Celebridades na cadeia? E influência da mídia
- Luan César da Costa
- 24 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Hoje os atores da Rede Globo - que tem cerca de 60 ou 70% da audiência da televisão brasleira - Tatá Werneck, Cauã Reymond e o at0r e apresentador Marcelo Tas com passagens pelas redes TV Cultura (pública), Bandeirantes e outras redes de televisão tiveram suas contas bloqueadas por envolvimento ou suspeita de envolvimento com a especulação de criptomoedas, eu não sei exatamente do que se trata.
Caso eles tiverem envolvimento, eles serão presos? Não, porque ter envolvimento com golpe de criptomoedas não é motivo para celebridade ser presa no Brasil, vale lembrar que o famoso ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho - que também está nessa investigação - foi preso antes da crise do Covid-19 no Paraguai, ou seja, se tu és uma celebridade no Brasil, com a fama vem uma injusta proteção.
Os juízes, principalmente nas principais cidades brasileiras, são muito amigos da elite econômica e como nós sabemos no Brasil, os criminosos não passam muito tempo presos.
E como a Rede Globo - que pelo que se sabe não tem nada a ver com esta suspeita - tem uma supremacia de audiência e alcance sob as demais redes de televisão no Brasil, por ser a líder do 4. poder vai tentar diminuir a importância do caso porque 2 atores da empresa estão envolvidos: não haverá muito destaque, nem reportagem investigativa porque o jornalismo deles defende os interesses da própria Globo.
Quem ainda se informa na Globo? Algumas pessoas, sobretudo da Geração X (nascidos entre 1960 e 1980) e da geração pós-guerra nascida entre 1945 e 1960 nas cidades e pelo que eu conheço, as pessoas do interior do Ceará também têm na rede da família Marinho sua principal fonte de informação, ou seja, não é vista mais por todo o Brasil, mas como ainda informa milhões de pessoas, a importância do caso diminui.
E a internet? Pesquise uma notícia importante do dia no Google brasileiro e algumas das principais fontes são G1, globoesporte.com (isso mesmo, o endereço do programa esportivo diário da Globo) e Gshow (entreterimento), todos estes são seções da globo.com, ou seja, a não ser que os desocupados do Twitter se revoltem com o caso, o trio do show business terá apenas um susto.
Posteriormente eu escreverei um artigo sobre a verdadeira posição política da Globo: a posição neoliberal que protege as grandes empresas.
Comments