de bonde complementares.
Metrô proposto
Minga Guazú-Foz do Iguaçu
A linha começaria no Terminal de Minga Guazú, seguiria pela Ruta 2, pararia no Terminal Ciudad del Este - Km 7, seguiria pela Ruta 2, pararia no Terminal de Transportes Urbanos de Ciudad del Este, seguiria pela Ruta 2, passaria pela Ponte da Amizade, seguiria pela rodovia BR-277, dobraria para a Av. Pres. Juscelino Kubitschek e terminaria no Terminal de Transportes Urbanos de Foz do Iguaçu.
Hernandarias-Presidente Franco
A linha começaria no Terminal Hernandarias, seguiria pela Ruta 7, dobraria para a Ruta 2 e terminaria no Terminal Ciudad del Este, dobraria para a Av. Ádrian Jara, dobraria para as avenidas Pioneros del Este e Gral. Bernardino de Caballero, dobraria para a Av. Monday, dobraria para a Ruta 7 e terminaria no Terminal Presidente Franco.
Km 7-Foz do Iguaçu
A linha começaria no Terminal Km 7 onde haveria conexão com Minga Guazú, dobraria para a Av. Julio Cesar Riquelme, dobraria para a Av. San José, dobraria para a Av. Amado Benítez Gamarra, dobraria para a Ruta 7, depois dobraria para a Calle Saltos del Monday, pararia no Terminal Presidente Franco, continuaria na Saltos del Monday, voltaria à Ruta 7, seguiria pela Av. Gen. Bernardino Caballero, dobraria para a futura Ponte de Integração, dobraria para a Av. Gen. Meira, dobraria para a Av. Jorge Schimmelpfeng, dobraria para a Av. Pres. Juscelino Kubitschek e terminaria no Terminal de Transportes Urbanos de Foz do Iguaçu.
Bonde proposto
Eu não sei onde seriam as 5 linhas porque não existem outros terminais na região, estas linhas de bonde complementares deveriam ser propostas por um engenheiro de tráfego com base em pesquisa de origem e destino.
Bibliografia:
Comentários