Cidades que eu conheci: Redenção
- Luan César da Costa
- 22 de set. de 2023
- 2 min de leitura
10 anos atrás em 2013 eu em passeio do colégio conheci Redenção, uma cidade pequena na Serra de Baturité que fez graças à luta pela abolição com que o Ceará libertasse os seus escravos antes do resto do Brasil em 25 de março de 1884.
Por quê isto aconteceu antes aqui? No Ceará os donos de escravos não tinham mais tanta necessidade e no interior do estado de São Paulo houve tanta insistência em não libertar os escravos para não gastar mais dinheiro trazendo os imigrantes europeus que eles ajudaram a fazer o golpe republicano de 15 de novembro de 1889 contra a Princesa Isabel, que seria a futura rainha do Brasil se não houvesse o golpe por ser popular entre os ex-escravos.
Como chegar lá a partir de Fortaleza? Pela rodovia CE-060 que atualmente é duplicada até Acarape que é o último município antes do destino final, a pessoa vai até Acarape achando que está em Redenção, mas passa por este município vizinho e estará em Redenção.
Eu amanheci com uma crise de rinite, o dia estava bem quente e eu fiquei cansado e com vontade de ir embora por causa do calor. Mas eu vi o Museu do Negro Liberto que é um antigo engenho onde eu conheci pessoalmente um morcego, que estava dormindo porque era dia e eu vi o quartinho que era a senzala; o lamentável é que a fazenda estava meio abandonada e suja, mas mesmo assim estava visitável.
Existe um centro de informações que tem um mapa e informações explicativas do lugar ao lado da grande moenda de cana de açúcar onde se produziam garapa, caldo de cana e cachaça (aguardente). Além disso, no centro vendem água, refrigerante, sorvetes, picolés e lanches que tu podes precisar.
Vale a pena o passeio para conhecer a vida colonial no Ceará e este específico lembra os engenhos de cana pernambucanos.
Comments