Como deveria ser a rede de transportes em Curitiba?
- Luan César da Costa
- 23 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de nov. de 2023
Curitiba é a grande cidade mais bem sucedida do Brasil: tem um belíssimo Jardim Botânico, a Rua 24 Horas, a Rua da Cidadania onde a pessoa resolve trâmites burocráticos perto de casa e alguns centros que integram ônibus e outros serviços públicos, o sistema trinário com vias laterais de 4 faixas, tem mais zelo do que as outras capitais e tem erros como fechar ruas para carros como a belíssima Rua das Flores como se o ser humano não pudesse conviver com a sua criatura carro.
E Jaime Lerner implantou com 2 anos de atraso justamente o mesmo número de linhas implantadas por Nuremberg com uma ideia que veio a ficar popular depois: construir ruas, avenidas e corredores de ônibus para orientar o rápido crescimento urbano da época.
Os corredores de ônibus foram uma alternativa à construção do metrô que consistia em 1 ônibus passando no intervalo de espera de 1 trem de metrô e como se sabe: 4 ônibus tem 4 motoristas, gastam 4 vezes mais fumaça que incrementa a poluição urbana, os ônibus articulados - que eu já andei aqui em Fortaleza - ficam balançando e principalmente a parte de trás e tem 4 vezes mais cobradores. E o custo de construção do metrô é bem mais caro e a manutenção é bem mais cara, mas a lotação dos ônibus diminui e surge o conforto.
Um exemplo curitibano: a Rua Padre Anchieta no bairfro Bigorrilho é belíssima porque é cheia de árvores por exemplo, mas tem um... corredor de ônibus.
As linhas pioneiras:
Linha Sul: Praça XV de Novembro-Capão Raso - deveria ter sido implantada em 1972
Linha Norte: Santa Cândida-Rui Barbosa - 1974
E como Curitiba foi pioneira em implantar pré-metrôs, esta linha quando implantada foi um pré-metrô implantado na hora certa que foi o Eixo Boqueirão: Carlos Gomes-Boqueirão em 1979. E atendendo a demanda, a Linha Sul foi extendida até o novo Terminal Pinheirinho.
Depois assim como Estolcolmo implantou 7 linhas de metrô em 1985, Curitiba deveria ter feito o mesmo por volta de 1991 quando implantou mais corredores de ônibus:
Linha Norte: Maracanã-Rui Barbosa
Uma extensão até o terminal Maracanã em Colombo.
E a criação de novas linhas:
3. Eixo Boqueirão: Carlos Gomes-São José dos Pinhais
O 3. corredor que é o Eixo Boqueirão quando foi expandido para São José dos Pinhais deveria ter sido transformado em metrô em meados da década de 1980 como Lyon fez em 1978 quando implantou com 1,1 milhão de habitantes sua 3. linha de metrô.
4. Eixo Oeste: Campo Comprido-Rui Barbosa - 1991
5. Santa Felicidade-Bairro Alto - 1991
6. Eixo Sítio Cercado: circular
Começaria na Estação Central, seguiria pelo Eixo Boqueirão, seguiria pelo Eixo Sítio Cercado onde passaria pelo terminal honônimo e terminaria no Terminal Pinheirinho onde pegaria o Eixo Sul e seguiria pela Av. Sete de Setembro até a Estação Central.
E deveriam ter sido implantadas em vez dos corredores para os terminais Centenário, Pinhais e Barreirinha que são na beira das estradas de ferro... linhas de trem metropolitano nas linhas férreas subutilizadas e abandonadas que seguiriam até a Estação Central que hoje é um shopping. Jaime Lerner e companhia colaboraram para o abandono das ferrovias no Paraná.
7. Santa Felicidade-Bairro Alto
Baseada em uma linha de ônibus implantada em 1991 que passa pelo Eixo Oeste, pela Rua XV de Novembro, pela Av. Vitor Ferreira do Amaral
Pronto, temos o esqueleto de um futuro metrô com túneis principalmente na região central por ser uma região antiga e um sistema criado majoritariamente ao ar livre, o que diminui os custos; já existem as estações-tubo que deveriam ser ampliadas para comportar o metrô e em vez da degradação visual com viadutos poderiam ser implantadas algumas Ruas das Flores.
E deveriam ser implantadas várias linhas complementares tal como Munique na Alemanha fez linhas de bonde como complemento ao metrô em linhas. Como poderiam ser? Os famosos ônibus biarticulados poderiam ficar prestando serviço até o fim de sua vida útil ou começarem a andar guiados para aumentarem a vida útil.
Exemplos de linhas que poderiam ser implantadas: do Capão Raso passando para os terminais Angélica e Araucária.
E os Ligeirinhos poderiam ser linhas expressas de metrô tal como nos sistemas de metrô alemães, chamados lá de U-Bahn.
Evolução da Rede Integrada de Transporte desde a sua implantação:

Fonte: Urbanização de Curitiba (URBS)
Ônibus
Tal como deveria ser no resto do mundo, não deveriam haver licitações que formam cartéis de ônibus, mas sim a autorização da operação de linhas municipais pelas prefeituras metropolitanas e das linhas intermunicipais pela COMEC que atenderiam conforme a demanda e tendo as opções de ônibus mais elaboradas tal como os ônibus Jardineira daqui de Fortaleza. Os transportes escolares no Brasil funcionam assim também inclusive com fiscalização periódica e o preço baixaria também.
Comments