Como deveria ser a divisão de estados no Brasil
- Luan César da Costa
- 25 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Eu andei lendo sobre a divisão de estados, um assunto que aparece e reaparece de vez em quando no Brasil e pensando sobre o assunto.
Lembrei que o plebiscito de 2011 no estado do Pará foi massivamente a favor da criação dos estados de Tapajós (oeste do Pará) e Carajás (sudeste do Pará) na maioria dos municípios separatistas e o resto do estado - incluindo a metrópole de Belém - votou massivamente contra. Isto pelo que eu pesquisei na época foi promovido por políticos regionais que estavam almejando cargos maiores como senador e governador assim como houve no estado do Tocantins criado pelo ex-governador Siqueira Campos, mas mesmo assim eu sou a favor da criação dos novos estados que seriam compostos na minha opinião somente pelos municípios onde a separação venceu em 2011.
Deveria também haver um plebiscito no Triângulo Mineiro onde ficam as cidades de Uberlândia e Uberaba e no Oeste da Bahia colonizado por pessoas de outras regiões para saber se o povo é a favor da divisão dessas regiões ou não e a criação de novas entidades regionais para assumir serviços como a gestão do transporte urbano, de rodovias regionais e ferrovias regionais. Isto já ajudaria muito porque diminuiria as competências dos governos estadual e federal.
Mas seria interessante a criação de instituições entre estados para administrar serviços de interesse regional como a gestão do Aeroporto Internacional de Belém e garantir saídas regionais para fora do Brasil porque se não houverem novos entes regionais, haverão mais responsabilidades para o governo federal porque o sistema centralizador dito federativo do Brasil usa aspectos da desatualizada Constituição dos Estados Unidos que foi criada para a realidade das Treze Colônias pobres do século XVIII.
Comments