top of page

Como deveria ser o Metrô de São Paulo?

  • Luan César da Costa
  • 5 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de out. de 2024

Em 1896 com cerca de 600 mil habitantes, Budapeste, que na época era do Império Austríaco e hoje é capital da Romênia, construiu sua 1ª linha de metrô. São Paulo deveria ter construído a sua 1. linha no começo da década de 1920 quando teve população similar, mas qual seria a linha? Seria a linha com trajeto circular que o Dr. Felipe Antonio Gonçalves teve licença para fazer na região central paulistana entre 1906 e 2005 (sim, a licença foi revogada em 2005), que era o projeto mais recente que havia:

  1. Estrada de Ferro Circular - início da década de 1920.

São Paulo teve várias sugestões de linhas metropolitanas ao longo do século XX, mas só começou a construir em 1968 e terminou sua 1ª linha em 1974. Segundo o Censo de 1960, a metrópole paulistana tinha no mínimo 4,3 milhões de habitantes, então deveria ter sido implantada uma expansão como a que houve no Metrô (eles chamam "U-Bahn") de Berlim no começo do século XX: implantar mais 8 linhas que no caso seriam as linhas propostas antes:

6 linhas radiais propostas em 1956 pelo Anteprojeto para um Sistema de Transporte Rápido para a cidade de São Paulo:

Linha Norte-Sul:

  1. Santana-Santo Amaro

  2. Bifurcação Areal-Gopouva

Linha Leste-Oeste:

  1. Penha-Lapa

  2. Av. Gen. Olímpio da Silveira-Pirituba

Sudeste-Sudoeste:

  1. Av. do Estado-Est. de Itapecirica

  2. João Mendes-República

Centimetrô proposto por Ademar de Barros em 1958.

O PSDB por muitos anos usava como promessa política a lenta expansão do Metrô de São Paulo e hoje o burocrata Tarcísio Gomes de Freitas, que se destacou por duplicar rodovias federais desde o governo de Dilma Rousseff é o governador paulista, mas ele sozinho está apenas construindo na área dos transportes más idéias já existentes do PSDB: Trem Intercidades, que adia a implantação dos trens-bala e concessão de novas linhas do metrô.

Deveriam ser revistas as idéias de linhas de metrô e comparar com a expansão das linhas de metrô de Nova York, metrópole com tamanho similar à São Paulo: Subway e Port Authority Trans-Hudson (PATH).

Algumas linhas propostas antes:

Projeto de Norman Wilson - 1960

Linha proposta em 1927 pelo engenheiro canadense Norman Wilson a pedido da Light.

E o resto das linhas deveria ter continuado como bonde e trólebus mesmo.

Projeto de Prestes Maia - 1944

Proposto em 1944 pelo então prefeito Prestes Maia usando os viadutos Dona Paulina e Jacareí.

Projeto do Prof. Antônio Carlos Cardoso - 1944

Ligação entre a Estrada de Ferro Cantareira e a Praça da República.


Bibliografia:

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Briguinha no funk carioca

Texto para o dia 16 de abril concluído em 16 de maio. Jojô Toddynho fez uma música em homenagem ao movimento identitário LGBTQIAP...,...

 
 
 

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page