Como deveriam ser os transportes em Cascavel/PR
- Luan César da Costa
- 21 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de nov. de 2024
Bonde proposto
3 linhas troncais baseadas no sistema de ônibus da cidade:
Oeste-Leste
Começaria no Terminal Oeste, seguiria pela Av. Brasil onde pararia nas paradas troncais, pararia no Terminal Central, pararia no resto das estações troncais, a linha se dividiria na esquina com a Rua Jesuíno Marcondes, seguiria em sentido circular indo pela Rua Martim Afonso de Sousa para norte, terminaria no Terminal Leste, dobraria para a Rua Ponta Grossa e dobraria para a Rua Jesuíno Marcondes indo para sul.
2. Sudoeste-Nordeste
Começaria no Terminal Sudoeste, seguiria em binário pelas ruas Guaracás no sentido oeste e Galibis no sentido leste, dobraria para a Av. Tancredo Neves, seguiria pela Av. Brasil, dobraria para a Av. Barão do Rio Branco, dobraria para a Rua Gandhi e terminaria no Terminal Nordeste. A linha pararia em todas as estações troncais que passam no trajeto.
3. Oeste-Sul
A linha começaria no Terminal Oeste, seguiria junto à linha Oeste-Leste, pararia no Terminal Central, na esquina com a Av. Carlos Gomes a linha se dividiria: para sul seguiria pela Av. Carlos Gomes e para norte seguiria pela Rua Barão do Cerro Azul, no fim da Barão do Cerro Azul, a linha seguiria com os 2 sentidos juntos pela Carlos Gomes, a linha dobraria para a Rua Anita Garibaldi e terminaria no Terminal Sul.
Trem urbano
Não haveria sistema de trem urbano porque a única ferrovia que existiu no município só passa pela zona rural de Cascavel.
Ônibus urbano
Terminais: Central, Oeste, Leste, Sul, Sudoeste e Nordeste.
Assim como a capital do estado do Paraná, Cascavel se inspirou em Curitiba e fez uma rede troncal de transportes assim como Londrina e Ponta Grossa fizeram no interior, mas ao contrário das outras cidades interioranas citadas, fez paradas troncais que podem ser estações em um novo sistema de bondes.
Comentarios