Começou o mês junino, mas as verdadeiras festas juninas acabaram há muitos anos
- Luan César da Costa
- 1 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Hoje começou o mês das festas juninas e aqui no estado do Ceará elas só existem ainda em festas escolares mal feitas assim como o resto das apresentações artísticas escolares e em quadrilhas, todas elas tocam como músicas juninas de duplo sentido aqueles discos de forró eletrônico do Grupo SomZoom Sat (o grupo onde havia a banda Mastruz com Leite) de Emanuel Gurgel.
Em Campina Grande ainda existe uma seção escondida do Parque do Povo onde ainda toca música nordestina tradicional, ou seja, lá ela ainda resiste, mas aqui não existe mais. Caso houvesse aqui o que resiste por lá, seria ótimo para nós.
O forró eletrônico é um ritmo diferente do forró propriamente dito, é industrial enquanto o tradicional é popular apesar do industrial já ter homenageado a cultura popular como as bandas de Emanuel Gurgel já fizeram: se um industrial canta música popular, está cantando música popular e esta música pode sim ser usada em quadrilhas tradicionais. Considerar músicas chicletes dos anos 1990 e 2000 que a gente gosta de cantar (eu gosto de algumas também) como verdadeiros clássicos da música é um péssimo sinal: se as canções do Wesley Safadão no começo da carreira são o ápice da música...
Comments