Como devem ser os transportes em Caxias do Sul
- Luan César da Costa
- 10 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de jul. de 2024
Com relação às enchentes que houveram no Rio Grande do Sul, segundo as notícias veiculadas pela grande imprensa, a Serra Gaúcha não foi tão atingida quanto o Vale do Taquari e a Região Metropolitana de Porto Alegre; mas uma coisa que levantaria a moral da Serra seria a construção de um sistema de transportes.
Bonde proposto
Uma rede de 4 linhas de bondes para uma metrópole de 400 mil habitantes derivada da rede de Montepiller na França. Uma linha que eu proponho:
Floresta-Ana Rech
Começaria na EPI Floresta; seguiria por um binário: Rua Machado de Assis para leste e ruas Atílio Bassanesi e Josué Périco onde a linha se reuniria depois do fim dessa rua; depois a linha se uniria indo pela Rua Machado de Assis; na esquina com a Rua Medianeira, o sentido leste iria pelas ruas Medianeira, Dr. Protásio Alves e Av. Rio Branco; na esquina do Bourbon Shopping São Pellegrino, a linha se reuniria na Av. Rio Branco; no bairro São Pellegrino, a linha se dividiria: a linha oeste seguiria pela Rua Feijó Júnior onde pararia na estação Feijó Júnior, pelas ruas Pinheiro Machado onde pararia nas estações Pompéia, Ópera, Borges, Andrade e Armellindo Mandelli o sentido leste seguiria pela Rua Sinimbu onde pararia nas estações Coronel, Praça da Bandeira, Visconde de Pelotas, Catedral, Guia Lopes, Vereador, Madre Imilda e a linha se reuniria na EPI Imigrantes. Depois, a linha dobraria para a rodovia BR-116; dobraria para a Av. Rio Branco e terminaria na projetada EPI Ana Rech.
Trem urbano
Reativação de todas as linhas ferroviárias do município, ligando a cidade aos distritos.
Bibliografia:
Comments