top of page

A persistência do São Paulo venceu

  • Luan César da Costa
  • 22 de set. de 2023
  • 6 min de leitura

Atualizado: 25 de set. de 2023

SEXTA

Corinthians 1x0 Botafogo - Neo Química Arena

Eis um horário que devia ser usado mais vezes no futebol brasileiro: sexta às 20h e foi o horário usado hoje pela CBF. Um milagre.

Jogo fraco como o previsto: Corinthians focado só na Copa Sul-Americana, mas com os titulares e Botafogo botando fogo nenhum assim como antes da compra pelo investidor John Textor.

Mas o Palmeiras perdeu ontem para o Grêmio e o Botafogo está na 3ª derrota seguida.


SÁBADO

Premier League inglesa: Manchester City 2x0 Nottingham Forest - Etihad Stadium, Manchester

O 2° gol do Manchester City foi com quem não fazia há algum tempo: Erling Haaland.

Nada de novo nesse ano: 6 jogos e 6 vitórias do Manchester City na Premier League e o Nottingham Forest só não levou mais gols porque tem uma boa defesa.

Curiosidade: Nottingham Forest tem mais títulos europeus que o Manchester City: o primeiro ganhou 2 no fim da década de 1970 e o 2° só tem o título desse ano.


La Liga espanhola: Barcelona x Celta de Vigo - Olímpico di Montjuïc, Barcelona

Celta de Vigo é um timeco letreca (ruim) da cidade de Vigo na Galícia, região de fronteira com o Norte de Portugal que fala português e é uma parte separada do país vizinho.

Mas contra Real Madrid e Barcelona ele joga com raça (joga com esforço) como se diz aqui e às vezes ganha, lembra o meu time: o Ceará contra o time de maior torcida no Brasil que é o Flamengo.

E que ruim está o Barcelona, mesmo quando o outro time é um timaço ele continua no ataque e metendo gol nos gigantes.

Está jogando pelo Celta Bambá da Costa do Marfim, o irmão dos boi bumbá (Boi Bonito e Boi Caprichoso) de Manaus, na Amazônia brasileira.

Como é o futebol bonito: na reta final do 2° tempo o Celta fez 2x1 e o Barcelona virou em poucos minutos com os gols do polonês Robert Lewandovski e do português João Cancelo. Parabéns ao Barcelona! Muito melhor o fim desse jogo do que Goiás 0x0 Flamengo que ocorreu na quarta passada no Campeonato Brasileiro.


Série B: Chapecoense 1x1 Ceará - Índio Condá, Chapecó

Fora João Paulo! O presidente do Ceará está acabando com o time: Cristian Barletta jogou com uma camisa de patrocínio principal diferente do resto do time que foi das lojas Zenir, que patrocinam apenas o ombro da camisa. O patrocínio principal é da Estrela Bet, que patrocina até um canal independente que tem no YouTube chamado "Bora pro Racha" e insiste no potencial da torcida alvinegra.

O jogo foi exibido além do canal pay-per-view Premiere Futebol Clube pela Rede Bandeirantes (BAND) nos estados do Ceará onde a família Saad tem 2 concessões apenas de canal repetidor que não podem gerar programação própria e da Bahia onde ela tem uma emissora que pode gerar programação própria.


Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro 1x0 Cuiabá - Arena MRV

Os jogos do Atlético Mineiro depois da inauguração do estádio próprio se tornaram filmes repetidos: Paulinho faz um gol no 1° tempo e depois nem Atlético joga, nem o adversário também. Mas o Atlético soma 3 pontos a cada jogo que é o que mais importa para os atleticanos.


DOMINGO

Série A italiana: Empoli 0x1 Internazionale

Como é o fuytebol, no sábado passado a Internazionale aplicou 5x1 contra o Milan no clássico e ontem venceu o último colocado Empoli apenas de 1x0, cansaram de encher o saldo de gols.


Premier League inglesa: Arsenal 2x2 Totteham - Emirates Stadim, Londres

Que jogo! Arsenal faz 1 gol, Totteham empata, Saka faz um gol de pênalti para o Arsenal e Son empatou para 2x2: por isto a Premier League inglesa está no 1. escalão do futebol em 2023, o futebol corrido que o Brasil não conseguiu se adaptar.


Premier League inglesa: Sheffield United 0x8 Newcastle - Sheffield

Eis a diferença entre um time organizado e um time bagunçado: 8x0 para Newcastle só no 1. tempo e depois o Newcastle deixou de jogar bola.

É o mesmo plantel da temporada passada, mas estava jogando no padrão clássico do Newcastle: mal.


Série A italiana: Bologna 0x0 Napoli - Bolonha

Bolonha é a terra da lasanha como a gente conhece e Nápoles é a terra da pizza, eis o clássico: Pizza x Lasanha.

Os destaques da temporada passada: o africano Oshimen, o georgiano Khivaratschella e o italiano Raspadori contginuam na equipe, mas o treinador Luciano Spaletti foi para a Seleção Italiana, o que fez toda a diferença. Khivaratschella vinha mal, deixou o pênalti para Oshimen bater e ele perdeu. Que fase!


Final da Copa do Brasil: São Paulo 1x1 Flamengo - Morumbi

O São Paulo havia esquecido de jogar no 1. tempo e levou gol do Flamengo, depois o criticado Rodrigo Nestor empatou e no 2. tempo houve um jogo mais de defesa.

Dorival Júnior saiu sem dizer uma palavra ano passado no Ceará, foi campeão da Taça Libertadores ano passado pelo Flamengo, foi demitido do rubro-negro antes do Mundial de Clubes e foi para o São Paulo vencer a Copa do Brasil: vingança bem feita que eu torci para acvontecer nos 2 jogos da final apesar de eu não gostar do São Paulo e menos ainda do Flamengo.

O São Paulo depois do seu último título de expressão que foi a Copa Sul-Americana de 2012 insistiu em vencer: foi vice-campeão brasileiro em 2014, fez contratações de peso, liderou por um bom tempo o Campeonato Brasileiro em 2019, foi vice-campeão da Sul-Americana no ano passado e de novo vinha crescendo. A persistência deu certo apesar da pressão natural dum tricampeão mundial.

Assim como o Internacional, o São Paulo agora pode se gabar de ganhar todos os títulos de expressão: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana, Taça Libertadores e Mundial. Eles só não têm a Supercopa do Brasil porque foi criada em 2020.

Que inovação desnecessária da CBF: uma rodada que começou na segunda e terminou no sábado e no fim de semana houveram só 2 jogos dos times da Série A que eu comentei aqui e por motivo óbvio a final da Copa do Brasil no fim de semana continuará nos próximos anos porque deu mais audiência e relevância do que no seu devido dia que é a quarta. Estão seguindo os passos da Copa da Inglaterra - a 1. competição de futebol da história - e da Copa da Liga Inglesa que bagunçam rodadas da Premier League no começo do ano gerando jogos atrasados.


SEGUNDA

Campeonato Brasileiro: Vasco x América Mineiro

Hoje haverá o "super" inconstante Vasco que pela 2. vez parece que vai entrar nos trilhos e dessa vez a torcida espera que não haja uma nova queda e o jogo é favorável ao alvinegro: é um jogo atrasado contra o América Mineiro que jogava a Copa Sul-Americana. Hoje finalmente vai encerrar o 1. turno do Campeonato Brasileiro.


MÍDIA ESPORTIVA

A volta do "Trem Bala" Alan Neto

O Alan Neto aparentemente cansou das brigas acaloradas e do humor do seu auge na estatal TV Ceará - canal 5, agora ele só faz no seu programa o que já fazia no rádio: entrevistas com os setoristas de Ceará e Fortaleza e comentários - alguns são bons e outros ruins. Ele estava se esquecendo até do seu bordão "Olha o deeedo do Trem Bala!"


ESPN Brasil voltou a dar visibilidade à Portugal

Que bom que os canais ESPN Brasil adquiriram os direitos de transmissão da Liga Portuguesa de Futebol, uma vitrine para o atacante Artur Cabral, um talento revelado no time do Ceará que é melhor que Richardson "Pombo" e tem que se adaptar porque não vem jogando nada e ele se conseguir se adaptar à terra-mãe do Nordeste - região onde ele nasceu - merece ser exposto para quem não é alvinegro.


TERÇA

Copa Sul-Americana: Corinthians x Fortaleza

O crescimento do Fortaleza que era reservado ao time do Ceará e foi ocupado pelo rival está dando sinais de que pode tropeçar por conta da soberba declarada no hino do time: perderam contra Cuiabá e Bragantino no Campeonato Brasileiro porque esqueceram de jogar e só ganharam contra o São Paulo por sorte. Caso a torcida deixasse de ser soberba, o time com SAF ou sem SAF consolidaria seu crescimento.

Este crescimento tricolor é benéfico para o estado do Ceará que está explorando o seu potencial regional, mas quem torce para o Ceará não torce pelo sucesso do Fortaleza - que é o meu caso - e quem torce para o Fortaleza não quer o sucesso do Ceará porque existe a rivalidade. Porque nós não torcemos para o futebol cearense, nós torcemos para os nossos times e queremos o fracasso do rival. Mas vale lembrar que o torcedor comum não quer que aconteça com o rival o que houve com o voo da Chapecoense, só os torcedores organizados querem isso porque são doentes.


QUARTA

Taça Libertadores: Fluminense x Internacional

Quem passar perderá o título contra Boca Juniors ou Palmeiras. O Brasil terá o vice-campeão.


QUINTA

Taça Libertadores: Boca Juniors x Palmeiras

Eu vi uma matéria na transmissão de Boca Juniors x Lanús da Copa da Liga Argentina pela ESPN Brasil dizendo que Riquelme - o carrasco de times brasileiros e do Palmeiras em 2000 - é o atual vice-presidente xeneize e empurrará o seu time para a vitória apesar do alviverde ter um plantel melhor.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page