Campeonato Palmeirense e Botafogo: a decepção do ano
- Luan César da Costa
- 30 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de dez. de 2023
QUARTA
Flamengo 3x0 Atlético Mineiro - Maracanã
Grande vitória do Atlético Mineiro apesar do Flamengo ser favorito - mas na verdade nem tanto - jogando em casa. Agora é vice.
Palmeiras 4x0 América Mineiro - Parque Antartica
O Palmeiras já é campeão, já pode fazer as faixas. Por coincidência 2023 é o aniversário de 10 e 20 anos dos rebaixamentos do alviderde para a Série B e no final eles ganharam o título, lembro até que eu fui para o jogo Ceará 1x1 Palmeiras em 31 de agosto de 2013 no estádio Castelão aqui em Fortaleza e o jogo do returno em comemoração ao acesso do Palmeiras quando o alvinegro lutava para o acesso à Série A foi uma goleada alviverde por 4x1 no estádio Morenão em Campo Grande no Mato Grosso do Sul.
Pois é, a realidade 10 e 20 anos depois está diferente: vai ser campeão não da Segundona, mas sim da 1. Divisão e o pior é que depois da volta à Série A em 2013 e ao estádio Palestra Itália em 2014 o jogo virou com as ingessões de dinheiro da Crefisa: ganha a maior parte dos Campeonatos Brasileiros, é o maior campeão nacional junto com a Copa do Brasil, é o maior campeão brasileiro, ganhou 2 Taças Libertadores, mas não ganhou o principal: o Mundial.
12 títulos:
Academia: Taça Brasil 1960 (a Academia goleou o Fortaleza por 8x2 na final), Taça Brasil 1967, Roberto Gomes Pedrosa 1967 e Roberto Gomes Pedrosa 1969
Nova Academia: Campeonato Nacional 1972 e Campeonato Nacional 1973
Parmalat: 1993, 1994
Crefisa: 2016, 2018, 2022 e 2023
A concentração de títulos está demais e eu achava que o Botafogo era a esperança para a volta da competitividade, mas até na era das SAF o time da banqueira que administra uma faculdade particular fajuta chamada Faculdade das Américas (a FAM que aparece nas mangas da camisa verde) e um banco que empresta dinheiro à juros para aposentados endividados.
Coritiba 1x1 Botafogo - Couto Pereira
Mesmo o Botafogo vindo duma série de derrotas, a perspectiva era a mais propícia para o alvinegro: contra um time já rebaixado, vice-lanterna e jogando com a casa do adversário em portões fechados, mas o alviverde foi até melhor apesar de não disputar mais nada. O jogo foi tão horrível que até me deu momentos de sonolência e de repente nos acréscimos... PÊNALTI para o Botafogo! Tiquinho Soares bateu e foi gol, era para o jogo ter acabado logo depois do chute depois do gol, mas também de repente... GOL do Coritiba! E deu um chororô vergonhoso nos jogadores tendo como destaque o choro do lateral cabelo de vassoura chamado Adrielson.
QUINTA
Grêmio x Goiás - Olímpico Monumental
Nenhuma novidade para quem acompanha o campeonato: Goiás rebaixado, mas pelo menos vai ser substituído pelo Atlético Goianiense no ano que vem, não havendo uma ausência de goianos na Série A. Agora parece que o Bahia será rebaixado, o que eu torço para acontecer para trocar de lugar com o Vitória e não haver um clássico Ba-Vi na próxima Série A.
Cruzeiro 2x1 Atlético Paranaense - Mineirão
Vitor Roque - atacante do Cruzeiro na Série B - atrapalhou seu ex-time e o azul deu a virada.
Bragantino 1x2 Fortaleza - Nabi Abi Chedid
Pois é, o Fortaleza vai para a Sul-Americana e afastou suas chances de rebaixamento: nenhuma novidade e o Bragantino irá pelo menos para a Pré-Libertadores. 2 más notícias para mim, com relação ao tricolor era esperado que ele se classificasse e o potencial para um time de Fortaleza e de outras cidades como Recife, Salvador ou Porto Alegre é ter um time dessas cidades nessa competição, mas como os times cearenses muitas vezes no passado foram abaixo do potencial, é uma boa classificação para o futebol local e é uma vergonha um time duma cidade qualquer com 180 mil habitantes do interior não ser varrido pelos outros times até a Série D.
Comments