top of page

Heróis, charlatães, hiperinflação e futura reconstrução no Rio Grande do Sul

  • Luan César da Costa
  • 8 de mai. de 2024
  • 5 min de leitura

A maior campanha de solidariedade da história do Brasil

Badin Colono é um humorista comparável aos cearenses Rossicléia, Adamastor Pitaco, o recentemente falecido Paulo Diógenes que interpretava a personagem Raimundinha, Zé Modesto, Lailtinho Brega, Titela e outros e ele que organizou uma vaquinha nas enchentes do ano passado, organizou uma campanha enorme em poucos dias.

Whindersson Nunes, aquele humorista que veio do sertão do Piauí, fez também a sua vaquinha e vai fazer uma apresentação beneficente em 25 de maio no Estádio Presidente Vargas em Fortaleza, inclusive ele morava aqui na nossa cidade. Parabéns para ele! Espero que ele não seja que nem o cearense de Sobral Renato Aragão (o Didi Mocó) que dizia pedir doações para o Nordeste no "Criança Esperança" e contou uma história que virou um meme deplorável na internet chamado "No céu tem pão? E morreu" insinuando que os nordestinos passam fome apesar dele saber que o que existe na verdade é subnutrição.

Eu achei que o povo fosse ignorar o apelo dos rio-grandenses porque o resto do Brasil não suportava eles exceto determinadas pessoas como o Ronaldinho Gaúcho.

Comparar o trabalho desses 2 humoristas com os anos em que o palhaço cearense de Itapipoca Tiririca está sendo deputado federal é uma discrepância enorme.


Pilantras que se aproveitam da tragédia

Governo do Estado: além da conta bancária do governo do estado estar disponível para doações (o Rio Grande do Sul é um dos estados mais populosos e que mais contribuem para o governo central) muito provavelmente para o uso do governador Eduardo Leite do PSDB.

Rede Globo: trouxeram de volta ontem um novo "Criança Esperança" chamado "Para quem doar" e o "Fantástico" passou a maior parte da edição do último domingo falando bem de Madonna e passou a entrevista da mulher que levou o tio morto para o banco. Eles apoiam o governador Eduardo Leite por este ser do PSDB.

A TV Globo ganhou prestígio e audiência no Rio de Janeiro arrecadando donativos para uma enchente que houve na Cidade Maravilhosa em 1966: passaram horas no ar pedindo doações e a sede da emissora ficou cheia de doações e a sua maior afiliada no Brasil que é a RBS é quem tem mais emissoras em todo o estado.

Edir Macedo: a Rede Record colocou depois da matéria no programa "Domingo Espetacular" sobre a enchente o PIX de um instituto da Igreja Universal chamado Unissocial para enriquecer o Edir Macedo. Lá ele tem além da IURD o tradicional jornal "Correio do Povo", a Rádio Guaíba, a Guaíba FM e a emissora filial da Record TV2 Guaíba.

Pablo Marçal: aquele mesmo que diz que é coach, deixou seguidores presos em uma serra no interior de São Paulo e zombou dos bombeiros que socorreram seus admiradores, foi até o Rio Grande do Sul se mostrar e dizer que ajuda as pessoas.

CUFA: a esquerda que ajudou a causar o desastre lá através de políticos como os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro colocou uma instituição para receber doações chamada Central Única das Favelas (a CUFA também é beneficiada pelo "Criança Esperança" da Globo), a rio-grandense Luísa Sonza e a cantora Beyoncé fizeram propaganda dessa ONG ao pedirem doações para a região.

Luciano Hang: ele prometeu pagar os advogados do filósofo Olavo de Carvalho em 2019 e não pagou, eu não sei se os aviões que ele disse que iria enviar chegaram lá.


Quando a água baixar: hiperinflação e importação de arroz

A Alemanha depois da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais teve hiperinflação, miséria, falta de alimentos e aumento no número de doenças por estar com a infraestrutura devastada e o Rio Grande do Sul que tem 10 milhões de habitantes e tamanho comparável a um país europeu. Conseguiu ser uma tragédia maior do que a tragédia do Haiti em número de lugares atingidos e pessoas.

O marco alemão depois dessas guerras mundiais se desvalorizou bastante e quando houve a crise econômica na Europa em 2010, a Alemanha que foi vítima dos gastos exorbitantes dos políticos ladrões de Itália, Irlanda, Espanha, Portugal e Grécia junto ao Banco Central Europeu (BCE) também sofreu a crise por usar o euro junto com estes países mais incompetentes. Em outras palavras: a hiperinflação vai chegar ao Rio Grande do Sul em reconstrução e em todo o Brasil assim como na década de 1980 e vão começar a fazer importação de arroz do estrangeiro.


Reconstrução

Não vai haver um plano de reconstrução como o que houve na Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial porque estamos no Brasil a não ser que surjam grupos de pressão pela reconstrução. O governo federal vai anunciar um Plano Marshall brasileiro e não haverão recursos para as obras necessárias.

O Estádio Beira-Rio ao lado do Rio Guaíba do Internacional e a Arena do Grêmio, inaugurada em 2012 na beira desse rio no lugar do Estádio Olímpico Monumental que está abandonado desde 2012 e que é afastado do rio, estão alagados assim como os centros de treinamento desses times. Os times assim como os times esportivos em geral terão que jogar em Santa Catarina para os torneios não serem comprometidos.

O Haiti era ajudado pelas Forças Armadas brasileiras e não tem militares ajudando, só mandaram um pouco de dinheiro e uns poucos veículos para um grande território. O próprio Ronaldinho Gaúcho foi o destaque esportivo em um amistoso beneficente entre Brasil e Haiti em 2004.

Meses antes eu vi um vídeo do jornal "Pioneiro" da Serra Gaúcha que mostra uma comunidade de descendentes de italianos comemorando a reconstrução de uma ponte através de um mutirão no município serrano de Farroupilha. Eles mesmos reconstruíram a ponte através de rifa e todo o estado terá que fazer isto: arregaçar as mangas e reconstruir casas, prédios e estradas através de rifa. Já a atual esposa do presidente Lula foi assistir presencialmente a apresentação horrorosa de Madonna e Lula em uma visita rápida fez um discurso disse que torceria para Grêmio e Internacional e foi embora.

Infelizmente devido ao Pix ser um aplicativo do governo brasileiro, os meus seguidores estrangeiros não podem doar dinheiro. Nem os uruguaios que são descendentes dos fazendeiros gaúchos podem dar donativos porque eles são estrangeiros.

Meus pêsames para os rio-grandenses e desejo uma reconstrução espelhada na reconstrução da Alemanha e do Japão depois da Segunda Guerra Mundial quando isto acabar. Salvar vidas primeiro, enterrar os mortos depois, depois salvar os animais e só depois reconstruir. Eles vão precisar de meses e anos de doações.

Aliás, o Brasil inteiro precisa construir estruturas preventivas contra enchentes e secas: Fortaleza precisa controlar as cheias do Riacho Pajeú e dos rios Maranguapinho e Cocó, os municípios da metrópole de São Paulo precisam solucionar as enchentes anuais, o Rio de Janeiro precisa solucionar as enchentes anuais, a região serrana do estado do Rio de Janeiro infelizmente não construiu estruturas preventivas depois das enchentes destrutivas de 2011, o Vale do Itajaí em Santa Catarina está à mercê de um desastre do tamanho rio-grandense, Pernambuco precisa solucionar suas enchentes no inverno, Alagoas precisa solucionar suas enchentes no inverno e cada lugar do Brasil precisa construir infraestrutura contra os desastres recorrentes em sua região. A Flórida todo ano tem furacões na alta estação e continua recebendo turistas nas praias e na Disneylândia e quando New Orleans sofreu um tornado em 2005, o governo de George W. Bush mandou um enorme fundo de reconstrução e reconstruíram a infraestrutura danificada.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Os Fatos do Ceará começaram em 2020 e se você quiser copiar algum conteúdo daqui, entra em contato comigo no Instagram: @luancesardacostaarte

bottom of page