Como deveria ser o metrô de Belo Horizonte?
- Luan César da Costa
- 26 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de nov.
Uai, que trem bão, sô! Belo Horizonte é a 2. maior cidade em curtidas e comentários na minha página de fotos, desenhos e artigos @luancesardacostaarte, mas nenhum artigo feito por mim foi lido em Minas Gerais.
Eu nunca conheci pessoalmente nenhum mineiro e também nunca fui para lá, mas como lá é a 3. maior metrópole do Brasil, eu vou escrever sobre como resolver os problemas de transporte na cidade.
Eu li uma tese universitária de quase 200 páginas que eu terminei de ler em 1° de janeiro de 2025, mas eu tinha quando escrevi originalmente este texto em 2025 uma noção aplicada ao que eu conheço sobre as instalações de metrôs ao longo da história.
Por volta de 1958 segundo os censos demográficos do IBGE deveria ter sido implantada a 1. linha por lá com base em Budapeste que implantou sua 1. linha com 600 mil habitantes em 1896.
Linha 1
Seria a 1ª linha de trólebus construída em Belo Horizonte convertida em linha de metrô.
A 2. linha seria construída a partir de 1967 com base no início da construção das 2 primeiras linhas de Nuremberg (Alemanha):
Seria a 2ª linha de trólebus inaugurada em Belo Horizonte em 1959 convertida para metrô.
A 3ª linha deveria ter sido construída assim como Lyon terminou de fazer no mesmo ano de 1978 quando implantou com 1,1 milhão de habitantes sua 3. linha de metrô:
Seria a 3ª linha de trólebus inaugurada em Belo Horizonte em 1959 convertida para metrô. O projeto do Metrô de Belo Horizonte que surgiu na época na verdade era um novo nome e uma reforma no trem de subúrbio adotando padrões internacionais que já haviam na época para estes sistemas.
E com base na expansão do metrô de Estocolmo no começo da década de 1980 seriam construídas mais 4 linhas:
Seria a linha de trólebus que seria construída na Av. Cristiano Machado naquela época convertida para metrô.
As linhas 5, 6 e 7 seriam as linhas de trólebus inauguradas em 1960 que seriam reinauguradas como linhas de metrô.
Depois, segundo os meus cálculos a população da metrópole de Belo Horizonte alcançou os números da metrópole de Berlim em 2006: uma metrópole que tem 9 linhas de metrô e não 7 como em Estocolmo e uma extensa rede de bondes com 22 linhas complelemntares de rotas secundárias e alimentadoras dos trens e do metrô.
Bonde
Berlim que tem população metropolitana de cerca de 4 milhões de habitantes assim como a metrópole de Belo Horizonte tem muitas linhas de bonde, mas elas são linhas preservadas do começo do século passado, então não é justo comparar o número de linhas de lá com o número de linhas adequado para a metrópole de Belo Horizonte.
Linhas propostas no Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU) feito em 2025 pelo BNDES:
Ribeirão das Neves-Lagoinha/BRT Ribeirão das Neves-Terminal Ressaca,
LMG-806-Lagoinha e
Anel Urbano.
Linhas que o ENMU propôs como BRT, mas que poderiam ser construídas como linhas de VLT:
Anel Rodoviário,
040 Sul,
Belvedere-Nova Lima e
Confins-Vilarinho.
Trem
Além disso, a única linha do trem chamado "metrô" deveria ser expandida para Betim e Sabará e deviam ser criadas linhas no resto das estradas de ferro ainda existentes na metrópole de Belo Horizonte.
Usuários do Move Metropolitano reclamam de superlotação e atrasos, G1 e TV Globo Minas, julho de 2014
Lotação nos ônibus, TV Alterosa
Bibliografia:

Comentários